Como Aplicar uma Solução com Leitor Biométrico em sua Loja

Como Aplicar uma Solução com Leitor Biométrico em sua Loja

Cada vez mais a tecnologia está presente nas empresas, ajudando nas tarefas do dia a dia e tornando os processos mais eficientes. Uma das inovações que vem ganhando espaço no mercado é o leitor biométrico, uma solução que pode ser utilizada de diversas formas nos mais variados estabelecimentos, desde grandes corporações até comércios varejistas.

Para estes, o uso da tecnologia de biometria pode ser ainda mais interessante. Afinal, o investimento em uma solução que auxilie nas vendas, na gestão dos funcionários e na administração do caixa pode fazer a diferença em sua saúde financeira.

Portanto, se você está procurando uma maneira de melhorar seu negócio, o uso do leitor biométrico em sua loja pode ser a melhor opção. Quer saber por quê? Então, siga sua leitura!

O que é um leitor biométrico?

O leitor biométrico é um equipamento que usa a mensuração e a análise de atributos do corpo humano, únicos para cada indivíduo, para identificá-lo. Seu algoritmo de identificação tem um alto índice de precisão, sendo adotado, inclusive, no sistema bancário. Além disso, são de fácil instalação, integrando-se aos dispositivos da empresa por uma porta USB.

Há leitores biométricos de vários tipos como os que comparam padrões presentes nas retinas e os de leitura facial. No entanto, o mais comum é o de reconhecimento de impressão digital, por ser a alternativa mais simples e com melhor custo-benefício, sem perder a confiabilidade e a agilidade.

No comércio varejista, essa tecnologia abre oportunidades para novas formas de operação nos caixas, adicionando eficiência e segurança aos processos. Duas aplicações são as mais comuns para o leitor biométrico em uma loja. No tópico a seguir, trataremos delas.

Como usar um leitor biométrico na sua loja?

A administração de um comércio de varejo é bastante complexa. Ao mesmo tempo em que é preciso aumentar o volume de vendas, esse incremento nos negócios traz necessidades que precisam ser sanadas.

Geralmente, os responsáveis acabam contratando mais funcionários ou exigindo mais dos atuais. Entretanto, isso gera aumento no custo com a folha de pagamento — nem sempre uma opção viável — ou piora o ambiente de trabalho, criando conflitos com a equipe.

Assim, investir em tecnologia pode ser a melhor saída para conseguir crescer de forma sustentável. Portanto, confira, abaixo, as aplicações possíveis de um leitor biométrico para sua loja!

Autorizações de operações nos caixas

A exigência de aprovações do supervisor ou do gerente para algumas operações nos caixas, como a concessão de descontos ou o cancelamento de itens, é bastante comum. Porém, em muitos casos, os próprios operadores autorizam essas transações, compartilhando senhas ou cartões com seus superiores, para economizar tempo e não prejudicar os clientes.

Mas isso torna o processo menos seguro e mais suscetível a falhas. Para solucionar essa situação, o leitor biométrico pode ser usado como alternativa ao cartão ou à senha, tornando a autorização mais ágil. Além disso, exige a presença e o conhecimento do responsável para a liberação da transação.

Cadastro de clientes

É possível usar a biometria para a criação de um programa de fidelidade. Basta cadastrar as digitais do cliente em uma primeira compra para que, posteriormente, ele se identifique pelo leitor biométrico em vez de apresentar um cartão ou fornecer o número de um documento pessoal.

Assim, não há gastos com a confecção de cartões de fidelidade, que além de caros, são de difícil aceitação pelos consumidores, que muitas vezes se esquecem de portá-los.

Ainda, a indicação do número do CPF em notas e cupons fiscais (caso haja essa opção no estado ou município da empresa), também pode ser automatizada pela leitura da impressão digital. E não é preciso se preocupar em adquirir diversos equipamentos: o mesmo leitor pode ser utilizado para a identificação dos consumidores e dos supervisores nos caixas.

Como vimos, um leitor biométrico pode ser utilizado de diversas formas em uma empresa. No comércio varejista, sua confiabilidade e sua rapidez tornam as operações nos caixas mais seguras e ágeis tanto para os clientes como para os funcionários, ajudando a loja a incrementar seus negócios e reduzir custos.

Quer saber melhor como funciona um leitor biométrico e quais vantagens pode oferecer para sua empresa? Nesse caso, aproveite para conhecer nossa solução em leitura de impressões digitais!

Banner Relógio de Ponto Control iD

    Comentários

    Cadastre-se e receba nossas novidades