Conheça a tecnologia da impressora térmica

Conheça a tecnologia da impressora térmica

Substituta da ruidosa matricial, a impressora térmica é hoje o equipamento mais utilizado para a emissão de cupons (sendo também conhecida como “impressora de cupons”). Sua tecnologia permite reproduções ágeis e com ótima definição, podendo ser usada em uma grande variedade de aplicações.

Por conta de sua versatilidade e da pouca necessidade de manutenções, é uma solução com ótimo custo-benefício para imprimir tíquetes de estacionamento, senhas, vouchers de mercadorias, ingressos para eventos e fichas de expedição, por exemplo. Além disso, é a tecnologia mais adequada para emitir os extratos de cupons fiscais eletrônicos.

Mas como a impressora térmica funciona? O que é preciso para usá-la em sua loja? Se você tem essas dúvidas, continue sua leitura, pois elaboramos este post para respondê-las. Confira!

Como funciona uma impressora térmica?

As impressoras térmicas funcionam pelo aquecimento de pontos em um componente chamado de “cabeça térmica”. O aquecimento de diversos desses pontos, junto ao próprio movimento da superfície a ser gravada, formam caracteres, palavras e imagens.

Há, basicamente, dois tipos de impressão térmica: a indireta, com o uso de um ribbon, e a direta, feita no próprio papel termossensível. Abaixo, mostraremos as diferenças entre os esses processos.

papel de impressora térmica

 

Impressão indireta

A impressão térmica indireta necessita de um produto especial para fazer suas gravações. Trata-se do ribbon, uma fita plástica recoberta com cera, resina ou uma mistura dessas substâncias, que é colocada em contato com o material a ser impresso (papel normal ou plástico). Do outro lado da fita, geralmente, há a aplicação de silicone para reduzir o atrito com a cabeça térmica.

Assim, quando ocorre o aquecimento dos pontos, a cera ou a resina do ribbon é transferida para a superfície a ser inscrita. Pela maior durabilidade da impressão e melhor contraste na imagem, essa tecnologia é usada em etiquetas e cupons que são mais manipulados ou sofrem os efeitos das intempéries, principalmente aqueles que utilizam códigos de barras.

Impressora Térmica Cabeça de Impressão
Impressora Térmica Cabeça de Impressão

Impressão direta

No caso da impressão térmica direta, a gravação ocorre no próprio papel, não sendo necessário nenhum outro insumo. Para isso, é utilizado um tipo especial de papel, recoberto com uma substância química capaz de mudar de cor (geralmente, de transparente para preto) quando aquecida. Esse material é chamado de termossensível.

Como não precisam de fitas ou toners, as impressoras térmicas diretas têm se popularizado no mercado, pois proporcionam impressões com ótima resolução de imagem, tendo baixa necessidade de manutenção e custo de operação reduzido.

A única recomendação de manutenção preventiva dessas impressoras é tomar um cuidado especial com o papel a ser usado. A escolha de produtos de qualidade é essencial, pois, além de permitir impressões legíveis e duradouras, garante a vida útil da cabeça de impressão (de, aproximadamente, 100 quilômetros em impressões).

Portanto, o equipamento mais indicado para o dia a dia de empresas e lojas, e para os usos mais comuns no mercado, é a impressora térmica direta, por seu melhor custo-benefício. No tópico seguinte, saiba o que é preciso observar na hora de escolher a sua.

Cabeça de Impressão

Como escolher a melhor impressora térmica?

Alguns aspectos devem ser levados em consideração ao escolher sua impressora térmica, pois eles influenciam na qualidade das inscrições e na velocidade com que os cupons e tíquetes são extraídos. Dessa maneira, é preciso relacionar as especificações do equipamento com seu valor de venda para poder escolher o melhor para seu estabelecimento.

Confira, a seguir, nossas dicas de quais características são importantes para que você observe antes de fechar negócio.

Velocidade de impressão

A primeira informação a ser verificada é a velocidade de impressão. Uma impressora térmica tem total capacidade para apresentar uma legibilidade bastante satisfatória, mesmo imprimindo em altas velocidades.

A tecnologia atual permite imprimir perfeitamente a 200 mm/s (a velocidade adotada pelo mercado de varejo como ideal), mantendo qualidade de impressão para praticamente qualquer tipo de caractere ou imagem.

Manutenção

Na maioria dos modelos, não há necessidade de manutenções preventivas na cabeça de impressão ou no corpo do aparelho. Busque pelas impressoras que oferecem maior praticidade.

A limpeza também deve ser simples. O normal é a recomendação de usar somente álcool isopropílico, aplicado com um cotonete ou pano macio, para a higienização da cabeça de impressão, quando necessária. Já para a parte externa da impressora, um pano umedecido é o suficiente.

Conexão com outros dispositivos

Quanto mais formas de conexão com outros dispositivos e aparelhos, mais versátil é a impressora. Portanto, procure por aquelas que, a exemplo de vários outros periféricos utilizados na automação comercial, ofereça comunicação por porta USB.

Além dessa opção, é interessante, para aplicações nas quais a impressora térmica precisa ser acessada remotamente e por diversos usuários, a possibilidade de uso da interface Ethernet. E nos casos que exigem maior mobilidade, conexões sem fio, como por Wi-fi ou por Bluetooth, fazem a diferença na praticidade.

Durabilidade do equipamento

A impressora térmica necessita, também, de uma excelente durabilidade para suportar as operações diárias no varejo, que exigem impressões recorrentes e constantes. Utilizar insumo (bobina de papel) de qualidade e conservá-la adequadamente, fazendo sua limpeza, é fundamental para estender sua vida útil. Entretanto, é importante comparar a longevidade da cabeça térmica.

É possível emitir cupom fiscal com uma impressora térmica?

Nos estados onde a emissão de cupons fiscais deve ser feita em impressoras fiscais, lacradas e fiscalizadas pela Secretaria da Fazenda, é preciso adquirir um equipamento próprio para esse fim. No entanto, com a adoção de cupons fiscais eletrônicos (CF-e) pelos governos, a tendência é que esses aparelhos entrem em desuso.

No estado de São Paulo, a implementação do CF-e-SAT, sistema de autenticação e transmissão de cupons fiscais eletrônicos por um aparelho específico (dispositivo SAT), a emissão dos extratos dos cupons pode ser feita pela impressora térmica não-fiscal.

Ainda que não substituam os CF-e-SAT, esses documentos servem para o controle do consumidor e têm validade jurídica. Afinal, sua autenticidade pode ser verificada por meio da numeração do cupom fiscal correspondente e de um código QR-code gravados no extrato.

E códigos de barras? Podem ser impressos em uma impressora térmica?

Pela capacidade de imprimir com precisão e rapidez, a impressora térmica é ideal para emitir cupons e outros documentos que levem um código de barras. Porém, nesses casos, vale a pena uma observação quanto à orientação da impressão.

Na eventualidade da queima de algum ponto da cabeça de impressão, um risco branco pode comprometer a leitura do código de barras, caso tenha sido impresso horizontalmente. Nesse tipo de impressão, um ponto é acionado e permanece aquecido até o término da gravação, formando uma linha escura, que junto com outras, compõem as barras.

Assim, a falha em apenas um desses elementos é suficiente para corromper o código. Para evitar esse problema, basta rotacionar a impressão em 90°. Dessa maneira, o mau funcionamento de um elemento ainda deixará uma linha branca, mas longitudinal ao código de barras, garantindo sua leitura por qualquer scanner.

A tecnologia da impressora térmica permite a emissão de diversos tipos de documentos, como cupons com códigos de barras e extratos de CF-e-SAT, com alta precisão e rapidez. Por essas qualidades e o baixo custo operacional, seu uso tem se propagado, principalmente entre varejistas, que precisam sempre oferecer agilidade e qualidade para seus clientes.

Estas informações foram úteis para você? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude a divulgar a tecnologia da impressora térmica!

    Comentários

    Cadastre-se e receba nossas novidades