Ponto mobile: como funciona?

Ponto mobile: como funciona?

O controle de ponto fora das dependências da empresa é a principal funcionalidade do ponto mobile. Como funciona o ponto mobile?

Esse é o tema do nosso post, que vai abordar ainda as principais regras para o registro remoto de jornadas.

Quais as regras de uso do ponto mobile?

Desde 2011, a possibilidade de controlar o horário de trabalho dos profissionais de maneira alternativa é normatizada no país.

A portaria 373/2011 deixa expresso que a empresa pode criar instrumentos de acompanhamento das marcações dos profissionais, mesmo que os trabalhadores não estejam na sede da empresa.

A portaria abriu caminho para a regulamentação de uma realidade cada vez mais comum: empregados em home office ou que precisam executar suas funções em vários lugares, como os representantes comerciais.

Basicamente, a empresa providencia um sistema interno, um programa e/ou um aplicativo que permite o registro remoto das entradas e saídas de turnos de trabalho ou dos intervalos.

As regras e restrições por parte do empregador são muito parecidas com aquelas já adotadas nos relógios eletrônicos de ponto. Diz a portaria:

Art. 3º Os sistemas alternativos eletrônicos não devem admitir:

I – restrições à marcação do ponto;

II – marcação automática do ponto;

III – exigência de autorização prévia para marcação de sobrejornada; e

IV – a alteração ou eliminação dos dados registrados pelo empregado.

Em outros termos, a empresa não pode programar marcações, alterar o que o profissional marcou e nem dissuadi-lo de marcar suas horas extras.

Esclarecidos os aspectos legais, passamos à forma como o ponto mobile funciona tanto para o empregado quanto para o empregador.

Como o ponto mobile funciona para o trabalhador?

Como o trabalhador pode usar o ponto mobile?

O empregado baixa o aplicativo em seu dispositivo móvel.

Esse programa é gratuito para o funcionário e o trabalhador precisa ser orientado sobre como utilizá-lo.

Em todos os horários em que for fazer a marcação, o empregado entra no sistema e registra seu ponto.

Para evitar que trabalhadores mal-intencionados registrem os horários em locais inadequados, é estabelecida uma cerca geográfica, que se vale do dispositivo de geolocalização.

Apenas dentro dessa área é permitida a marcação. Outra possibilidade é a adoção do reconhecimento facial, que garante que o usuário é a pessoa certa.

Como o ponto mobile funciona para a empresa?

Como empresas usam o ponto mobile?

As configurações de jornada são previamente cadastradas e esse sistema é alimentado com os dados gerados pelos empregados.

Qualquer evento extraordinário, como marcação fora da cerca geográfica ou horas extras, gera uma notificação para o RH buscar esclarecimentos.

O software deve ser intuitivo e funcionar de maneira harmônica com os demais instrumentos de controle de jornada, como os relógios eletrônicos de ponto que possam existir na empresa para aqueles profissionais que atuam presencialmente.

O software mais indicado para o ponto mobile é o RHiD, desenvolvido pela Control iD. 

Do lado do RH, o programa se mostra um robusto sistema integrado de configuração de jornadas simples e complexas, apuração de ponto dos REPs e remotos e geração de espelho de ponto.

Para o funcionário, o módulo mobile é um eficiente e prático aplicativo de marcação de pontos de maneira rápida e precisa.

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades