Saiba como é possível fazer o controle de jornadas mesmo em período de home office.
O home office deixou de ser uma exceção e passou a ser realidade em várias atividades profissionais. De acordo com estudo elaborado pela consultoria Cushman & Wakefield e divulgado pela Revista Exame, 73% das empresas entrevistadas pretendem estender este regime de trabalho mesmo após a pandemia de coronavírus.
Quatro em cada dez empresas consideram que a experiência do home office foi positiva até aqui, enquanto quase 60% das entrevistadas acreditam que há mais aspectos positivos que negativos.
Pesam em favor da decisão o aumento da qualidade de vida dos profissionais, sobretudo nas grandes cidades, e a manutenção ou até mesmo ampliação da produtividade, mesmo com parte dos colaboradores em suas casas.
Mas essa migração não é tão simples – já falamos aqui dos dilemas envolvendo o home office, sobretudo a dificuldade em conciliar os compromissos profissionais com a rotina doméstica – um drama que tem impactado a saúde mental de muita gente.
De todo modo, como já se sabe que “nada será como antes”, o trabalho home office de fato vai ser um dos protagonistas da revolução no mundo laboral.
Nesta hora, surge a dúvida: é possível manter os mesmos procedimentos do trabalho presencial? Como fazer o controle de jornadas – uma exigência para todas as empresas que possuem a partir de 20 profissionais registrados?
Antes de mais nada, é preciso ter em mente que qualquer alteração no horário de trabalho ou na forma de controle deve estar prevista em contrato – que durante a pandemia, um período de excepcionalidade, pode ser convalidada em acordos individuais (vale lembrar que a redução das jornadas e salários já não é mais possível, uma vez que o prazo estabelecido no período de calamidade já terminou).
Agora suponha que o profissional vai manter seu horário de trabalho anterior – a título de exemplo, das 8h às 17h, com uma hora de intervalo.
É plenamente possível controlar a jornada deste colaborador, um instrumento de segurança para empregados e empregadores. Para isso, basta adotar um aplicativo que possibilite o ponto mobile.
O RHiD, desenvolvido pela Control iD, possui um módulo exclusivo com esta funcionalidade.
Por meio deste, o profissional faz as marcações a partir de seu dispositivo móvel ou do computador em sua casa, bastando para isso fazer o login e digitar a senha, como em um app convencional.
O registro é imediatamente armazenado em nuvem e depois, na interface do Departamento Pessoal, é consolidado com todas as outras marcações feitas pelo trabalhador. A melhor parte é que o RH também não precisa estar na sede da empresa: a gestão de todos os horários e eventos extraordinários pode ser feita de maneira remota.
O app permite ainda o registro de jornadas complexas: profissionais que fazem turnos diferentes ou que precisam trabalhar à noite, colaboradores que trabalham em regime de compensação de horas ou 12×36, entre outras especificidades.
Os colaboradores podem ser incluídos em uma “cerca geográfica”, que assegura que o empregado está à disposição da empresa dentro de um raio de localização previamente estabelecido. Para registrar seu turno fora destes locais, é preciso enviar uma notificação para o Departamento Pessoal.
Se o home office vai mesmo se tornar uma tendência, as empresas devem se preparar para cumprir uma de suas principais obrigações: o controle de jornada de trabalho. Já os profissionais precisam ficar seguros de que seus direitos e deveres estão assegurados e registrados – e para isso, nada melhor do que ter a gestão destes dados na palma de suas mãos.
Com a consolidação do trabalho híbrido como modelo predominante em muitas empresas, surge um novo desafio para as áreas de…
Manter um sistema de controle de acesso eficiente vai muito além da instalação de equipamentos modernos ou do uso de…
Com o avanço do trabalho remoto, uma dúvida comum entre empresas e colaboradores é como deve ser feito o controle…
Comentários