Categorias: Recursos Humanos

10 perguntas para fazer antes de aceitar um emprego

As entrevistas de emprego há muito tempo deixaram de ser um interrogatório, em que o recrutador faz uma série de perguntas e o candidato à vaga apenas responde, sem qualquer interlocução. Processos de recrutamento mais modernos abrem margem para algum nível de diálogo, e é desejável que o interessado faça algumas perguntas para sondar se a vaga é mesmo para ele.

Especialistas afirmam que o ideal é perceber o “timing” certo para fazer os questionamentos – ou seja, deixar que o entrevistador conduza as perguntas e, quando encontrar a liberdade necessária, elaborar as questões. 

Em geral, o próprio recrutador abre margem para tal, ao levantar questões como “você tem alguma dúvida sobre a vaga?”, “você conhece nossa empresa?”, “o que você gostaria de saber sobre o cargo?”, entre outros sinais.

Essa sensibilidade é adquirida com o tempo e envolve um grande esforço de humildade e reconhecimento de que, naquele momento, você deve ouvir mais do que falar – no entanto, sem demonstrar falta de confiança ou apatia. 

É uma equação difícil de encontrar, mas em geral, como dissemos, o próprio recrutador abre margem para que você faça algumas perguntas.

E então, voltamos à dúvida inicial…

3 questões essenciais para fazer antes de aceitar um emprego

Sem rodeios, o candidato precisa perguntar sobre as expectativas da empresa quanto a sua contratação e sobre as características do cargo que pretende ocupar – bem como dos funcionários que o antecederam.

Lembre-se, tudo tem um jeito certo de falar, sem superestimar suas características e, ao mesmo tempo, sem cair na autossabotagem.

Algumas questões bastante pertinentes são as seguintes:

  • Conheço a função, porque já trabalhei nisso por XX anos na empresa X. No entanto, como ela é exercida aqui? Tem alguma particularidade?

(Note que você demonstra conhecimento sobre a vaga mas, ao mesmo tempo, interesse nas particularidades da contratante).

  • Por que esta função está vaga hoje?

(Sempre com cuidado, para  não parecer apenas uma especulação sobre o que ocorreu com o antigo funcionário)

  • Tenho muito interesse em programas de capacitação e qualificação. A empresa dispõe de algum?

(Você pode até mencionar capacitações pelas quais já passou)

7 perguntas mais específicas que você também pode fazer antes de aceitar o emprego

Passadas essas questões mais genéricas, você pode ponderar outras dúvidas a respeito da forma de trabalho da organização – sempre a partir de uma perspectiva entusiasmada e interessada.

  • Vocês têm regime de metas?
  • Como vocês organizam a distribuição de tarefas?
  • Há alguma cultura de comunicação organizacional?

Outros questionamentos que “pegam bem” na entrevista de emprego são aqueles relacionados ao seu nível de conhecimento sobre o ramo de atividade da firma. Estude o segmento e apresente perguntas como:

  • Como vocês lidaram com a crise tal?
  • Hoje, os maiores concorrentes de vocês são X e Y? Que diferencial vocês consideram?

Por fim, se sentir clima favorável, traga a entrevista para o lado mais pessoal:

  • Como eu posso contribuir com vocês?
  • Que orientação você me daria para ‘entrar no clima’ da cultura organizacional da empresa?

Lembre-se: para tudo tem hora e jeito. Um recrutamento mais ortodoxo deixará poucas brechas para que você faça perguntas. Um processo mais arrojado e participativo, por outro lado, estimulará o diálogo. Isso você vai sentir nos primeiros minutos da entrevista de emprego ou até antes, dependendo do perfil da empresa: uma startup, por exemplo, dificilmente partirá para o interrogatório. 

Compreender como a empresa respondeu às suas questões é importante para que você defina se quer ou não trabalhar lá. Se a necessidade não for a primeira de suas motivações, é preciso sopesar se a firma oferece boas condições de trabalho, bem como uma relação transparente com o colaborador.

Ah, e não esqueça de responder a algumas questões para você mesmo: “eu tenho condições de ser feliz aqui?” e “eu sei fazer o que estão me pedindo?” são, sempre, duas questões cruciais para fazer diante do espelho.

Aqui no blog da Control iD você tem essas e outras orientações sobre o mercado de trabalho. Curta nossas publicações nas mídias sociais e acompanhe as publicações mais recentes.

Este post foi modificado em 20/08/2020

Share
Comentários

Posts Recentes

Relógio de ponto é obrigatório para empresas? Entenda o que diz a legislação

Nos últimos anos, o debate sobre a obrigatoriedade do relógio de ponto tem ganhado destaque entre empresários e gestores de…

26/04/2024

Recursos Humanos e Departamento Pessoal: Sinergia para maximizar o potencial humano

Em um mercado cada vez mais competitivo, os Recursos Humanos (RH) e Departamento Pessoal (DP) se destacam cada vez mais…

19/04/2024

iDFace da Control iD ganha prêmio de reconhecimento internacional da Security Industry Association

Na última quarta-feira 10/04/2024, o iDFace da Control iD foi o vencedor da ‘Premiação de novos produtos e soluções’ (SIA…

12/04/2024