Entenda como funciona a apuração de ponto em nuvem.
Funcionários mais experientes da área de Recursos Humanos já estão acostumados. Todos os meses, por volta do dia 20, é hora de levantar todos os espelhos de ponto dos colaboradores e elaborar suas folhas de pagamento – a fim de encaminhar ao Departamento Financeiro e garantir os salários dos colaboradores no quinto dia útil.
Parte desse processo já é automatizada há bastante tempo, mas a apuração ainda envolve alguma intermediação humana, o que pode provocar erros e atrasos em cálculos.
Para o colaborador, poucas coisas são mais desagradáveis do que ter que se dirigir ao Departamento Pessoal para dizer que as contas de seus vencimentos estão errados – normalmente aqueles derivados de horas-extras.
Pois esse estágio tão importante da rotina da empresa que ganhou um aliado de peso: são os softwares de apuração de ponto, sistemas que agregam dados produzidos nos relógios eletrônicos de ponto ou nos dispositivos mobile dos colaboradores e auxiliam nessa apuração.
Por meio dessas soluções, o RH tem as seguintes facilidades:
A principal vantagem, no entanto, é a possibilidade de fazer a apuração de ponto em nuvem, gerenciando os dados remotamente e arquivando as informações de maneira segura, sem ocupar espaço nos computadores da empresa.
Baseado no conceito de Software as a Service (SaaS), o RHiD, programa desenvolvido pela Control iD, está sintonizado com as demandas do RH.
O software atua nas duas pontas. Uma deles, de apuração de ponto, auxilia o Departamento Pessoal na consolidação das informações sobre horários de entrada e saída de todo o pessoal da empresa.
A outra ponta é o ponto mobile: o funcionário baixa o app em seu dispositivo móvel e pode marcar seus horários em qualquer lugar. O sistema, permitido desde 2011 pela portaria 373 do antigo Ministério do Trabalho e Emprego, é ideal para servidores em trabalho remoto ou que eventualmente precisam estar fora da sede da empresa.
As informações geradas no app mobile alimentam instantaneamente o software de apuração de ponto.
No entanto, se a empresa adota o método convencional de registro de ponto, feito pelos relógios eletrônicos, não há problema algum. A linha de relógios da Control iD, líder no Brasil, é totalmente compatível com as especificações do RHiD.
O software possui uma interface amigável e um sistema preciso e intuitivo de gestão dos dados.
Com este aliado no RH da empresa, o departamento passa a se ocupar de funções mais importantes, como o gerenciamento do eventos extraordinários que envolvem os funcionários e a administração competente dos ambientes de trabalho.
Conheça melhor o RHiD e entenda por que sua empresa só tem a ganhar com um software de apuração de ponto em nuvem.
Com a consolidação do trabalho híbrido como modelo predominante em muitas empresas, surge um novo desafio para as áreas de…
Manter um sistema de controle de acesso eficiente vai muito além da instalação de equipamentos modernos ou do uso de…
Com o avanço do trabalho remoto, uma dúvida comum entre empresas e colaboradores é como deve ser feito o controle…
Comentários