10 perguntas para fazer antes de aceitar um emprego

10 perguntas para fazer antes de aceitar um emprego

As entrevistas de emprego há muito tempo deixaram de ser um interrogatório, em que o recrutador faz uma série de perguntas e o candidato à vaga apenas responde, sem qualquer interlocução. Processos de recrutamento mais modernos abrem margem para algum nível de diálogo, e é desejável que o interessado faça algumas perguntas para sondar se a vaga é mesmo para ele.

Especialistas afirmam que o ideal é perceber o “timing” certo para fazer os questionamentos – ou seja, deixar que o entrevistador conduza as perguntas e, quando encontrar a liberdade necessária, elaborar as questões. 

Em geral, o próprio recrutador abre margem para tal, ao levantar questões como “você tem alguma dúvida sobre a vaga?”, “você conhece nossa empresa?”, “o que você gostaria de saber sobre o cargo?”, entre outros sinais.

Essa sensibilidade é adquirida com o tempo e envolve um grande esforço de humildade e reconhecimento de que, naquele momento, você deve ouvir mais do que falar – no entanto, sem demonstrar falta de confiança ou apatia. 

É uma equação difícil de encontrar, mas em geral, como dissemos, o próprio recrutador abre margem para que você faça algumas perguntas.

E então, voltamos à dúvida inicial…

3 questões essenciais para fazer antes de aceitar um emprego

Sem rodeios, o candidato precisa perguntar sobre as expectativas da empresa quanto a sua contratação e sobre as características do cargo que pretende ocupar – bem como dos funcionários que o antecederam.

Lembre-se, tudo tem um jeito certo de falar, sem superestimar suas características e, ao mesmo tempo, sem cair na autossabotagem.

Algumas questões bastante pertinentes são as seguintes:

  • Conheço a função, porque já trabalhei nisso por XX anos na empresa X. No entanto, como ela é exercida aqui? Tem alguma particularidade?

(Note que você demonstra conhecimento sobre a vaga mas, ao mesmo tempo, interesse nas particularidades da contratante).

  •  Por que esta função está vaga hoje?

(Sempre com cuidado, para  não parecer apenas uma especulação sobre o que ocorreu com o antigo funcionário)

  • Tenho muito interesse em programas de capacitação e qualificação. A empresa dispõe de algum?

(Você pode até mencionar capacitações pelas quais já passou)

7 perguntas mais específicas que você também pode fazer antes de aceitar o emprego

Passadas essas questões mais genéricas, você pode ponderar outras dúvidas a respeito da forma de trabalho da organização – sempre a partir de uma perspectiva entusiasmada e interessada.

  • Vocês têm regime de metas?
  • Como vocês organizam a distribuição de tarefas?
  • Há alguma cultura de comunicação organizacional?

Outros questionamentos que “pegam bem” na entrevista de emprego são aqueles relacionados ao seu nível de conhecimento sobre o ramo de atividade da firma. Estude o segmento e apresente perguntas como:

  • Como vocês lidaram com a crise tal?
  • Hoje, os maiores concorrentes de vocês são X e Y? Que diferencial vocês consideram?

Por fim, se sentir clima favorável, traga a entrevista para o lado mais pessoal:

  • Como eu posso contribuir com vocês?
  • Que orientação você me daria para ‘entrar no clima’ da cultura organizacional da empresa?

Lembre-se: para tudo tem hora e jeito. Um recrutamento mais ortodoxo deixará poucas brechas para que você faça perguntas. Um processo mais arrojado e participativo, por outro lado, estimulará o diálogo. Isso você vai sentir nos primeiros minutos da entrevista de emprego ou até antes, dependendo do perfil da empresa: uma startup, por exemplo, dificilmente partirá para o interrogatório. 

Compreender como a empresa respondeu às suas questões é importante para que você defina se quer ou não trabalhar lá. Se a necessidade não for a primeira de suas motivações, é preciso sopesar se a firma oferece boas condições de trabalho, bem como uma relação transparente com o colaborador.

Ah, e não esqueça de responder a algumas questões para você mesmo: “eu tenho condições de ser feliz aqui?” e “eu sei fazer o que estão me pedindo?” são, sempre, duas questões cruciais para fazer diante do espelho.

Aqui no blog da Control iD você tem essas e outras orientações sobre o mercado de trabalho. Curta nossas publicações nas mídias sociais e acompanhe as publicações mais recentes.

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades