RH digital: entenda por que é revolucionário e adote na sua empresa!

RH digital: entenda por que é revolucionário e adote na sua empresa!

A transformação digital está revolucionando o mundo dos negócios. Tecnologias de automação e plataformas virtuais já substituem documentos físicos e ações humanas nos processos corporativos. Assim, se a sua empresa ainda não percebeu a importância de um RH digital nesse cenário, está perdendo uma grande vantagem competitiva no mercado.

Apesar de o setor de Recursos Humanos (RH) ser visto, muitas vezes, como pouco lucrativo, é de extrema importância na produtividade das equipes e na racionalização dos bens materiais e imateriais da empresa. Além disso, é essencial para a integração dos colaboradores e sua adaptação às novas realidades no ambiente de trabalho.

Portanto, não incluir o RH no processo de digitalização da empresa é perder dinheiro e competitividade. Para ajudar você a entender melhor como as tecnologias estão mudando o setor e iniciar as mudanças necessárias, elaboramos este post sobre o assunto. Não deixe de ler!

O que é o RH digital e qual sua importância?

A transformação digital é um conceito de otimização de recursos por meio do uso da tecnologia, aumentando a eficiência nas rotinas da empresa e reduzindo as margens de erros e falhas humanas. Tem sido considerada, por muitos especialistas, como uma das tendências revolucionárias no mundo corporativo, pois modifica tanto relações de trabalho como parâmetros de produtividade.

Afinal, a digitalização dos processos permite uma maior integração entre os diferentes setores da companhia e torna a gestão mais inteligente. Dessa forma, a transformação digital e, consequentemente, o grau de adaptação da empresa a essa nova realidade se tornaram, nos últimos anos, no principal diferencial competitivo no mercado. 

Portanto, enganam-se os gestores que veem o setor de RH como coadjuvante para a competitividade da empresa. Se antes essa asserção era equivocada, agora, com maiores integração e interdependência entre os departamentos, além de um mercado cada vez mais exigente, é uma crença que pode ser fatal para uma organização.

A tecnologia é o principal meio de contato entre funcionários e empregador, em rotinas como admissões, afastamentos, gerenciamento do ambiente e demissões.

Além disso, nessa nova realidade, o departamento de RH precisa estar pronto para lidar com jornadas flexíveis, contratos de trabalho específicos e funcionários prestando serviços remotamente.

Portanto, o setor não pode ser preterido na digitalização da empresa. Abaixo, estão apenas algumas das vantagens que um RH digital é capaz de proporcionar:

Redução de despesas na folha de pagamento

Erros dos responsáveis pelos cálculos e lançamentos de horários de entradas e saídas dos funcionários, faltas e horas extras, por exemplo, fazem com que haja perdas financeiras no fechamento da folha todos os meses. E não adianta culpar os empregados, pois falhas são normais e devem ser previstas e prevenidas.

O uso de ferramentas digitais traz uma redução considerável nas responsabilidades de cada colaborador do RH, facilitando suas tarefas e diminuindo a probabilidade de erros. Além disso, a automatização dos processos minimiza a influência humana no fechamento da folha, tornando-a mais justa e reduzindo os pagamentos indevidos.

Maior rigor no controle de jornadas

A digitalização também atua para um melhor controle de jornada de trabalho, minimizando perdas na produtividade relacionadas a atrasos e banco de horas incorreto. Reduz, ainda, o gasto com pagamentos de horas extras não cumpridas e com fraudes nas marcações de ponto.

Menor risco de passivos trabalhistas

Se por um lado um RH digital consegue cortar gastos indevidos, por outro, proporciona maior correção nos pagamentos e nas rotinas do setor, fazendo com que o risco de ações trabalhistas diminua. Além disso, a segurança dos dados e o acompanhamento eletrônico do cotidiano da equipe dá, à empresa, maior segurança para basear seus atos, como promoções e sanções.

Melhora da produtividade da equipe

A implantação do RH digital na empresa proporciona aumento na produtividade da equipe não só ao melhorar o índice de cumprimento dos horários pelos funcionários. Mas, também, dá mais segurança aos colaboradores ao tornar mais justas as compensações pelos serviços prestados.

Assim, os empregados sentem-se valorizados ao não terem descontos indevidos no holerite, ao serem pagos corretamente pelas horas extras e reconhecidos pela dedicação. Ainda, evita conflitos com o próprio setor de RH e possibilita o acompanhamento em tempo real de trabalhos remotos

Diminuição do tempo de decisão dos gestores

Ao digitalizar o RH, os dados sobre as avaliações dos funcionários, dos rendimentos individuais e em equipe, do cumprimento das jornadas de trabalho e de eventualidades como licenças, férias e afastamentos médicos, podem ser compilados e acessados a qualquer momento. Dessa forma, os gestores têm em mãos relatórios sempre atualizados para basearem suas decisões e planejamentos. 

Mas quais são, então, as ferramentas indicadas para começar a inovação no departamento? No tópico seguinte falaremos sobre elas.

Quais são as tecnologias mais urgentes para um RH digital?

Para implantar o RH digital na sua empresa e começar a usufruir dos benefícios à produtividade e à redução de despesas, algumas ferramentas são essenciais, hoje em dia. Abaixo, separamos o que consideramos as tecnologias mais urgentes para iniciar o processo de inovação do setor na sua empresa. Confira!

Relógio de ponto eletrônico

A implantação de um relógio de ponto eletrônico é, talvez, o primeiro e mais importante passo para um RH digital. Afinal, o equipamento é fundamental para um controle de jornada preciso, com acompanhamento automatizado dos horários de entradas e saídas, horas extras, ausências e atrasos.

É, também, a maneira mais segura de gerenciar o cumprimento das jornadas de trabalho, evitando fraudes. Ao mesmo tempo, auxilia o departamento de Recursos Humanos a apurar a folha de pagamento, fornecendo dados confiáveis sobre a assiduidade de cada funcionário.

Software de tratamento de ponto em nuvem

O software de tratamento de ponto é uma ferramenta que, junto ao relógio de ponto eletrônico, registra horários de marcações e eventos como férias e afastamentos, impedindo abusos dos funcionários em relação a suas jornadas. No entanto, investir em um bom programa requer aportes financeiros grandes em licenças e na compra e manutenção de uma infraestrutura de informática.

Por isso, para o RH digital, os computadores, bancos de dados e servidores físicos, que antes ficavam na sede da empresa, são substituídos pela tecnologia de armazenamento em nuvem. Assim, o software de tratamento de ponto em nuvem não precisa de instalação nem de grandes investimentos, além de se manter sempre atualizado na versão mais recente.

Controle de ponto mobile

É cada vez maior a participação de colaboradores contratados como pessoas jurídicas e freelancers na cadeia produtiva da empresa. Por conta disso, o departamento de Recursos Humanos precisa de uma ferramenta que o auxilie a controlar jornadas a distância e coletar dados para o cálculo da folha de pagamento.

Os aplicativos de controle de ponto mobile suprem essa carência de um relógio de ponto, reduzindo as fraudes e deixando a marcação de horários mais precisa e automatizada. Para se informar mais sobre o tema, não deixe de ler este texto em nosso blog: “O que diz a Portaria 373 do MTE sobre o controle de ponto mobile?”.

Ferramenta de recrutamento digital

O capital humano de uma empresa é um de seus principais ativos e influencia diretamente na sua competitividade. Assim, o RH digital faz uso da tecnologia para tornar a escolha dos colaboradores mais eficiente.

Uma ferramenta de recrutamento digital pode deixar o processo de seleção mais ágil ao utilizar questionários eletrônicos, videochamadas e envio de documentação pela internet. Bem como, torná-lo mais preciso ao incluir jogos e ao compilar e analisar uma variedade enorme de dados objetivos dos perfis dos candidatos. 

Ficou claro que um RH digital será essencial para manter a competitividade da empresa no futuro próximo. Afinal, a transformação digital é uma revolução sem volta e quanto melhor a organização se adaptar a essa nova realidade, maior será seu diferencial frente à concorrência. Nesse cenário, o RH é fundamental para a integração das equipes e o melhor aproveitamento do capital humano.

 

Esse artigo foi útil para você? Quer mais dicas de como otimizar o trabalho no setor de Recursos Humanos? Então aproveite para conhecer essas 4 soluções para um RH mais eficiente!

Banner Relógio de Ponto Control iD

    Comentários

    Cadastre-se e receba nossas novidades