Soluções de acesso são primordiais nas “residências inteligentes”

Soluções de acesso são primordiais nas “residências inteligentes”

Quando pensamos em residências inteligentes, logo imaginamos a integração entre os equipamentos eletroeletrônicos, os sistemas de iluminação, climatização e acústica e as redes de comunicação. Não podemos esquecer, contudo, que as soluções das residências inteligentes não se resumem à “porta para dentro”. Da “porta para fora”, também há diversos dispositivos de controle de acesso que “estartam” as demais funcionalidades.

Fechaduras e as residências inteligentes

As residencias inteligentes, antes de mais nada, precisam de uma revisão definitiva em suas fechaduras.

As chaves “convencionais” são pouco seguras e podem se perder. O tempo que o morador leva para encontrá-las na bolsa ou no bolso é o suficiente para ser surpreendido por uma ação criminosa. Pessoas mal intencionadas podem cloná-las e, a cada troca de inquilino, é necessário substituir as principais fechaduras.

As fechaduras digitais acabam com boa parte destes problemas – já falamos de suas vantagens aqui , mas sempre é bom lembrar as principais: acesso à residência via smartphones ou outro dispositivo móvel, cadastro inteligente e remoto de senhas, acionamento discreto de pânico, entre outras premissas.

Ao acessar sua casa por uma fechadura digital, todos os demais sistemas de comunicação da casa serão acionados, e uma simples programação pode acionar a climatização ou agilizar o resfriamento de algum produto na geladeira. 

As promessas da Internet das Coisas (IoT) tendem a ganhar corpo no Brasil, principalmente com a chegada da tecnologia 5G: a automação das residências é um de seus principais ativos.

Integração com as residências inteligentes

As fechaduras inteligentes podem ser combinadas com outros controladores de acesso em portas externas, como os portões que dão acesso à rua. Estes controladores podem ser dotados de identificação via biometria, senhas pessoais cadastradas a distância ou cartões de proximidade. 

O dono da casa pode habilitar prestadores de serviço a entrar na residência em dias e horários específicos. A responsável pela faxina pode ter autorização para entrar em todos os dias da semana, enquanto o profissional da jardinagem consegue entrar apenas no dia combinado, por exemplo. Fora desses horários, ninguém entra na casa, a não ser você e sua família.

O mesmo vale para convidados para uma festa ou um jantar. Você pode enviar junto ao convite um código de acesso que valerá apenas para aquela noite. Ao chegar na sua casa, a porta abre sem a necessidade tocar interfone.

As portas externas podem estar igualmente conectadas com dispositivos de iluminação e decoração, que são acionadas por comandos específicos vinculados aos controladores de acesso.

Ao acessar a garagem, é possível acionar as portas e até o motor do carro, contanto que integrados ao sistema. Ao abrir o escritório, a iluminação indireta das prateleiras pode ser acesa sem a necessidade de ligar o interruptor. Esses são apenas alguns exemplos de integração entre controladores de acesso, fechaduras e as “coisas” da casa, por meio da IoT.

Cofres e armários específicos que guardam itens muito valiosos também devem receber senhas e controladores especiais. A identificação biométrica pode se restringir aos dedos do casal, por exemplo, e há possibilidade de cadastrar um “dedo de pânico” em caso de situações de risco.

Funções como essas não são “coisa do futuro”.

A Control iD se prepara para lançar ainda neste ano uma linha de fechaduras digitais com tecnologia 100% nacional, desenvolvida pela mesma equipe de engenheiros que levou a empresa à liderança no segmento de relógios de ponto, controladores de acesso e automação comercial

Se você tem interesse em um desses itens ou quer se tornar um revendedor, fale conosco ainda hoje e participe desta transformação na casa de seus futuros clientes. E, por que não dizer, na sua também!

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades