A era do bater ponto no celular: como a tecnologia está transformando o registro de ponto

A era do bater ponto no celular: como a tecnologia está transformando o registro de ponto

Com o avanço da tecnologia, muitos processos empresariais têm passado por transformações significativas, e o registro de ponto não é exceção. A praticidade e conveniência dos aplicativos de ponto no celular vem evoluindo constantemente. Neste artigo, exploraremos como a tecnologia está revolucionando o registro de ponto e as vantagens que isso traz tanto para empresas quanto para funcionários.

1. Ideal para equipes em campo

Considere a possibilidade de adotar os registros de marcação em aplicativo somente para colaboradores que efetivamente cumpram sua jornada remotamente, seja em campo ou home office. Para os colaboradores lotados na empresa, a melhor solução ainda são os equipamentos REP-C – Convencionais, ou os modernos e compactos coletores de marcação. 

Muitas empresas têm dificuldades gerenciais para implantar soluções de aplicativos para colaboradores internos, com baixa adesão da equipe, muitas objeções e alegações de esquecimento, falta de costume, dentre outras.

A solução ideal para cada empresa deve ser avaliada de forma criteriosa, ponderando o perfil da equipe e as necessidades específicas de cada ambiente de trabalho.

2. Qual equipamento usar?

Embora a praticidade dos smartphones seja inegável, a utilização do equipamento do funcionário pode gerar diversos problemas, como necessidade de disponibilizar internet ou plano de dados, tratar situações de equipamentos obsoletos, dentre outras. A aquisição de tablet para esse fim pode se tornar um investimento elevado, com propensão a problemas de furtos e quebras.

3. Acessibilidade e flexibilidade

Um dos principais benefícios do bater ponto no celular é a acessibilidade e flexibilidade que oferece aos funcionários. Com um aplicativo de ponto instalado em seus smartphones, os colaboradores podem registrar o ponto de qualquer lugar, a qualquer momento. Isso é especialmente benéfico para profissionais que trabalham remotamente ou em campo, proporcionando maior liberdade e facilidade no controle de horas trabalhadas.

4. Praticidade e facilidade de uso

Aplicativos de ponto no celular são projetados para serem intuitivos e fáceis de usar. Os funcionários podem registrar o ponto com apenas alguns toques na tela, eliminando a necessidade de lidar com cartões físicos, relógios de ponto ou folhas de registro. Além disso, a automação dos cálculos de horas trabalhadas reduz erros e simplifica o processo de registro.

5. Precisão e registro em tempo real

Os aplicativos de ponto no celular oferecem precisão e registro em tempo real das horas trabalhadas. Ao registrar o ponto imediatamente após o início ou término da jornada, os funcionários garantem que os registros sejam precisos e atualizados. Isso ajuda a evitar erros de registro e proporciona uma visão clara das horas trabalhadas, facilitando a gestão de escalas e o cálculo de remuneração.

6. Geolocalização

 Muitos aplicativos de ponto no celular oferecem recursos de geolocalização, o que significa que é possível registrar o ponto com base na localização do funcionário. Isso garante uma maior precisão e autenticidade dos registros de ponto, pois é possível verificar se o colaborador estava no local de trabalho designado no momento da marcação.

7. Integração com outros sistemas

integração com sistemas

Os aplicativos de ponto no celular podem ser integrados a outros sistemas, como folha de pagamento e gestão de recursos humanos. Isso simplifica a transferência de dados, evitando a necessidade de inserção manual e reduzindo erros de registro. A integração também permite uma visão mais abrangente e centralizada dos dados relacionados aos funcionários, facilitando a tomada de decisões e o planejamento estratégico.

A era do bater ponto no celular está transformando a forma como as empresas registram as horas trabalhadas. A praticidade, precisão e flexibilidade proporcionadas pelos aplicativos de ponto no celular trazem benefícios tanto para empresas quanto para funcionários, promovendo uma cultura de trabalho mais moderna e conectada. Seja para profissionais remotos e equipes em campo, o bater ponto no celular é uma tendência que veio para ficar.

 

A plataforma RHiD, desenvolvida pela Control iD, é um sistema completo que permite a apuração de ponto na nuvem. Utilizando os mais modernos conceitos de SaaS (Software as a Service), o sistema dispensa a instalação e o armazenamento de informações em computadores locais, pois todos os dados podem ser acessados através de um navegador ou utilizando o aplicativo para celular. 

A colaboração em tempo real entre gestores, funcionários e equipamentos oferece maior comodidade e liberdade para monitorar a frequência dos empregados. Além disso, as atualizações do software são automáticas e disponibilizadas rapidamente aos clientes, que facilita o atendimento às constantes evoluções das leis trabalhistas.

 

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades