RELÓGIO DE PONTO

Relógio de Ponto

O relogio de ponto digital, ou registrador eletrônico de ponto (REP), é um equipamento utilizado para guardar o número de horas trabalhadas por um funcionário em um dia. Esse processo de guardar um ponto é conhecido como controle de ponto ou controle de jornada de trabalho.


Atualmente, a legislação brasileira do trabalho exige relogio de ponto digital homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e certificado pelo Inmetro. A Control iD fornece um registrador eletrônico de ponto (REP) com identificação biométrica, identificação por RFID, cartão de ponto de barras e senha, e que atendem a todos estes requisitos. Conheça a seguir nossas soluções de relogio de ponto digital com as mais modernas tecnologias de identificação.

Perguntas Frequentes


  • Como funciona um relógio de ponto digital?

    No início e término de seu turno, bem como nas pausas para almoço e afins, o funcionário marca ponto no registrador eletrônico de ponto.

    Mas como esse ponto é marcado?

    O relogio de ponto digital utiliza uma tecnologia de identificação para autenticar quem é o funcionário marcando o ponto. Uma vez ocorrida essa identificação, o dispositivo adiciona o horário desse ponto a lista completa de marcações feitas por aquele funcionário.

    Através disso o sistema de controle de ponto é capaz de informar em dada data quando o funcionário entrou, quando fez pausas, quando saiu e qual foi o total trabalhado no dia. Com todas as marcações de cada dia o sistema computa os totais mensais e anuais através da geração de relatórios, tudo de forma digital.

    E quais são essas tecnologias de identificação?

    As tecnologias e métodos variam de equipamento para equipamento, mas o princípio é utilizar algum artifício tecnológico para autenticar o funcionário antes de marcar seu ponto.

    O relógio de ponto biométrico, por exemplo, pede a impressão digital do usuário, enquanto o relógio de ponto com cartão de ponto eletrônico pede o cartão de código de barras ou magnético do funcionário antes de fazer a marcação. Existe também a alternativa de controlador de ponto com senha e assim por diante.

    Todas essas tecnologias de identificação se encontram presentes nos produtos da Control iD.

    E como o funcionário sabe que o processo deu certo?

    O relogio de ponto com impressora, como o iD Class da Control iD, imprime um comprovante para o funcionário após cada marcação de ponto.

    Mas como vejo todas essas informações?

    Cada marcação é registrada no software de relogio de ponto e computada instantaneamente no sistema do equipamento. Assim, as informações podem ser acessadas de qualquer dispositivo conectado a esse sistema, a qualquer hora e em qualquer lugar.

    Ou seja, você obtêm maior comodidade para monitorar seus funcionários de acordo com suas necessidades e não precisa se preocupar em gerar relatórios ou calcular o total de horas, pois tudo é feito automaticamente para você.

  • Porque usar um relógio de ponto digital?

    Uma boa gestão de pessoas é sempre um ponto crítico para empresas e corporações. Informações erroneas ou imprecisas podem resultar em grandes prejuízos e não somente financeiros.

    Mas que tipos de prejuízos são esses?

    Hoje, cerca de aproximadamente um quarto dos processos trabalhistas no Brasil são por questões de controle de ponto ou problemas com um controlador de ponto. Portanto, adotar a melhor solução de controle de jornada é um ponto essencial para uma empresa de qualquer porte evitar processos e melhor administrar sua equipe.

    E quais são as vantagens do relógio de ponto digital?

    O controlador de ponto digital automatiza o processo de monitoramento e gestão de funcionários, bem como torna o processo mais seguro. Através do uso de uma máquina de ponto digital você diminui a possibilidade de fraudes, reduz a ocorrência de erros humanos na hora de compilar as informações e fazer calculos e remove a necessidade de se deslocar muito tempo e recursos para fazer controle de ponto.

    Em suma, você reduz a possibilidade de problemas legais e ainda por cima garante ao seu setor de Recursos Humanos maior facilidade, eficiência e simplicidade na gestão de seus colaboradores.

  • Quais são os tipos de relógio de ponto digital existentes?

    Quando se fala de ponto digital ou ponto eletrônico o que principalmente define um registrador eletrônico de ponto é a forma como ele identifica uma pessoa. Afinal, para registrar a presença de um funcionário é necessário confirmar sua presença. E, para evitar fraudes, é de responsabilidade do controlador de ponto eletrônico garantir que o indivíduo marcando o ponto é de fato funcionário em questão.

    Originalmente a máquina de ponto padrão funcionava com base em cartões perfuráveis, cada funcionário tendo o seu. As informações ficavam registradas apenas nesses cartões e os cálculos eram feitos manualmente. Cada gestor reunia os cartões, extraia os pontos de cada funcionário e calculava as horas na mão. Entretanto, com os adventos da tecnologia moderna, novas alternativas de controle de ponto se encontram disponíveis. Por exemplo temos:

    • Relogio de ponto biométrico: a máquina de ponto biométrica usa a tecnologia biométrica de análise de impressão digital. O funcionario coloca o polegar no equipamento e é validado

    • Relogio de ponto com cartão de ponto eletrônico: cada funcionário recebe um cartão de ponto único. Esse cartão pode ser magnético ou com código de barras. Sempre que o cartão for passado no equipamento, a máquina de ponto digital marca o ponto de seu respectivo dono.

    • Relogio de ponto com senha: Cada funcionário cadastra uma senha na máquina de ponto digital e a digita sempre que for marcar seu ponto.

    É importante destacar que o controlador de ponto digital não precisa ser de apenas um único tipo. Os produtos da Control iD fornecem soluções que utilizam todas as tecnologias de identificação citadas anteriormente, tudo para entregar um produto multifuncional que melhor adapte ás necessidades de controle de ponto de cada cliente.

  • O que têm de tão especial em um relógio de ponto biométrico?

    Segurança!

    O relogio de ponto biométrico valida o funcionário através de um leitor biométrico de impressão digital. Não existêm duas pessoas no mundo com a mesma impressão digital, portanto através do uso do relógio de ponto biométrico você garante uma maior integridade no processo de controle de ponto com muito mais confiança. Fraudes e problemas de segurança se tornam quase inexistentes!

    Praticidade!

    Com um relogio de ponto biométrico o funcionário não precisa carregar um cartão de ponto ou se lembrar de uma senha. Ele apenas coloca seu dedo no leitor e pronto! Ponto marcado. Rápido, prático e seguro.

    Quer saber mais sobre o porque a máquina de ponto biométrica é tão eficiente para fazer controle de ponto? Temos um artigo que lista as principais razões para usar um relógio de ponto biométrico bem aqui: Porque usar Relógio de Ponto Biométrico. Confira e se informe!

  • Quais são as leis para o relógio de ponto digital?

    A Portaria 1510 de 2019, também conhecida como Lei do Ponto Eletrônico, consiste na legislação instituída pelo Ministério do Trabalho para regularizar o processo de controle de ponto no Brasil. Essa legislação dita os principais requisitos para todo registrador eletrônico de ponto operando em território nacional. Veja a legislação completa em Portaria 1510/2009 ou leia um de nossos artigos que resume os principais pontos do assunto: Resumo da Portaria 1510 e Relogio de Ponto Digital.

    O que é e por que precioso que meu registrador eletrônico de ponto seja homologado?

    O relogio de ponto homologado é um dispositivo autenticado pelo ministério do trabalho, de forma que este confirma que o equipamento atende aos requisitos determinados por lei pela portaria 1510/09. Para evitar problemas legais e funcionais, é de vital importância que uma empresa adquira um relogio de ponto digital que seja homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e que também tenha certificação do INMETRO.

    Para que tipo de empresa é o relógio de ponto digital?

    Para empresas de grande, médio e pequeno porte. O controlador de ponto eletrônico benefícia empresas de quaisquer tamanhos e ramos. Mas é importante lembrar que, como define a legislação brasileira, toda companhia com mais de 10 funcionários precisa fazer controle de ponto. Então que forma melhor de atender a essa obrigação do que com tecnologia e segurança através de um relogio de ponto digital?

  • Qual a diferença do relógio de ponto digital para o cartográfico?

    A diferença entre o ponto digital e o ponto cartográfico está no modo de operação:

    Como assim?

    O ponto cartográfico necessita que cada funcionário carregue um cartão de ponto cartográfico e é nesse cartão que fica graficamente registrado o ponto. A cada marcação o funcionário insere o cartão e nele fica impresso o horário do ponto. Enquanto isso o ponto eletrônico utiliza um sistema digital para armazenar e realizar a gestão dos pontos marcados.

    Então em que essa diferença afeta principalmente?

    1- Em praticidade e eficiência

    O ponto cartográfico precisa que os dados e cálculos de horário sejam feitos de forma manual através da análise de cada cartão de ponto cartográfico individualmente. Enquanto isso o ponto eletrônico gera todos os cálculos e relatórios instantâneamente e de forma automática, além de permitir que tais sejam acessados de qualquer dispositivo conectado ao sistema de ponto digital.

    2- Em segurança

    Ao contrário do ponto digital o ponto cartográfico não emprega sistemas de identificação além da inserção do ponto, podendo ser facilmente burlado pela troca do cartão de ponto entre funcionários. Além disso erros na marcação de ponto cartográfico não podem ser corrigidos por ajustes no sistema como no ponto eletrônico.

  • Qual a diferença entre um controlador de ponto digital e um relógio de ponto digital?

    Nenhuma! Ambas as palavras se referem ao mesmo produto.

    O relogio de ponto digital é um equipamento que realiza o controle de ponto. Por tal razão ele também é chamado de controlador de ponto digital, além de ser oficialmente conhecido como registrador eletrônico de ponto (REP), relogio de ponto eletrônico ou simplesmente ponto eletrônico ou ponto digital.

    Não se engane com toda essa gama de termos, todos eles estão falando da mesma coisa.


Leia mais sobre as ultimas novidades e notícias de relogio de ponto em nossos artigos: Relogio de Ponto!

Ultimos artigos sobre relogio de ponto digital

Control iD e seu relogio de ponto indicados ao top of MIND de RH 2018!

Control iD e seu relogio de ponto indicados ao top of MIND de RH 2018!
13 Aug 2018

Pelo seu incessante trabalho em contruir e aperfeiçoar as diversas técnologias de relógio de ponto digital e relógio de ponto biométrico, a Control iD foi indicada pelo terceiro ano consecutivo como destaque na categoria "Controle de frequência" pelos profissionais da área de Recursos Humanos das principais empresas brasileiras. O Top of MIND de RH, que está em sua 21a. edição, é uma premiação da área de Recursos Humanos, a mais importante neste segmento na America Latina. Rea ... [Leia mais]



Relógio de Ponto Biométrico, por que usar em sua empresa?

Relógio de Ponto Biométrico, por que usar em sua empresa?
20 Jul 2018

O relógio de ponto biométrico é um equipamento que realiza a validação de identidade através do uso de tecnologia biométrica. A biometria consiste em se utilizar tecnologia para se realizar o reconhecimento de um indivíduo específico através de seus atríbutos físicos. Existêm múltiplos tipos de relógio de ponto biométrico, desde equipamentos que fazem reconhecimento de retina até reconhecimento facial, mas o mais utilizado deles é o de autenticação de impressão digital. Um d ... [Leia mais]



Relógio de Ponto e Portaria 1510/2009 - Legislação

Relógio de Ponto e Portaria 1510/2009 - Legislação
17 Jul 2018

A Portaria 1510/2009, também conhecida como Lei do Ponto Eletrônico do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), é um ato jurídico do poder executivo brasileiro que regula o funcionamento dos dispositivos de relógio de ponto e institui regras para as realização de jornadas de trabalho em território nacional. Sua principal finalidade é a preservação dos direitos dos trabalhadores no que se refere à remuneração das horas trabalhadas. Seus itens são tidos como referências legislativa ... [Leia mais]