FGTS Digital: Saiba como ele pode ajudar sua empresa

FGTS Digital: Saiba como ele pode ajudar sua empresa

Com o avanço tecnológico, processos antiquados passam por atualizações. Nesse contexto, o FGTS Digital surge como a versão digitalizada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, um direito fundamental para os trabalhadores brasileiros. Essa plataforma tem a proposta de simplificar e otimizar a operação, buscando maior eficiência e transparência, o que tem a possibilidade de proporcionar aos usuários benefícios abrangendo tanto os empregadores quanto os trabalhadores.

Eliminando Burocracias e Custos Adicionais

O FGTS Digital promete reduzir a burocracia e os custos adicionais, simplificando processos e eliminando entraves desnecessários. De acordo com o planejamento, o sistema será mais ágil, descomplicando alguns trâmites vigentes.

Digitalização de Serviços e Automatização de Procedimentos

Com a automatização de procedimentos, os processos tendem a se tornar mais rápidos e precisos, beneficiando tanto empregadores quanto trabalhadores. Emitir guias, verificar débitos, consultar extratos de pagamentos e até mesmo realizar pagamentos devem virar ações simplificadas, realizáveis com alguns cliques.

O PIX como Pagamento do FGTS

Pix no FGTS Digital

A eficácia na proposta do FGTS Digital se dá com a implementação do PIX como ferramenta de pagamento. Essa tecnologia de pagamento instantâneo traz consigo uma dose extra de confiabilidade, agilidade e facilidade. As guias de pagamento podem ser emitidas tanto no portal do FGTS Digital quanto diretamente na plataforma web do eSocial, oferecendo opções mais convenientes para os empregadores.

Transparência, Segurança e Integridade de Dados

A segurança e a integridade dos dados são essenciais em qualquer sistema moderno, com o FGTS Digital, o governo pretende manter estes padrões. De acordo com o projeto, os dados e informações armazenados e processados são protegidos de forma robusta, garantindo a confiabilidade e a tranquilidade de todos os envolvidos. A transparência é ampliada, permitindo que empregadores e trabalhadores tenham acesso às informações necessárias para tomar decisões informadas.

Atendendo às Alterações Legislativas

Segundo o projeto do FGTS Digital, a plataforma estará alinhada com as alterações legislativas recentes, incluindo a Lei nº 13.932/2019, que introduziu importantes mudanças na elaboração da folha de pagamento e na declaração em sistema de escrituração digital. Essas transformações pretendem mostrar um compromisso com a modernização e a prestação de serviços digitais de qualidade tanto para empregadores quanto para trabalhadores.

O FGTS Digital está previsto para se concretizar em janeiro de 2024. O cronograma inclui uma fase de testes em ambiente simulado das funcionalidades, a partir de 19/08/2023 até 10/11/2023. Esse período permitirá a adaptação dos empregadores à nova dinâmica de recolhimento do FGTS. É essencial que todos os empregadores obrigados ao recolhimento do FGTS estejam atentos às novas regras.

 

A Control iD é uma indústria especializada no desenvolvimento de hardware e software para segurança eletrônica, automação comercial e gestão de recursos humanos.

A plataforma RHiD, desenvolvida pela Control iD, é um sistema completo que permite a apuração de ponto na nuvem. Utilizando os mais modernos conceitos de SaaS (Software as a Service), o sistema dispensa a instalação e o armazenamento de informações em computadores locais, pois todos os dados podem ser acessados através de um navegador ou utilizando o aplicativo para celular. 

A colaboração em tempo real entre gestores, funcionários e equipamentos oferece maior comodidade e liberdade para monitorar a frequência dos empregados. Além disso, as atualizações do software são automáticas e disponibilizadas rapidamente aos clientes, que facilita o atendimento às constantes evoluções das leis trabalhistas.

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades