É possível controlar a jornada de funcionários em home office

É possível controlar a jornada de funcionários em home office

O home office deixou de ser uma exceção e passou a ser realidade em várias atividades profissionais. De acordo com estudo elaborado pela consultoria Cushman & Wakefield e divulgado pela Revista Exame, 73% das empresas entrevistadas pretendem estender este regime de trabalho mesmo após a pandemia de coronavírus. 

Quatro em cada dez empresas consideram que a experiência do home office foi positiva até aqui, enquanto quase 60% das entrevistadas acreditam que há mais aspectos positivos que negativos.

Pesam em favor da decisão o aumento da qualidade de vida dos profissionais, sobretudo nas grandes cidades, e a manutenção ou até mesmo ampliação da produtividade, mesmo com parte dos colaboradores em suas casas.

Mas essa migração não é tão simples – já falamos aqui dos dilemas envolvendo o home office, sobretudo a dificuldade em conciliar os compromissos profissionais com a rotina doméstica – um drama que tem impactado a saúde mental de muita gente.

De todo modo, como já se sabe que “nada será como antes”, o trabalho home office de fato vai ser um dos protagonistas da revolução no mundo laboral. 

Nesta hora, surge a dúvida: é possível manter os mesmos procedimentos do trabalho presencial? Como fazer o controle de jornadas – uma exigência para todas as empresas que possuem a partir de 20 profissionais registrados?

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que qualquer alteração no horário de trabalho ou na forma de controle deve estar prevista em contrato – que durante a pandemia, um período de excepcionalidade, pode ser convalidada em acordos individuais (vale lembrar que a redução das jornadas e salários já não é mais possível, uma vez que o prazo estabelecido no período de calamidade já terminou).

Como fazer para controlar a jornada em home office?

Agora suponha que o profissional vai manter seu horário de trabalho anterior – a título de exemplo, das 8h às 17h, com uma hora de intervalo.

É plenamente possível controlar a jornada deste colaborador, um instrumento de segurança para empregados e empregadores. Para isso, basta adotar um aplicativo que possibilite o ponto mobile.

O RHiD, desenvolvido pela Control iD, possui um módulo exclusivo com esta funcionalidade.

Por meio deste, o profissional faz as marcações a partir de seu dispositivo móvel ou do computador em sua casa, bastando para isso fazer o login e digitar a senha, como em um app convencional.

O registro é imediatamente armazenado em nuvem e depois, na interface do Departamento Pessoal, é consolidado com todas as outras marcações feitas pelo trabalhador. A melhor parte é que o RH também não precisa estar na sede da empresa: a gestão de todos os horários e eventos extraordinários pode ser feita de maneira remota.

O app permite ainda o registro de jornadas complexas: profissionais que fazem turnos diferentes ou que precisam trabalhar à noite, colaboradores que trabalham em regime de compensação de horas ou 12×36, entre outras especificidades.

Os colaboradores podem ser incluídos em uma “cerca geográfica”, que assegura que o empregado está à disposição da empresa dentro de um raio de localização previamente estabelecido. Para registrar seu turno fora destes locais, é preciso enviar uma notificação para o Departamento Pessoal.

Se o home office vai mesmo se tornar uma tendência, as empresas devem se preparar para cumprir uma de suas principais obrigações: o controle de jornada de trabalho. Já os profissionais precisam ficar seguros de que seus direitos e deveres estão assegurados e registrados – e para isso, nada melhor do que ter a gestão destes dados na palma de suas mãos.

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades