Saiba como você pode instalar corretamente seu relógio de ponto.
O relógio de ponto da sua empresa chegou? Então, agora é a hora de providenciar a instalação do equipamento, o que inclui a afixação na parede e a ligação na rede elétrica e de rede. Equipamentos mais modernos dispensam muitos requisitos e são instalados de maneira bem prática.
Não há necessidade de auxílio especializado para fazer a instalação, caso a empresa já disponha de eletricistas ou profissionais da manutenção em seu corpo de colaboradores. Caso contrário, a contratação de um técnico com essas habilidades por ser requerida para evitar incidentes.
Antes de tudo, é necessário escolher o melhor lugar para colocar o seu relógio de ponto, que precisa ficar em um local coberto e próximo ao ambiente de entrada e saída dos funcionários.
O relógio precisa ficar entre 1 metro e 1,8 metro do chão – nenhum outro objeto pode estar próximo do equipamento em até 20 centímetros das laterais (como mural de avisos, por exemplo).
O ideal é que o funcionário tenha acesso apenas ao display para colocar as digitais ou ao teclado numérico, sem contato direto com fios, cabos e fontes de alimentação.
Feito isso, passemos às especificidades de cada equipamento.
Os relógios de ponto da Control iD são os mais funcionais e com melhor custo-benefício do mercado. Seu design inteligente provê fácil instalação e requer poucos requisitos prévios para ser afixado.
Da rede elétrica, é exigida uma fonte de 9V e uma tomada de 110V ou 220V a 60Hz próxima ao equipamento. Recomenda-se que essa tomada seja de uso exclusivo do relógio, assim como uma revisão técnica prévia para evitar interferências, ruídos e instabilidades.
A fixação na parede é feita com a colocação de apenas quatro parafusos, correspondentes ao calibre dos furos no equipamento. O dispositivo não fica totalmente preso à parede – e sim separado a uma distância de 0,5 centímetro.
A alimentação é bivolt (110V ou 220V). No caso de conexão à fonte de alimentação (DC de 9V), é imperioso que a fonte externa não seja ligada ao mesmo tempo.
Já a conexão à rede da empresa é feita com um cabo RJ45 (interface Ethernet 10/100BaseT).
Para conectar o equipamento à rede, basta plugar o cabo ao conector TCP/IP.
Vale lembrar que a conexão é interrompida a cada marcação de jornada, de acordo com o que preconizam as normas que regulamentam o controle de jornadas.
Liderança
Há 14 anos no mercado, a Control iD tem liderança de participação nas vendas de relógio de ponto em todo o território nacional. Com mais de 10 modelos diferentes – que incluem todas as principais formas de identificação da atualidade (digitais, senhas, cartões de proximidade e código de barras), os equipamentos operam sem necessidade de grandes manutenções.
Os comprovantes são cortados com guilhotinas embutidas, evitando o congestionamento de papel e suprimindo a necessidade de corte manual por parte do funcionário.
Os equipamentos pesam menos de um quilo e, também por isso, são de fácil manejo e instalação.
Este post foi modificado em 25/09/2020
Com a consolidação do trabalho híbrido como modelo predominante em muitas empresas, surge um novo desafio para as áreas de…
Manter um sistema de controle de acesso eficiente vai muito além da instalação de equipamentos modernos ou do uso de…
Com o avanço do trabalho remoto, uma dúvida comum entre empresas e colaboradores é como deve ser feito o controle…
Comentários