Qual o papel da antena com leitor UHF no controle de acesso?

Qual o papel da antena com leitor UHF no controle de acesso?

Os sistemas de controle de acesso veicular vêm contando cada vez mais com a tecnologia das antenas com leitor UHF, que possibilitam a identificação de automóveis por meio da leitura de TAGs.

Com isso, condomínios, edifícios empresariais e outros espaços que fazem restrição de entradas conseguem mapear os veículos que entram em suas instalações – e não apenas as pessoas que circulam por ali.

O sinal UHF (Ultra High Frequency), ou frequência ultra-alta, é uma faixa de frequências de rádio compreendida entre 300 MHz e 3GHz. Trata-se de uma faixa bastante conhecida e utilizada para propagação e recepção de sinais de televisão e de canais em alta definição – além de rádio e dispositivos com a tecnologia Bluetooth.

Essa tecnologia já é amplamente utilizada em sistemas de cobrança automática de pedágios, estacionamento de shoppings centers e sistemas de drive thru em cadeias de restaurante.

Entre as vantagens estão os fatos de se tratar de uma ferramenta com ótimo custo-benefício, por meio da qual o usuário entra em áreas de acesso controlado sem qualquer contato físico, bastando a aproximação do veículo.

Quando o automóvel portador de uma TAG autorizada se aproxima, a antena UHF consegue captar a aproximação deste sinal e o dispositivo faz a liberação de maneira automática – sem a necessidade de conexão com outro programa ou dispositivo. Em outras palavras, o próprio equipamento tem autonomia para fazer a triagem – um diferencial exclusivo da iDUHF.

Como um item opcional, é possível adicionar um outro controle de acesso que libere a entrada de pessoas – que pode ser feita por controladores que identificam por meio de biometria, cartão de proximidade, senhas, reconhecimento facial, código de barras, QR Code, entre outras formas.

Em condomínios, esse sistema de dupla checagem está cada vez mais comum. Inicialmente, o morador tem o veículo autorizado pela antena com leitor UHF e depois, ao entrar na clausura, o condômino se identifica para conseguir acessar o residencial em definitivo.

iDUHF

A Control iD disponibiliza no mercado o iDUHF – controlador de acesso com leitor UHF capaz de armazenar até 200 mil usuários. 

A antena consegue ler TAGs localizadas em veículos com até 15 metros de distância, comandando a abertura diretamente (opera como controlador autônomo). 

Com proteção IP65, o iDUHF está pronto para exposição ao clima – chuva, sol, poeira, entre outras condições.

Com software embarcado e comunicação TCP/IP, permite a criação de regras de liberação conforme horários e departamentos, com software completo de gerenciamento de acessos via browser.

Isso significa que veículos autorizados a frequentar determinados espaços não podem entrar em outros – como moradores frequentando áreas administrativas ou prestadores de serviço se dirigindo a áreas exclusivas para condôminos.

E a Control iD dispõe ainda de outros itens necessários para um controle de acesso eficiente, como controladores com biometria, senhas, cartão de proximidade, catracas, torniquetes e acessórios. Conheça toda a linha aqui.

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades