Como remover a TAG veicular sem danificar o veículo?

Como remover a TAG veicular sem danificar o veículo?

TAGs veiculares estão em muitos automóveis, devido às várias funcionalidades que exercem. As mais comuns são a passagem automática pelos pedágios e estacionamentos e o uso em sistemas de controle de acesso.

Visão interna de para-brisa de carro, onde são aplicadas TAGs veiculares.

Ao vender o veículo ou deixar de utilizar um serviço, no entanto, muitos proprietários precisam se desfazer de suas TAGs ou substituí-las. Nessa hora, vem a dúvida: como remover a TAG veicular sem danificar o carro?

Essas etiquetas são compostas por uma fita adesiva que protege o chip ou a placa que traz as informações sobre o automóvel. A cola não é muito forte, mas é resistente o suficiente para que a TAG não saia.

Com o tempo de uso, é normal que a aderência da fita aumente, o que torna a retirada da etiqueta um procedimento que exige algum cuidado para não danificar o para-brisa. Por isso, siga as seguintes instruções.

1. Prefira um dia de sol

Ao expor o vidro do carro a altas temperaturas durante um tempo, a cola fica menos abrasiva e faz com que a TAG saia com maior facilidade.

2. Comece a retirar pelas extremidades

Escolha um dos lados da etiqueta e retire a TAG com cuidado. Se preferir, retire a partir de duas extremidades ao mesmo tempo.

3. Use um fio dental ou de nylon, se necessário

Se perceber que a TAG está muito bem colada, passe um fio dental ou de pesca atrás da etiqueta, retirando o material aos poucos em um movimento de serra.

4. Remova a cola

Caso a etiqueta tenha deixado resíduos e marcas no vidro, passe um pano seco ou com um pouco de álcool e termine de tirar os resquícios da etiqueta.

5. Atenção à película

Evite colar TAGs veiculares na película de proteção do para-brisas. Caso tenha colado neste local, talvez seja o caso de procurar uma empresa que trabalha com a instalação de insulfilm e solicitar a remoção especializada.

Neste post aqui, nós falamos sobre como instalar a TAG de maneira adequada, justamente para evitar transtornos na hora da leitura e também para facilitar a remoção, se for o caso.

Quando terminar de retirar a etiqueta, procure inutilizá-la de maneira definitiva – cortando a fita ao meio e descartando no lixo eletrônico.

E não se esqueça de comunicar o responsável pelo serviço que você desconectou a TAG, quer seja a portaria do condomínio, quer seja a empresa responsável pela cobrança automática de pedágios e estacionamento.

Você conhece os controladores de acesso de TAGs veiculares?

Carro usando TAGs veiculares como controlador de acesso.

Se você mora em condomínios ou trabalha em empresas que possuem estacionamentos restritos, deve ter percebido que às vezes há uma “lacuna” na segurança do edifício. As pessoas até são identificadas ao entrar, mas seus veículos, muitas vezes, não.

Em prédios em que há limitação de vagas, isso provoca grandes transtornos, porque os moradores que possuem autorização podem entrar com quantidade indeterminada de carros.

As TAGs veiculares servem, portanto, para identificar não apenas o morador/frequentador, mas também o seu carro.

Funciona mais ou menos da mesma forma que os pedágios automáticos. De um lado, o veículo tem a etiqueta instalada. De outro, há um controlador que “lê” as informações da TAG por meio de uma antena UHF.

A Control iD tem em sua linha de controladores a iDUHF, controlador de acesso com leitor da UHF integrado a TAGs veiculares.

Sua grande vantagem é a capacidade de funcionar como a própria controladora, sem a necessidade de integrar com outro dispositivo ou software. Conheça melhor o dispositivo aqui.

 

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades