Como funciona o tratamento de ponto?

Como funciona o tratamento de ponto?

Quando o funcionário “bate o ponto” no relógio eletrônico, em geral não supõe que existe uma etapa posterior muito importante, de atribuição do Departamento Pessoal, que assegura o cumprimento das obrigações trabalhistas: é o tratamento de ponto, tarefa que costumava ocupar muito tempo e que agora está facilitada com o apoio de softwares de apuração.

Funciona assim: o colaborador registra seus horários de entrada e saída de expedientes e intervalos, e essas informações vão direto para o programa que consolida esses dados. Mas nem tudo é tão organizado assim: atrasos e esquecimentos são muito comuns, e o sistema precisa admitir qualquer marcação – uma vez que a empresa não pode promover registros automáticos de seus colaboradores.

É nessa hora que entra o tratamento: o preenchimento de informações faltantes ou a correção de marcações indevidas.

A portaria 1510/2009 do antigo Ministério do Trabalho e Emprego, que regulamenta o uso de relógios eletrônicos de ponto, traz as seguintes especificações sobre o tratamento de ponto:

Art. 12. O “Programa de Tratamento de Registro de Ponto” é o conjunto de rotinas informatizadas que tem por função tratar os dados relativos à marcação dos horários de entrada e saída, originários exclusivamente do AFD, gerando o relatório “Espelho de Ponto Eletrônico”, de acordo com o anexo II, o Arquivo Fonte de Dados Tratados – AFDT e Arquivo de Controle de Jornada para Efeitos Fiscais – ACJEF, de acordo com o Anexo I.

Parágrafo único. A função de tratamento dos dados se limitará a acrescentar informações para complementar eventuais omissões no registro de ponto ou indicar marcações indevidas.

Trata-se, portanto, de um procedimento de conferência e refinação dos dados indicados pelos próprios funcionários.

Antes dos softwares de apuração, essas inconsistências eram corrigidas de maneira particular e manual.

O RH conferia o evento extraordinário e depois se assegurava com o funcionário de que de fato houve atraso ou esquecimento. O profissional precisava assinar um Comunicado Interno solicitando a incorporação do dado correto a seu espelho de ponto e a correção era feita.

Com os softwares, o caminho está bem mais encurtado.

Primeiro, porque o gestor das informações recebe notificações a cada evento extraordinário, não só atrasos e faltas, como também horas-extras e outros acontecimentos relevantes na jornada do profissional.

Depois, porque a correção pode ser feita  de maneira automatizada, a partir de funções pré-estabelecidas que podem suprimir a marcação errada e incorporar o horário de trabalho correto na ficha do trabalhador, se for o caso.

O software, desta forma, não suprime o tratamento de ponto (erros continuam acontecendo), mas agiliza a forma como as marcações erradas e faltantes podem ser refinadas.

A distância e o processo de tratamento de ponto

Outra vantagem é que essas questões podem ser tratadas de maneira remota, uma vez que os registros dos profissionais são armazenados em nuvem, a partir das inserções no relógio ou do aplicativo.

A Control iD oferece o RHiD, solução inteligente que faz a apuração e o tratamento de ponto de maneira ágil, consistente e imune a fraudes. 

É possível ainda adicionar jornadas de trabalho complexas (feriados, turnos alternativos, etc.) para cada perfil profissional, além de programar notificações específicas que ajudam a conter o avanço das horas extras desnecessárias ou mapear casos crônicos de absenteísmo. 

Veja aqui outras vantagens do programa e melhore a forma como o tratamento de ponto é feito por aí.

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades