Como funciona o job rotation?

Como funciona o job rotation?

O job rotation ganha força em corporações que valorizam a flexibilidade na condução das rotinas e tarefas.

Muita gente, no entanto, ainda tem dúvidas sobre como funciona esse modelo e se vale a pena adotar o job rotation no dia a dia da empresa.

Antes de mais nada, vamos a uma rápida definição.

Como adotar o job rotation em empresas?

Job rotation (ou rotação de tarefas), como o nome sugere, é o revezamento entre os profissionais em várias atividades dentro da corporação.

Em vez de se dedicarem a apenas um braço da organização, esses profissionais acabam percorrendo outros departamentos e cumprindo outras metas.

O modelo industrial, criado no contexto histórico chamado de “fordismo”, pressupõe que o trabalhador é encarregado de apenas uma parte da engrenagem de todo o sistema.

A crítica a esse formato é o engessamento imposto sobre as habilidades técnicas e pessoais do profissional, que tem pouca margem para aprendizagem e exploração de criatividade.

No auge desse sistema, considerado anacrônico, o profissional atua em uma atividade sem nem saber ao certo qual o produto final.

O job rotation prevê exatamente o oposto disso.

Aqui, o empregado tem condições de conhecer todo o processo ou pelo menos os sistemas que fazem parte de sua atividade profissional original.

A técnica é muito adotada em programas de estágio e trainee.

Em vez de mobilizar o corpo técnico da empresa para palestras longas e exaustivas sobre a rotina da organização, o RH apresenta uma espécie de excursionamento pelos locais estratégicos, sempre com foco na diversificação e na captação de talentos.

Devido ao êxito dessa experiência, o job rotation acabou expandindo sua atuação para os postos de trabalho convencionais.

Job rotation: quais setores podem implantar o sistema?

Dá muito certo, mas é preciso ter alguns cuidados.

Como adotar o job rotation na empresa?

A primeira coisa é verificar se esse modelo “combina” com o porte e a atividade econômica da empresa.

Em geral, o job rotation costuma ser mais eficiente em empresas de médio e grande porte, com atividades semelhantes e complementares em redes de produção, como indústrias e empresas de tecnologia.

Organizações muito ligadas a atividades administrativas ou que exigem competências muito específicas em cada departamento são menos adeptas a esse formato.

O segundo passo é entender que a rotação não pode desviar o funcionário de sua atividade profissional e nem de seu cargo.

O desvio de função ou a exigência de trabalho em segmentos sobre os quais o cidadão não tem habilidade pode culminar em problemas de natureza trabalhista.

O terceiro passo consiste em preparar a equipe para esse formato, de maneira transparente e participativa.

Como se trata de um programa de flexibilidade, a delegação autoritária de cargos e funções costuma não combinar com isso.

Também é necessário criar um cronograma claro de revezamento, que não precisa ser permanente.

A equipe pode percorrer todas as áreas da firma e voltar sua estação original – ganhando em competências e entendimento sobre o processo global, sem perder a dimensão específica de seu trabalho.

Há muitas vantagens nesse formato, entre os quais:

Quais as vantagens do job rotation para empresas e funcionários?

  • Maior percepção sobre todos os processos da empresa;
  • Captação de talentos que eventualmente estejam mal posicionados;
  • Engajamento e criação do espírito colaborativo;
  • Aumento da sensação de pertencimento à empresa;

Como se vê, o job rotation apresenta muitas consequências positivas para a rotina organizacional, mas precisa ser bem planejado para que se garanta uma boa execução.

Aqui no blog da Control iD, você fica por dentro das principais tendências em gestão de pessoas, com foco na aliança entre bons resultados e bem estar da equipe. Conhece ainda o que há de mais moderno em relógios de ponto, controladores de acesso e automação comercial

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades