Catraca de Acesso

Catraca de Acesso

Quero uma cotação

A Control iD desenvolveu uma linha de catracas e torniquetes com design diferenciado, mecanismos robustos e materiais resistentes. São diversos modelos para cada tipo de necessidade. Utilizando-se das mais modernas tecnologias de identificação, as catracas e torniquetes da Control iD garantem controle e segurança nos diferentes ambientes de instalação.

Torniquete

Quero uma cotação

Tire suas dúvidas sobre as catracas de controle de acesso

O uso de catracas como dispositivos de controle de acesso é amplamente difundido em serviços públicos e privados, sobretudo entre aqueles que contam com ampla circulação de pessoas.

Relativamente antiga, a tecnologia é uma das primeiras a ser inseridas no transporte público e em edifícios corporativos e repartições que contam com algum tipo de triagem prévia antes da autorização da entrada.

O equipamento experimentou várias evoluções com o tempo e hoje é disponibilizado com funções e dispositivos de identificação mais modernos e seguros.

Entre os diferenciais está a possibilidade de controlar entradas e saídas e, simultaneamente, criar uma barreira física entre pessoal autorizado e não autorizado.

O equipamento também pode ser instalado fora da área de atendimento ao público, bastando ao interessado portar um cartão ou outro documento franqueando seu acesso (um tíquete, por exemplo).


Como funciona a catraca de acesso?

Os equipamentos mais modernos possuem duas formas de funcionamento. Em uma delas, off-line, a catraca libera uma quantidade X de cadastros feitos previamente. Em outra, on-line, o dispositivo tem condições de armazenar bem mais dados e franquear entradas e saídas de maneira praticamente ilimitada.

A pessoa interessada é identificada por diversas formas (biometria, cartão de proximidade, tíquete, senhas, QR code, por exemplo) e a catraca “gira” no sentido do acesso, barrando em seguida a entrada do próximo interessado.

Equipamentos com displays têm condições de sinalizar com cores (verde e vermelho) a liberação ou não do cidadão, sia informações de cadastro (nome e foto), assim como informar com setas o sentido a ser empreendido para entrada na repartição.


Como instalar a catraca de acesso?

A catraca requer uma fonte de alimentação, em geral de 12V/1A. Recomenda-se que seja instalada em uma área livre de exposição solar direta, chuva e outros fenômenos climáticos.

A instalação possui ainda série de diretrizes quanto à distância entre outras catracas e equipamentos, assim como a forma com que é fixada no chão. As regras variam conforme modelos e marcas, e podem ser consultadas no manual do fabricante.

Caso seja necessária conexão com a internet (Wi-Fi), é indicada a colocação de um adaptador externo.

Apesar de sugerir uma instalação mais complexa, os equipamentos mais modernos são leves (menos de 30 quilos) e requerem pouca manutenção.


Por que utilizar?

O uso de catracas como dispositivos de controle de acesso é amplamente difundido em serviços públicos e privados, sobretudo entre aqueles que contam com ampla circulação de pessoas.

As catracas de acesso são altamente funcionais e resolutivas, e ainda se impõem enquanto um mecanismo eficiente de segurança e controle de entradas e saídas. Espaços que dispõem destes dispositivos se mostram mais assertivos quanto à segurança de funcionários, frequentadores e prestadores de serviço, sobretudo quando integrados a outros métodos de controle.

Em locais com muita rotatividade de pessoas, a catraca é indicada por permitir a coleta de dados do interessado e barrar o seu acesso durante o procedimento, de maneira simultânea.


Onde utilizar a catraca de controle de acesso?

A catraca é altamente recomendável em ambientes em que é necessário o cadastro prévio de dados, mas também naqueles em que a entrada e a saída é feita sem a necessidade de intermediação humana - bastando que o interessado tenha uma autorização prévia e permanente.

São os casos de clubes de serviço, academias de ginástica, boates, escolas e universidades, prédio comerciais, entre outros espaços.

Em estações ferroviárias, metroviárias e rodoviárias, a catraca é praticamente uma premissa para acesso ao transporte coletivo e a outros ambientes, como banheiros e setores administrativos.


Qual a melhor catraca do mercado?

As catracas da Control iD apresentam todas as funcionalidades mais modernas disponíveis no mercado nacional. Primeiro, porque dispõem de múltiplas formas de identificação: biometria, cartão de proximidade, QR code e senhas. Depois, porque asseguram o cadastro de até 100 mil digitais na versão on-line - ou seja, um vasto acervo de identificação.
Ainda, porque possuem a função standalone, por meio da qual assegura autonomia para gerenciamento de dados sem conexão com a internet ou com softwares específicos.

O design arrojado e moderno garante segurança, privacidade e rapidez. A versão para pessoas com necessidades especiais atende à inclusão requerida por muitos serviços públicos e privados. Tudo isso de maneira ágil e silenciosa, com o melhor custo-benefício entre as concorrentes.

Agora que você já tirou suas dúvidas sobre as catracas de controle de acesso, conheça toda a linha e faça uma cotação.