Organização é a chave para produtividade no home office

Organização é a chave para produtividade no home office

Que o home office é uma tendência de muitas atividades profissionais já não restam mais dúvidas. Entretanto, ao contrário do que algumas pessoas pensam, a migração do trabalho domiciliar para o trabalho remoto não é um processo simples, nem automático. Profissionais e empregadores precisam estabelecer uma nova rotina de procedimentos se quiserem manter ou aumentar a produtividade.

Antes de dar estas dicas, traçamos uma pequena lista de problemas enfrentados no dia a dia.

Principais problemas do home office

  1. Procrastinação – Sem dúvida, um dos entraves mais graves. A casa, ao contrário do trabalho, tem vários pontos convidativos, como a geladeira, o sofá ou até mesmo os reparos domésticos que só seriam feitos quando sobrasse tempo. Tem ainda a relação com os demais membros da família, como cônjuges e filhos, que naturalmente cobram e desviam a atenção.
  2. Falta de adequação do ambiente – Outro problema muito comum: casas não foram concebidas para o trabalho, e muitas vezes o improviso impera. Isso implica em mobiliário inadequado e desconfortável, falta de climatização e divisão de equipamentos com outros membros da casa. Isso também leva à procrastinação e ao desânimo.
  3. Indistinção entre casa e trabalho – Profissionais que não possuem “call” agendado para determinado dia passam o dia de pijama: esse é o exemplo de colaborador que não entendeu ainda que é preciso se preparar para um dia de trabalho, mesmo que no ambiente da casa. Para isso, é necessário separar uma roupa mais sóbria e destinar o tempo exclusivamente para a atividade laboral.
  4. Ausência de recursos técnicos – Internet que falha, energia elétrica que oscila, indisponibilidade dos programas que são utilizados na empresa. Tudo isso prejudica o andamento do profissional, que tem o direito de requerer os requisitos para o pleno cumprimento de suas obrigações.
  5. Acúmulo com “freelas” – Sem a presença direta de chefes, muita gente aproveita o home office para se comprometer com bicos dentro ou fora de sua atividade profissional. A mistura de compromissos pode prejudicar o trabalho principal.
  6. Trabalho aquém ou além do horário de expediente – Alguns colaboradores se sentem “tentados” a parar de trabalhar antes da hora, caso tenham cumprido com as metas do dia. Já outros, por necessidades domésticas e familiares, esticam o turno noite afora. A menos que tudo esteja combinado e não prejudique a saúde mental do profissional, as duas condutas estão equivocadas.

Apontados os principais problemas envolvendo o home office, vamos às orientações para manter ou aumentar a produtividade com os profissionais fora do ambiente das empresas.

Sim, aumentar! Muitas corporações grandes já vislumbraram esta possibilidade e devem fazer da exceção a regra, mantendo parte do time em casa mesmo quando a pandemia de coronavírus acabar.

A chave de tudo está na organização.

Afinal de contas, organizando o sistema de home office, é possível eliminar boa parte dos problemas elencados acima: o profissional terá metas a cumprir dentro de um horário combinado, com recursos técnicos adequados, em um espaço apropriado e com distinção entre as rotinas da casa e do trabalho.

Para auxiliar na organização e no aumento do bem estar no trabalho, a empresa pode providenciar os seguintes insumos técnicos e humanos:

  • App de gestão de tarefas – Não importa se a firma usa um organograma simples, uma planilha ou o método scrum. É preciso materializar estes compromissos em programas específicos para esta finalidade, de uso compartilhado por todos os usuários.
  • Otimização das reuniões – Já é um consenso que “calls” em excesso exaurem os profissionais – na chamada zoom fatigue. É preciso otimizar este recurso, com reuniões periódicas e planejadas.
  • Plano de metas – A empresa pode manter um drive com planilhas e planos de metas, que precisam ser cumpridas diária, mensal e anualmente. O time atualiza os estágios e informa em tempo real como está a produção. 
  • Reencontros presenciais – O home office também precisa de pausas. Quando a pandemia acabar, caso a empresa pretenda manter parte do grupo em casa, é necessário planejar reuniões presenciais para sintonizar os trabalhadores e partilhar expressões e impressões que só podem ser absorvidas cara a cara.
  • Ginástica laboral – A empresa pode incentivar a prática de exercícios simples que ajudam na qualidade de vida do profissional e evitam acidentes, contusões e traumas causados por má postura no home office.
  • Respeito à folgas – Já passou das 18h? É domingo? O profissional está de férias? Então, nada de incomodá-lo no grupo de WhatsApp. Não é porque foi necessário reunir contatos de todos para ajudar na comunicação que a empresa pode acioná-los a qualquer momento
  • Capacitação dos chefes para o home office – Ninguém foi preparado para chefiar grupos a distância. Por isso, um bom treinamento também dará mais valor a quem coordena as equipes.

Medidas simples como estas tendem a melhorar a produtividade da empresa, mesmo em home office.

E importante: é preciso e possível continuar marcando a jornada de trabalho de todos. A Control iD, reconhecida pelos relógios eletrônicos de ponto, disponibiliza o software RHiD, que além de auxiliar na apuração de ponto, também possui um módulo mobile por meio do qual os profissionais registram seus horários de onde estiverem. 

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades