Dicas para proteção e segurança de dados dos funcionários

Dicas para proteção e segurança de dados dos funcionários

A segurança de dados dos funcionários é uma questão importante para todas as empresas. Com a crescente quantidade de informações que são coletadas e armazenadas digitalmente, é fundamental que as empresas tenham políticas robustas de segurança de dados para proteger a privacidade e a confidencialidade dos seus funcionários. Um dos principais sistemas que armazenam informações dos funcionários é o software de controle de ponto, por isso, neste post, forneceremos algumas dicas para garantir a segurança dos dados dos funcionários registrados no software.

1. Criptografia de dados 

Certifique-se de que o software utiliza criptografia para proteger os dados durante o trânsito e o armazenamento. Isso envolve o uso de protocolos seguros, como o padrão HTTPS, para criptografar as comunicações entre o cliente e o servidor, bem como o armazenamento dos dados em formato criptografado no servidor.

2. Permissão de usuários

 Implemente um sistema de controle de acesso que limite as permissões dos usuários de acordo com suas funções e responsabilidades. Os funcionários devem ter acesso apenas às informações necessárias para realizar suas tarefas, e as permissões devem ser revisadas e atualizadas regularmente, isso aumenta a segurança de dados do sistema.

3. Monitoramento e registro de atividades

Mantenha registros de atividades detalhados, registrando todas as ações realizadas pelos usuários dentro do software. Isso permite detectar comportamentos suspeitos ou atividades não autorizadas e fornecer uma trilha de auditoria em caso de investigações de segurança.

4. Backup e recuperação de dados

backup dados

Verifique se há um plano de backup regular para garantir que os dados estejam protegidos contra perda ou corrupção. Os backups devem ser armazenados em locais seguros e testados periodicamente para garantir sua integridade e eficácia.

5. Conformidade com regulamentos de privacidade

 Verifique se o software de controle de ponto está em conformidade com as regulamentações de privacidade de dados aplicáveis, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil. Certifique-se de que o provedor do software esteja comprometido com a proteção dos dados pessoais e forneça as garantias necessárias.

Lembrando que a segurança de dados requer esforço contínuo e  colaboração entre o fornecedor do software e a empresa cliente. Certifique-se de trabalhar em conjunto para garantir a segurança de dados adequada dos funcionários.

 

A revolucionária plataforma RHiD, desenvolvida pela Control iD, é um sistema completo que permite a apuração de ponto na nuvem. Utilizando os mais modernos conceitos de SaaS (Software as a Service), o sistema dispensa a instalação e o armazenamento de informações em computadores locais, pois todos os dados podem ser acessados através de um navegador ou utilizando o aplicativo para celular. A colaboração em tempo real entre gestores, funcionários e equipamentos oferece maior comodidade e liberdade para monitorar a frequência dos empregados. Além disso, as atualizações do software são automáticas e disponibilizadas rapidamente aos clientes, facilitando o atendimento às constantes evoluções das leis trabalhistas.

 

Banner Relógio de Ponto Control iD

    Comentários

    Cadastre-se e receba nossas novidades