AUTOMAÇÃO COMERCIAL

Automação Comercial

Conheça abaixo os produtos de automação comercial da Control iD:

A automação comercial refere-se ao uso de máquinas e equipamentos com o intuito de mecanizar determinadas atividades comerciais em uma empresa, antes realizadas manualmente. Assim, tem como principal objetivo proporcionar maior agilidade, confiabilidade e diminuição de custos, aumentando a eficiência dos processos e a produtividade da organização como um todo.

Alguns exemplos do emprego dessas tecnologias que merecem ser citados são:

  • sistema automatizado de venda (máquinas, sites, aplicativos);
  • atendimento eletrônico informatizado;
  • automação de controle de estoque;
  • geração de cupom fiscal eletrônico (CF-e-SAT).

Sistemas de automação comercial são versáteis e adaptam-se muito bem às diferentes necessidades de uma empresa, podendo ser empregados tanto para agilizar as operações de venda como para realizar um controle de estoque mais eficaz. Também permitem auditar procedimentos e gerar comprovantes e documentos fiscais automaticamente. Todas essas atividades, apesar de parecerem simples, demandam tempo e recursos, que são economizados ao serem automatizadas.

Por dar maior agilidade e confiabilidade aos processos comerciais, reduzindo a incidência de erros, a automação vem ganhando espaço no mercado rapidamente. Em pouco tempo, se tornará uma exigência para qualquer organização que almeje o sucesso.

Pensando nisso, os produtos de automação comercial da Control iD foram desenvolvidos com as tecnologias mais avançadas, tendo como foco ajudar empresas de todos os tamanhos a tornarem-se mais competitivas.

Como exemplo, o SAT iD realiza autenticação e transmissão de Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e) para a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) por meio de certificado digital. Já a nova impressora térmica Print iD, a emite cupons fiscais em alta velocidade e sem erros. Trabalhando em conjunto, realizam faturamentos com uma maior agilidade e o mínimo de falhas, aumentando a satisfação dos clientes e evitando problemas com a fiscalização.

Perguntas Frequentes


  • Por que utilizar automação comercial?

    Automação comercial tem como objetivo substituir processos manuais de forma a otimizar a operação comercial de uma empresa. Isso traz diversas vantagens, dentre as quais podemos destacar:

    Organização e Logística: Um sistema de automação comercial tende a melhorar muito a logística e organização empresarial. Padronizando e mecanizando operações, procedimentos-chave como controle de estoque, geração de relatórios, monitoramento de gastos, gerenciamento de vendas e avaliação de desempenho de funcionários e equipes, por exemplo, são realizados com maior agilidade e correção.

    Assim, com uma metodologia padronizada e objetiva para executar seus processos, a automação permite, também, melhor analisar a reação de clientes às mudanças implantadas pela empresa. Da mesma forma, auxilia na reformulação do planejamento estratégico corporativo, fornecendo dados para escolhas mais precisas de público-alvo e de campanhas de marketing e publicidade.

    Todos esses benefícios aumentam a quantidade de informações disponíveis a respeito do desempenho comercial de uma organização, torna tais informações mais bem organizadas e permite uma melhor visão dos gestores sobre a situação e que medidas tomar.

    Agilidade: Um dos maiores benefícios do sistema de automação comercial é aumentar a agilidade dos processos de uma empresa. Com a mecanização, as operações não só são realizadas com a rapidez e a precisão de um computador como dispensam, em muitos casos, a participação de um funcionário.

    Melhoria de atendimento: Além de possibilitar a implantação de sistemas de autoatendimento, a automação comercial também pode aprimorar a experiência de um cliente por meio da melhoria dos processos de vendas e de suporte. Um bom exemplo disso ocorre cotidianamente, nos supermercados.

    Nenhum cliente espera deparar-se, ao chegar no caixa, com um funcionário calculando os preços dos itens um a um para, então, preencher a nota fiscal manualmente. A automatização desse procedimento já está consolidada no mercado e o estabelecimento que não utiliza essa tecnologia é considerado ultrapassado, perdendo a preferência dos consumidores.

    Mas gerar cupons fiscais logo após a finalização das compras ou produzir tíquetes, fichas e senhas para organizar os processos internos da empresa, são apenas alguns dos exemplos de aplicações das impressoras térmicas. Assim, seu uso tende a ser disseminado, também, por outros ramos de atividade, bem como, o de outras soluções em automação comercial.

    Redução de custos: Como vimos acima, a utilização de sistemas de automação comercial possibilita mecanizar tarefas mais simples, mas necessárias, que tomam tempo e exigem mão de obra. Dessa forma, atividades como geração de notas e cupons fiscais, assinaturas e distribuição de senhas ficam mais eficientes, reduzindo a probabilidade de falhas e dispensando a necessidade de funcionários especializados.

  • Onde um sistema de automação comercial pode ser usado?

    A automação comercial é interessante tanto para varejistas como para atacadistas. Além disso, prestadores de serviços e indústrias também podem se beneficiar dela, assim como, organizações sem fins lucrativos ou governamentais.

    Por ser um investimento versátil e de retorno certo, pode ser usada em pequenas, médias ou grandes companhias. É, inclusive, uma boa forma tornar pequenas e microempresas mais eficientes, acelerando seu crescimento.


    Leia mais sobre automação comercial em nossos artigos.

Ultimos artigos sobre Automação Comercial

Conheça a tecnologia da impressora térmica

Impressora Térmica PrintiD
03/08/2018

Substituta da ruidosa impressão matricial, onde agulhas desenham os caracteres, batendo em uma fita entintada, a impressora térmica é hoje o equipamento com a tecnologia mais amplamente utilizada para a geração de cupons (razão pela qual ela também é muito conhecida pelo nome de impressora de cupons), podendo ser encontrada nas mais diversas aplicações: das chamadas “maquininhas de cartão de crédito” aos ATMs bancários, passando pelos cupons de supermercados, tickets de estacion ... [Leia mais]



Quantos Dispositivos SAT Fiscal são Precisos em uma Loja?


25/07/2018

O sistema autenticador de cupons fiscais eletrônicos (SAT ou ainda SAT fiscal) é um equipamento de automação comercial utilizado para automatizar o processo de geração e autenticação de cupons fiscais. Com ele as transações comerciais de uma empresa passam a poder ser documentadas eletronicamente. Essencialmente, o cupom fiscal eletrônico (CF-e-SAT) é gerado e autenticado pelo SAT e enviado para ser armazenado no banco de dados da Secretaria da Fazenda, tendo plena validade jurídica ... [Leia mais]



Como Aplicar uma Solução com Leitor Biométrico em sua Loja

Leitor Biométrico Control iD
25/07/2018

O leitor biométrico essencialmente é um equipamento que usa a tecnologia da biometria para fazer a identificação correta de uma pessoa. Mais comumente os leitores biométricos utilizam o reconhecimento de impressão digital para esse propósito (por ser uma alternativa mais simples e rápida, bem como segura). Com o lançamento da linha de leitores biométricos iDBio da Control iD para Automação Comercial, abrem-se algumas oportunidades para a introdução de novas formas de operação no ... [Leia mais]