8 estratégias para motivar a equipe em sua empresa

8 estratégias para motivar a equipe em sua empresa

Seres humanos são movidos pela motivação, e na sua equipe não seria diferente – o ânimo e a vontade de sair de casa todos os dias em busca do êxito profissional, da alegria nas relações pessoais e da realização de planos para o futuro. 

A falta de motivação deprime, nos torna inertes e sem determinação para o trabalho e para outros compromissos. Invariavelmente, você vai lidar com a desmotivação no ambiente da empresa. 

Quando esse dia chegar, experimente adotar uma ou mais estratégias entre as listadas abaixo.

1. Ouça os colaboradores

Bons chefes não são apenas aqueles que estabelecem uma relação hierárquica de imposição de autoridade, mas também aqueles que demonstram empatia e capacidade de diálogo com a equipe. A desmotivação não é um fenômeno comum e não surge do nada. São muitos fatores que podem contribuir para isso, e tanto o dono quanto os chefes devem monitorar os pequenos e grandes sinais da equipe.

2. Cuide dos fatores ambientais

Fatores motivação equipe

Muitas vezes, o fator financeiro é só a ponta do iceberg. Na verdade, muitas empresas até estabelecem planos de carreira consistentes, mas se descuidam de preservar o ambiente da empresa: locais limpos e arejados, áreas de convivência agradáveis e convidativas, pequenos gestos de gratidão – como lembrar do aniversário ou estimular o reconhecimento mútuo – são exemplos de medidas que podem ser tomadas para eliminar o desânimo na vida da empresa. A firma também deve estimular de maneira natural e acolhedora a diversidade e a inclusão.

3. Capacite a equipe

O avanço das tecnologias digitais pôs muitos ofícios analógicos em xeque, e é normal que profissionais mais experientes se sintam desatualizados e desprestigiados com relação ao pessoal mais novo. Promova capacitações internas – eventualmente fornecidas pelos próprios colegas – a fim de estimular a convivência e a aprendizagem.

Passos para motivar equipe

4. Demonstre rigor e segurança

Empresas que não adotam procedimentos mínimos de controle de disciplina, assiduidade e produção abrem margem para um clima de muita liberalidade e pouco comprometimento. Quem já ouviu falar da “teoria das janelas quebradas?”. Ao passar por um prédio público malcuidado, muita gente não se importa em jogar mais uma pedra na janela. Ao passar por um edifício bem cuidado, o cidadão já tem mais receio em depauperar algo tão asseado. O mesmo acontece nas empresas: organizações muito liberais desmotivam pela falta de regras. Já locais que oferecem segurança nos processos são mais bem vistos. 

5. Invista em controle de jornadas

Relacionada ao tópico anterior, a adoção de relógios eletrônicos de ponto faz da empresa um ambiente seguro de controle de horários de entrada e saída dos profissionais, garantindo todas as obrigações trabalhistas e conferindo a assiduidade do grupo.

A Control iD tem a linha mais completa de relógios de ponto e software de apuração de ponto. Conheça os produtos aqui.

6. Valorize os bons

Poucas coisas desmotivam mais do que a falta de perspectiva na carreira. A empresa precisa ter sensibilidade suficiente para saber que um personagem faz toda a diferença, e que às vezes está de escanteio. Procure valorizar o pessoal certo e incentivar os demais a fazer o mesmo.

7. Seja transparente com a equipe

Práticas de compliance não devem ser comuns apenas em empresas grandes. Abra o jogo com o time, exponha com frequência a situação da firma, eventuais planos futuros e outras estratégias menos privativas. Funcionários não gostam de ser os “últimos a saber” de fusões, expansões e dificuldades financeiras.

8. Incentive o gosto pela empresa

Gostar do que se faz não é opcional. Funcionário feliz é uma pessoa que vai falar bem da empresa, torcer pelo seu sucesso, gostar de ver seus produtos sendo vendidos, tal qual um gestor. Por isso, não trate o colaborador apenas como uma peça na engrenagem – ele é um ator fundamental para o êxito da marca e precisa estar feliz em todas as frentes: financeira, ocupacional, formativa, etc. 

Agindo com essas práticas, a empresa tende a garantir um bom ambiente de trabalho, com gente feliz, motivada e que sonha junto com o grupo.

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades