Você sabe como conferir o cálculo de rescisão? Confira aqui!
A rescisão do contrato de trabalho é um momento muito delicado na empresa e não pode ter erros.
Por envolver questões financeiras e um estresse emocional por parte de empregados e empregadores, o fim da parceria deve ser marcado pela transparência e pela correção.
Por isso, é preciso ficar atento para não errar nos cálculos dos direitos de que o colaborador dispõe ao deixar a empresa. Ao contrário do que muita gente pensa, a conta não é tão simples porque envolve muitas particularidades, como férias a vencer, eventuais afastamentos, faltas, entre outras questões.
Lembrando que estamos falando da demissão sem justa causa, que é a mais comum e a que envolve mais cálculos.
Que tal um roteiro para ajudar nesta hora?
Este é o roteiro básico para cálculo da rescisão de funcionários demitidos pela empresa, sem justa causa.
Caso haja justa causa, a empresa está dispensada de pagar a indenização de 40% sobre o saldo do FGTS.
Caso o funcionário peça demissão também não tem direito a este porcentual.
Por fim, se a rescisão incidir sobre um funcionário em contrato de experiência, além de todos os direitos que o colaborador efetivo tem, ele recebe uma indenização correspondente à metade do que receberia, se o contrato de trabalho fosse até o fim.
Fique atento ao blog da Control iD, conheça essas e outras orientações sobre Recursos Humanos e fique atento às principais inovações em relógios de ponto, controle de acesso e automação comercial. E a Control iD também tem uma calculadora exclusiva que pode ajudá-lo com a rescisão. Confira aqui.
Este post foi modificado em 19/02/2021
A busca pelo "melhor Controle de Acesso" é uma das questões mais comuns enfrentadas por gestores de segurança e Facility…
Tolerância de Ponto é um limite de tempo estabelecido pela legislação trabalhista brasileira para pequenas variações no registro da jornada…
EVP (Employee Value Proposition), ou Proposta de Valor ao Colaborador, emerge como um pilar fundamental para o sucesso das organizações…
Comentários