Tira-teima do controle de acesso: 10 perguntas e 10 respostas

Tira-teima do controle de acesso: 10 perguntas e 10 respostas

Condomínios, empresas privadas e o setor público vêm investindo cada vez mais em dispositivos de controle de acesso eficientes, integrados e que podem ser gerenciados de maneira remota. Nem todos, contudo, conhecem as principais inovações deste segmento – e por isso preparamos um rápido manual com 10 das principais questões que permeiam este tema.

O que é controle de acesso?

Controle de acesso é qualquer processo adotado para restringir  e monitorara entrada, a circulação e/ou a permanência de indivíduos em locais em acesso restrito, tais quais condomínios fechados, empresas, indústrias, instituições financeiras e equipamentos públicos.

Quais as vantagens do controle de acesso?

Por meio dessa ferramenta, empresas, residenciais, clubes, academias, escolas e outros estabelecimentos garantem maior segurança para aqueles que têm autorização fixa de permanecer no espaço e para aqueles que ali vão para visitar ou prestar serviços. O controle de acesso é uma premissa de qualquer lugar que preza pela segurança dos usuários. 

Como o controle de acesso é feito?

Há várias formas de controlar o acesso de pessoas – desde as mais rudimentares, como a presença de uma pessoa/segurança fazendo a triagem manualmente até equipamentos modernos que usam técnicas de biometria e inteligência artificial para fazer o controle.

O que é o equipamento controlador de acesso?

Trata-se do dispositivo que vai receber a identificação do usuário e autorizar (ou não) a entrada, a partir de permissões de acesso cadastradas previamente. 

Como a identificação do usuário é feita no controle de acesso?

Entre os métodos disponíveis estão a identificação biométrica pela impressão digital ou pelo reconhecimento facial, cartões de proximidade, cartões com código de barras, TAGs e digitação de senhas.

Quem administra as informações dos usuários?

O sistema de controle de acesso pode funcionar integrado a um software, que vai criar, autorizar e armazenar permissões de acesso. Este software deve ser gerenciado pela equipe de segurança no local do controle ou de maneira remota. O controlador também pode operar no modo stand alone, ou seja, independentes dos programas de controle – o uso de software é recomendado quando há vários controladores e ambientes complexos para se monitorar simultaneamente.

É possível controlar o acesso a distância?

Sim. Softwares de controle de acesso mais modernos permitem que esta gestão seja feita de maneira remota, de modo a autorizar permissões e acompanhar o histórico de acessos sem que o administrador esteja no local.

Quais os equipamentos complementares aos controladores de acesso?

É preciso providenciar os dispositivos que vão fazer o controle propriamente dito, como catracas, cancelas, torniquetes, clausuras, portas, portões, etc. Esses dispositivos já podem vir com os instrumentos de identificação embutidos ou não. Há ainda outros acessórios, como botoeiras, leitoras de QR Code, entre outros.

Como escolher controladores de acesso eficientes?

É preciso conjugar equipamentos modernos, intuitivos e que não demandam manutenções periódicas com softwares robustos, alta capacidade de armazenamento e possibilidade de gestão de acessos complexos – como permissões eventuais e com hora marcada.

Qual o melhor sistema de controle de acesso do mercado?

Os controladores de acesso da Control iD garantem todas essas funcionalidades. A linha de produtos inclui múltiplas formas de identificação – senhas, digitais, reconhecimento facial, proximidade – e o iD Secure, perfeitamente integrado ao sistema em situações e empreendimentos complexos.

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades