AUTOMAÇÃO COMERCIAL

Automação Comercial

Automação comercial é o nome dado ao processo de se converter atividades e procedimentos comerciais antes manuais em automatizados. Através da utilização de diversos equipamentos e ferramentas, o principal objetivo da automação comercial é proporcionar maior agilidade, confiabilidade, menores custos e principalmente maior eficiência ao setor no qual ela for empregada. Conheça abaixo os produtos da Control iD:

Alguns exemplos do emprego desta metodologia podem ser encontrados em: utilização de sistema de venda automatizado (máquinas, sites, aplicativos) para substituir vendedores, emprego de atendimento informatizado ao invés de presencial, automação de controle de estoque, geração de cupom fiscal eletrônico (CF-e-SAT), etc.

Um sistema de automação comercial pode ser voltado tanto para controle de operações de venda como para controle de operações de estoque, bem como para auditoria de procedimentos e geração automática de comprovantes. Esse processo de automatização está crescendo cada vez mais no ambiente coorporativo e progressivamente está se tornando mandatório para qualquer estabelecimento que deseje ter um bom funcionamento e sucesso comercial. A nova linha de automação comercial da Control iD realiza autenticação e transmissão de Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e) para a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) com certificado digital. Com a nova impressora térmica Print iD, a emissão de cupom fiscal será sempre em alta velocidade e com grande confiabilidade.

Perguntas Frequentes


Por que utilizar automação comercial?

Automação comercial tem como objetivo substituir processos manuais de forma a otimizar a operação comercial como um todo. Assim, suas vantagens são inúmeras, mas dentre delas podemos destacar alguns pontos principais nos quais essa metodologia têm muita influência:

Organização e Logística: Um sistema de automação comercial tende a melhorar muito a logística e organização empresarial. Padronizando operações, fica mais fácil de realizar procedimentos chave como controle de estoque, monitoramento de gastos, monitoramento de vendas, ter maior noção de que vendedor está com uma melhor performance e quem está pior, etc. Isso por consequência também permite melhor analisar a reação dos clientes em relação a determinadas medidas da empresa, bem como permite se replanejar público-alvo ou campanhas de propaganda.

Além do mais, sistemas de automação geram relatórios automaticamente, cortando a necessidade de ter que se deslocar um trabalhador para tal tarefa. Todos esses benefícios aumentam a quantidade de informações disponíveis a respeito do desempenho comercial de uma organização, torna tais informações mais bem organizadas e permite uma melhor visão dos gestores sobre a situação e que medidas tomar.

Agilidade: Um dos maiores benefícios do sistema de automação comercial é aumentar a velocidade do andamento dos procedimentos em uma empresa. Com automatização, operações não só são realizadas com velocidade de máquina como também muitas vezes são feitas sem necessidade do auxílio humano.

Melhoria de atendimento: Automação comercial pode atingir todas as áreas de uma companhia e o atendimento não é diferente. Além de possibilitar opções de atendimento automatizadas, um sistema de automação comercial também pode aprimorar consideravelmente o atendimento a um cliente pela melhoria de demais processos. É quase inimaginavel nos dias atuais se ir ao mercado, realizar uma compra e esperar o caixa preencher a nota fiscal. A impressora térmica gera a nota quase que instantaneamente após os valores da compra serem colocados, isso torna muito mais cômodo ao cliente fazer uma compra e elimina procedimentos longos e desnecessários que muitas vezes o afastam.

Redução de custos: Como citado anteriormente, o sistema de automação comercial é capaz de remover procedimentos manuais e assim também retirar a necessidade de se deslocar um funcionário para tal tarefa. Preenchimentos manuais de nota, assinatura, geração de cupom fiscal, todos esses processos ficam muito mais rápidos e não mais requerem uma pessoa deslocando boa parte do seu tempo para tal. Muitas vezes eliminando profissões até, a automação comercial permite que os trabalhadores melhor dediquem seu tempo a outras tarefas. Como tempo é dinheiro, temos uma economia grande de custos mesmo com os investimentos em tecnlogia.

Onde um sistema de automação comercial pode ser usado?

Automação comercial pode ser usado em lojas de roupa, de informática, em supermercados, escritórios, empresas de varejo, de produção industrial, etc. Essencialmente, pode e deve ser utilizada em qualquer tipo de companhia, seja ela pequena ou grande. De fato, é até recomendado adotar soluções de automação comercial em organizações de pequeno porte para acelerar seu crescimento.


Leia mais sobre automação comercial em nossos artigos.

Ultimos artigos sobre Automação Comercial

Conheça a tecnologia da impressora térmica

Impressora Térmica PrintiD
03/08/2018

Substituta da ruidosa impressão matricial, onde agulhas desenham os caracteres, batendo em uma fita entintada, a impressora térmica é hoje o equipamento com a tecnologia mais amplamente utilizada para a geração de cupons (razão pela qual ela também é muito conhecida pelo nome de impressora de cupons), podendo ser encontrada nas mais diversas aplicações: das chamadas “maquininhas de cartão de crédito” aos ATMs bancários, passando pelos cupons de supermercados, tickets de estacion ... [Leia mais]



Quantos Dispositivos SAT Fiscal são Precisos em uma Loja?


25/07/2018

O sistema autenticador de cupons fiscais eletrônicos (SAT ou ainda SAT fiscal) é um equipamento de automação comercial utilizado para automatizar o processo de geração e autenticação de cupons fiscais. Com ele as transações comerciais de uma empresa passam a poder ser documentadas eletronicamente. Essencialmente, o cupom fiscal eletrônico (CF-e-SAT) é gerado e autenticado pelo SAT e enviado para ser armazenado no banco de dados da Secretaria da Fazenda, tendo plena validade jurídica ... [Leia mais]



Como Aplicar uma Solução com Leitor Biométrico em sua Loja

Leitor Biométrico Control iD
25/07/2018

O leitor biométrico essencialmente é um equipamento que usa a tecnologia da biometria para fazer a identificação correta de uma pessoa. Mais comumente os leitores biométricos utilizam o reconhecimento de impressão digital para esse propósito (por ser uma alternativa mais simples e rápida, bem como segura). Com o lançamento da linha de leitores biométricos iDBio da Control iD para Automação Comercial, abrem-se algumas oportunidades para a introdução de novas formas de operação no ... [Leia mais]