Realmente preciso de um software de tratamento de ponto?

Realmente preciso de um software de tratamento de ponto?

Profissionais do Departamento Pessoal sabem o tempo que dedicam para conferir as informações geradas no controle de jornada, com foco na elaboração do espelho de ponto e da folha de pagamento.

Com tanto trabalho drenado para essa tarefa tão burocrática, acaba sobrando pouco espaço para cuidar da inovação e dos relacionamentos no ambiente de trabalho.

A adoção de um bom software de tratamento de ponto pode ajudar a otimizar esse tempo, e são várias as razões.

Por isso, elaboramos um jogo rápido com perguntas e respostas sobre esse programa que promete revolucionar o RH da empresa.

Pessoa mexendo em software de tratamento de ponto pelo celular.

Como funciona um software de tratamento de ponto?

Trata-se de um programa que lança os horários de trabalho de todos os profissionais e, dia a dia, os consolida com as informações geradas nos relógios eletrônicos de ponto ou nos aplicativos de marcação de ponto, ideais para o trabalho remoto.

O sistema notifica o gestor automaticamente sobre eventos extraordinários, como faltas e horas extras, e abre caminho para a criação da folha de pagamento sem erros.

Como é a configuração do software de tratamento de ponto?

Para cada colaborador, o DP elabora uma configuração prévia que inclui os horários de entrada e saída e todas as informações que precisam constar do espelho de ponto: nome completo, cargo, tipo de jornada, etc.

Isso é feito uma única vez, a menos que haja alterações no expediente do colaborador.

Como as informações são registradas no software de tratamento de ponto?

De maneira síncrona, ou seja, a cada marcação no relógio eletrônico de ponto ou no ponto mobile, o sistema recebe o dado do colaborador e pronto para a consolidação, dia a dia, ou turno a turno.

É possível adotar jornadas complexas?

Sim. Os softwares mais sofisticados permitem não apenas a configuração de jornadas convencionais (segunda a sexta, 8 horas por dia), como também aquelas mais específicas (12 por 36, bancos de horas, bancos de folgas, etc.).

Como funciona o ponto mobile?

O software de apuração de ponto RHiD, da Control iD, possui um módulo de ponto mobile que está em sintonia com o que preconiza a portaria 373/2011 – que regulamenta a marcação alternativa de jornadas.

Esse módulo assegura que mesmo os colaboradores que estejam fora do ambiente da empresa consigam marcar seus horários, a partir de aplicativos instalados em seus computadores ou celulares.

Para isso, basta que o profissional ou a categoria tenham concordado com o ponto mobile em acordos ou convenções coletivas.

Onde as informações ficam armazenadas?

Programas mais antigos mantêm os dados armazenados nos computadores e servidores da empresa, ocupando muito espaço e gerando dúvidas quanto à segurança dessas informações.

Pessoa mexendo em banco de dados de software de tratamento de ponto.

Já uma versão mais moderna de software de tratamento de ponto, como o RHiD, permitem que as informações fiquem armazenadas em nuvem, o que gera uma dupla vantagem: além de não ocupar o computador do RH, essa sincronização abre margem para que os dados sejam administrados de maneira remota.

E por que preciso de um software de tratamento de ponto?

Por todas as razões que expusemos acima e, no caso do RHiD, por estas características exclusivas também:

  • Geração de arquivos para sistemas de folha;
  • Fluxo de aprovação por usuário;
  • Relatórios customizáveis;
  • Funcionários, equipamentos e empresas ilimitados;
  • Arquivamento de cálculos;
  • Módulos com plataforma web e acesso pelo celular;

Conheça melhor o aplicativo e revolucione o RH da sua empresa, qualquer que seja seu porte e a quantidade de funcionários.

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades