A revolução do RH Digital
A transformação digital está revolucionando o mundo dos negócios. Tecnologias de automação e plataformas virtuais já substituem documentos físicos e ações humanas nos processos corporativos. Assim, se a sua empresa ainda não percebeu a importância de um RH digital nesse cenário, está perdendo uma grande vantagem competitiva no mercado.
Apesar de o setor de Recursos Humanos (RH) ser visto, muitas vezes, como pouco lucrativo, é de extrema importância na produtividade das equipes e na racionalização dos bens materiais e imateriais da empresa. Além disso, é essencial para a integração dos colaboradores e sua adaptação às novas realidades no ambiente de trabalho.
Portanto, não incluir o RH no processo de digitalização da empresa é perder dinheiro e competitividade. Para ajudar você a entender melhor como as tecnologias estão mudando o setor e iniciar as mudanças necessárias, elaboramos este post sobre o assunto. Não deixe de ler!
A transformação digital é um conceito de otimização de recursos por meio do uso da tecnologia, aumentando a eficiência nas rotinas da empresa e reduzindo as margens de erros e falhas humanas. Tem sido considerada, por muitos especialistas, como uma das tendências revolucionárias no mundo corporativo, pois modifica tanto relações de trabalho como parâmetros de produtividade.
Afinal, a digitalização dos processos permite uma maior integração entre os diferentes setores da companhia e torna a gestão mais inteligente. Dessa forma, a transformação digital e, consequentemente, o grau de adaptação da empresa a essa nova realidade se tornaram, nos últimos anos, no principal diferencial competitivo no mercado.
Portanto, enganam-se os gestores que veem o setor de RH como coadjuvante para a competitividade da empresa. Se antes essa asserção era equivocada, agora, com maiores integração e interdependência entre os departamentos, além de um mercado cada vez mais exigente, é uma crença que pode ser fatal para uma organização.
A tecnologia é o principal meio de contato entre funcionários e empregador, em rotinas como admissões, afastamentos, gerenciamento do ambiente e demissões.
Além disso, nessa nova realidade, o departamento de RH precisa estar pronto para lidar com jornadas flexíveis, contratos de trabalho específicos e funcionários prestando serviços remotamente.
Portanto, o setor não pode ser preterido na digitalização da empresa. Abaixo, estão apenas algumas das vantagens que um RH digital é capaz de proporcionar:
Erros dos responsáveis pelos cálculos e lançamentos de horários de entradas e saídas dos funcionários, faltas e horas extras, por exemplo, fazem com que haja perdas financeiras no fechamento da folha todos os meses. E não adianta culpar os empregados, pois falhas são normais e devem ser previstas e prevenidas.
O uso de ferramentas digitais traz uma redução considerável nas responsabilidades de cada colaborador do RH, facilitando suas tarefas e diminuindo a probabilidade de erros. Além disso, a automatização dos processos minimiza a influência humana no fechamento da folha, tornando-a mais justa e reduzindo os pagamentos indevidos.
A digitalização também atua para um melhor controle de jornada de trabalho, minimizando perdas na produtividade relacionadas a atrasos e banco de horas incorreto. Reduz, ainda, o gasto com pagamentos de horas extras não cumpridas e com fraudes nas marcações de ponto.
Se por um lado um RH digital consegue cortar gastos indevidos, por outro, proporciona maior correção nos pagamentos e nas rotinas do setor, fazendo com que o risco de ações trabalhistas diminua. Além disso, a segurança dos dados e o acompanhamento eletrônico do cotidiano da equipe dá, à empresa, maior segurança para basear seus atos, como promoções e sanções.
A implantação do RH digital na empresa proporciona aumento na produtividade da equipe não só ao melhorar o índice de cumprimento dos horários pelos funcionários. Mas, também, dá mais segurança aos colaboradores ao tornar mais justas as compensações pelos serviços prestados.
Assim, os empregados sentem-se valorizados ao não terem descontos indevidos no holerite, ao serem pagos corretamente pelas horas extras e reconhecidos pela dedicação. Ainda, evita conflitos com o próprio setor de RH e possibilita o acompanhamento em tempo real de trabalhos remotos.
Ao digitalizar o RH, os dados sobre as avaliações dos funcionários, dos rendimentos individuais e em equipe, do cumprimento das jornadas de trabalho e de eventualidades como licenças, férias e afastamentos médicos, podem ser compilados e acessados a qualquer momento. Dessa forma, os gestores têm em mãos relatórios sempre atualizados para basearem suas decisões e planejamentos.
Mas quais são, então, as ferramentas indicadas para começar a inovação no departamento? No tópico seguinte falaremos sobre elas.
Para implantar o RH digital na sua empresa e começar a usufruir dos benefícios à produtividade e à redução de despesas, algumas ferramentas são essenciais, hoje em dia. Abaixo, separamos o que consideramos as tecnologias mais urgentes para iniciar o processo de inovação do setor na sua empresa. Confira!
A implantação de um relógio de ponto eletrônico é, talvez, o primeiro e mais importante passo para um RH digital. Afinal, o equipamento é fundamental para um controle de jornada preciso, com acompanhamento automatizado dos horários de entradas e saídas, horas extras, ausências e atrasos.
É, também, a maneira mais segura de gerenciar o cumprimento das jornadas de trabalho, evitando fraudes. Ao mesmo tempo, auxilia o departamento de Recursos Humanos a apurar a folha de pagamento, fornecendo dados confiáveis sobre a assiduidade de cada funcionário.
O software de tratamento de ponto é uma ferramenta que, junto ao relógio de ponto eletrônico, registra horários de marcações e eventos como férias e afastamentos, impedindo abusos dos funcionários em relação a suas jornadas. No entanto, investir em um bom programa requer aportes financeiros grandes em licenças e na compra e manutenção de uma infraestrutura de informática.
Por isso, para o RH digital, os computadores, bancos de dados e servidores físicos, que antes ficavam na sede da empresa, são substituídos pela tecnologia de armazenamento em nuvem. Assim, o software de tratamento de ponto em nuvem não precisa de instalação nem de grandes investimentos, além de se manter sempre atualizado na versão mais recente.
É cada vez maior a participação de colaboradores contratados como pessoas jurídicas e freelancers na cadeia produtiva da empresa. Por conta disso, o departamento de Recursos Humanos precisa de uma ferramenta que o auxilie a controlar jornadas a distância e coletar dados para o cálculo da folha de pagamento.
Os aplicativos de controle de ponto mobile suprem essa carência de um relógio de ponto, reduzindo as fraudes e deixando a marcação de horários mais precisa e automatizada. Para se informar mais sobre o tema, não deixe de ler este texto em nosso blog: “O que diz a Portaria 373 do MTE sobre o controle de ponto mobile?”.
O capital humano de uma empresa é um de seus principais ativos e influencia diretamente na sua competitividade. Assim, o RH digital faz uso da tecnologia para tornar a escolha dos colaboradores mais eficiente.
Uma ferramenta de recrutamento digital pode deixar o processo de seleção mais ágil ao utilizar questionários eletrônicos, videochamadas e envio de documentação pela internet. Bem como, torná-lo mais preciso ao incluir jogos e ao compilar e analisar uma variedade enorme de dados objetivos dos perfis dos candidatos.
Ficou claro que um RH digital será essencial para manter a competitividade da empresa no futuro próximo. Afinal, a transformação digital é uma revolução sem volta e quanto melhor a organização se adaptar a essa nova realidade, maior será seu diferencial frente à concorrência. Nesse cenário, o RH é fundamental para a integração das equipes e o melhor aproveitamento do capital humano.
Esse artigo foi útil para você? Quer mais dicas de como otimizar o trabalho no setor de Recursos Humanos? Então aproveite para conhecer essas 4 soluções para um RH mais eficiente!
Este post foi modificado em 15/09/2020
Com a consolidação do trabalho híbrido como modelo predominante em muitas empresas, surge um novo desafio para as áreas de…
Manter um sistema de controle de acesso eficiente vai muito além da instalação de equipamentos modernos ou do uso de…
Com o avanço do trabalho remoto, uma dúvida comum entre empresas e colaboradores é como deve ser feito o controle…
Comentários