Segurança eletrônica para os condomínios: inovações e tendências

Segurança eletrônica para os condomínios: inovações e tendências

Moradores, visitantes, hóspedes, corretores, prestadores de serviço… Condomínios fechados são uma grande comunidade frequentada por centenas de pessoas todos os dias. Não é fácil garantir sua principal característica de segurança – o controle de acesso – mas várias inovações recentes sinalizam para um futuro ainda mais seguro neste quesito.

Os condomínios fechados na verdade são loteamentos presentes na área urbana ou rural de um município e que recebem uma autorização para controlar o acesso de seus cidadãos. Por isso, são considerados mais seguros que os bairros comuns e estão em ascensão em cidades de médio e grande portes. Com a migração da população de grandes centros urbanos para o interior e as regiões metropolitanas, este conceito se difundiu e hoje é visto até mesmo em cidades menores.

O controle de acesso consiste em uma portaria com entradas para moradores e demais frequentadores. Veículos e pedestres recebem permissões permanentes (moradores) ou temporárias (visitantes e prestadores de serviço) e podem acessar o local após passar por dispositivos como catracas, cancelas, clausuras, torniquetes, entre outros.

A principal revolução neste tema diz respeito à digitalização dos dispositivos de identificação.

Até o início dos anos 2000, esse mecanismo era feito de maneira exclusivamente manual: o interessado interfonava na portaria, passava seus dados e recebia ou não a permissão.

Hoje o processo analógico ainda é adotado, mas já é considerado obsoleto.

Principais inovações de segurança para condomínios

Confira as principais inovações e tendências em curso na segurança de condomínios:

  1. Identificação biométrica: o uso de impressões digitais ou outras características únicas do indivíduo é considerado seguro e eficiente. Moradores fazem um cadastro único e conseguem entrar a pé usando as impressões digitais. Se estão de carro, podem usar os dedos nas botoeiras ou cadastrar seus veículos por meio das placas ou TAGs reconhecidas pelo sistema de vigilância.
  2. Gestão remota das permissões: a adoção de softwares específicos para controle de acesso permite que os acessos sejam monitorados a distância, autorizados em períodos específicos do dia e armazenados para posterior identificação.
  3. Reconhecimento facial: este sistema biométrico vem crescendo em adesão e é considerado extremamente eficiente.
  4. Fornecimento de QR Code: frequentadores eventuais, como corretores de imóveis, recebem um tíquete ou acesso a QR Code e podem entrar nos condomínios por meio da leitura em seus celulares. Por questões de segurança, o código pode ser renovado periodicamente.
  5. Acesso em áreas comuns: reservas para churrasqueiras, uso de piscinas, academias, saunas e outras áreas podem ser administradas remotamente e concluídas com o fornecimento de senhas ou códigos temporários.
  6. Portarias remotas: em condomínios de pequeno e médio porte, as portarias remotas funcionam como um eficiente modelo de gestão de controle de acesso.

É claro que tudo isso só funciona com um competente projeto de engenharia de segurança, que consiga sincronizar todos os equipamentos com os dispositivos de controle propriamente ditos, além de um trabalho cuidadoso de orientação para moradores e visitantes.

Normalmente, filas perturbam as entradas aos condomínios porque a gestão dos dados dos visitantes demora para ser feita ou porque o excesso de barreiras torna a entrada extremamente demorada, o que provoca transtornos e constrangimentos.

Os modelos mais eficientes e hiperconectados garantem fluidez nas entradas e saídas, inclusive nos horários de pico. Lembre-se de que segurança não precisa combinar com burocracia e demora – dois inconvenientes recorrentes nos condomínios.

A Control iD fornece itens de controle de acesso para condomínios em todo o Brasil. Os dispositivos incluem sistemas de identificação por senhas, biometria, cartões de proximidade, leitores de QR Code, reconhecimento facial e comunicação com a portaria – sempre interligados com cancelas, catracas, clausuras e outras barreiras. 

Com tecnologia 100% nacional, possuem interface intuitiva e garantem agilidade e segurança para moradores e prestadores de serviço. Na linha de frente dos condomínios do futuro estão os itens da Control iD, que podem ser melhor conhecidos aqui.

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades