Como funciona a apuração de ponto em nuvem?

Como funciona a apuração de ponto em nuvem?

Funcionários mais experientes da área de Recursos Humanos já estão acostumados. Todos os meses, por volta do dia 20, é hora de levantar todos os espelhos de ponto dos colaboradores e elaborar suas folhas de pagamento – a fim de encaminhar ao Departamento Financeiro e garantir os salários dos colaboradores no quinto dia útil. 

Parte desse processo já é automatizada há bastante tempo, mas a apuração ainda envolve alguma intermediação humana, o que pode provocar erros e atrasos em cálculos.

Para o colaborador, poucas coisas são mais desagradáveis do que ter que se dirigir ao Departamento Pessoal para dizer que as contas de seus vencimentos estão errados – normalmente aqueles derivados de horas-extras.

Pois esse estágio tão importante da rotina da empresa que ganhou um aliado de peso: são os softwares de apuração de ponto, sistemas que agregam dados produzidos nos relógios eletrônicos de ponto ou nos dispositivos mobile dos colaboradores e auxiliam nessa apuração.

Benefícios dos softwares de apuração de ponto

Por meio dessas soluções, o RH tem as seguintes facilidades:

  • Gerenciamento de horários de cada funcionário;
  • Criação de jornadas complexas (turnos estendidos, jornadas 12×36, madrugadas, feriados, domingos, etc.);
  • Administração simultânea de todos os usuários;
  • Cálculos de banco de horas;
  • Relatórios customizáveis;
  • Geração de arquivos para os sistemas de folha de pagamento;
  • Sincronização com relógios eletrônicos de ponto.

A principal vantagem, no entanto, é a possibilidade de fazer a apuração de ponto em nuvem, gerenciando os dados remotamente e arquivando as informações de maneira segura, sem ocupar espaço nos computadores da empresa.

Baseado no conceito de Software as a Service (SaaS), o RHiD, programa desenvolvido pela Control iD, está sintonizado com as demandas do RH.

O software atua nas duas pontas. Uma deles, de apuração de ponto, auxilia o Departamento Pessoal na consolidação das informações sobre horários de entrada e saída de todo o pessoal da empresa.

A outra ponta é o ponto mobile: o funcionário baixa o app em seu dispositivo móvel e pode marcar seus horários em qualquer lugar. O sistema, permitido desde 2011 pela portaria 373 do antigo Ministério do Trabalho e Emprego, é ideal para servidores em trabalho remoto ou que eventualmente precisam estar fora da sede da empresa. 

As informações geradas no app mobile alimentam instantaneamente o software de apuração de ponto.

No entanto, se a empresa adota o método convencional de registro de ponto, feito pelos relógios eletrônicos, não há problema algum. A linha de relógios da Control iD, líder no Brasil, é totalmente compatível com as especificações do RHiD.

O software possui uma interface amigável e um sistema preciso e intuitivo de gestão dos dados. 

Com este aliado no RH da empresa, o departamento passa a se ocupar de funções mais importantes, como o gerenciamento do eventos extraordinários que envolvem os funcionários e a administração competente dos ambientes de trabalho.

Conheça melhor o RHiD e entenda por que sua empresa só tem a ganhar com um software de apuração de ponto em nuvem. 

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades