Por que adquirir um Relógio Eletrônico de Ponto?

Por que adquirir um Relógio Eletrônico de Ponto?

Entre todas as ferramentas de controle de jornada disponíveis no mercado, o Relógio Eletrônico de Ponto (REP) tem se mostrado a principal maneira de registrar os horários de entrada e saída dos profissionais.

O equipamento afastou de vez as principais fraudes que ocorriam no registro de ponto de funcionários nos turnos de trabalho.

De quebra, também deu mais segurança para o próprio colaborador, uma vez que emite um comprovante com a hora certa registrada.

Para entender por que a aquisição de um relógio eletrônico de ponto é um investimento interessante para a empresa, elencamos aqui suas principais características e vantagens sobre os demais instrumentos de controle de jornada.

Relógio eletrônico de ponto: quais as vantagens?

Múltiplas formas de identificação

Você tem dúvidas sobre como o relógio eletrônico de ponto identifica seus colaboradores?

Há várias linhas de REP disponíveis no mercado, e em geral os equipamentos propõem múltiplas formas de identificação:

Quais são as formas de identificação do relógio eletrônico de ponto?

  • Biometria

Por meio das impressões digitais, o colaborador marca seus horários de entrada e saída de turnos de trabalho e intervalos;

  • Cartões de proximidade

Com a aproximação de cartões da leitora, o funcionário consegue ser identificado. E ainda, o cartão pode ser utilizado como crachás;

  • Cartões com códigos de barras

Aqui, o usuário “passa o cartão” e confirma seus horários de entrada e saída, também podendo utilizar o cartão como crachá personalizado.

  • Senhas

Utilizada de maneira principal ou complementar, a digitação de senhas também é um instrumento muito eficaz nos relógios eletrônicos de ponto.

Segurança e precisão no relógio eletrônico de ponto

O principal efeito direto da instalação de um relógio eletrônico de ponto é a melhoria definitiva nos processos de controle de jornada.

No entanto, há alguns efeitos indiretos importantes.

O mais notório é a sensação de segurança e respeito às regras que o relógio eletrônico de ponto traz.

O funcionário se sente respeitado ao ver seu horário controlado com rigor e, em contrapartida, passa a ser mais atento ao cumprimento de suas obrigações.

Os relógios manuais e cartográficos são imprecisos e sujeitos a fraudes, o que a médio prazo desmotiva o colaborador a seguir à risca seus horários de trabalho.

Associação com softwares de apuração

Relógio eletrônico de ponto: como foi a evolução?

Relógios manuais e cartográficos exigem uma segunda etapa de controle de jornadas, igualmente manual.

O Departamento Pessoal precisa levantar todos os horários e preencher planilhas de cada profissional.

No REP, os arquivos são associados com softwares de apuração de ponto, auxiliando na elaboração de espelhos de ponto de cada um dos trabalhadores.

Fácil instalação e interface intuitiva

Os relógios eletrônicos de ponto são de fácil instalação, demandam pouca ou nenhuma manutenção e têm interface amigável para os usuários.

Os funcionários fazem o cadastro uma única vez e depois apenas registram seus horários no dia a dia de trabalho.

Os equipamentos que atendem às normas técnicas possuem autonomia para algumas horas sem energia elétrica, para o caso de desabastecimento.

A Control iD oferece a linha completa de relógios eletrônicos de ponto, com equipamentos que fazem identificação por biometria, cartão de proximidade, código de barras e senhas – além  de acessórios e do software RHiD, que consolida as informações geradas no REP e ajuda na criação dos espelhos de ponto. Conheça a linha aqui.

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades