Qual o melhor relógio eletrônico para a pequena empresa?

Qual o melhor relógio eletrônico para a pequena empresa?

Pela legislação brasileira, empresas com 20 funcionários ou mais precisam providenciar mecanismos de controle de jornada.

No entanto, é recomendável que até as firmas menores adotem esse sistema. Mas, qual o melhor relógio eletrônico de ponto para a pequena empresa?

Antes de mais nada, é preciso entender porque uma empresa menor precisa controlar os horários de seus empregados.

O controle de jornada é um dos principais sinônimos da segurança jurídica no ambiente de trabalho.

Relógio eletrônico: Pessoa segurando relógio sobre pequenos bonecos de madeira.

Sem esse instrumento, o cumprimento das horas dos colaboradores ficará desguarnecido, restando a empregados e empregadores confiarem em absoluto uns nos outros. 

Isso pode até funcionar em um contexto de bom relacionamento, mas pode se perder caso haja algum contratempo nessa relação trabalhista.

Em caso de ação judicial, prevalecerá a versão do empregado sobre as horas executadas.

Ou seja, se o trabalhador reivindicar horas extras que não foram feitas, caberá ao empregador comprovar que elas não existiram.

Mas as vantagens do controle de ponto não se resumem às questões jurídicas.

A empresa que garante instrumentos de garantia da disciplina dá mais seriedade para o ambiente de trabalho, o que tende a dar bons resultados na produtividade da equipe.

Ao contrário do que se supõe, o excesso de liberalidade não traz bons resultados, e sim provoca em médio prazo uma sensação de desleixo, pouco caso com a equipe.

Na prática, isso favorece os atrasos e as faltas.

É por isso que até as empresas menores deveriam instalar um relógio eletrônico de ponto (REP) em suas dependências. E não custa caro! O mercado oferece várias opções mais enxutas e igualmente eficientes.

Mas qual o melhor Relógio Eletrônico de Ponto?

Relógio eletrônico: Mulher com dúvida sobre qual é o melhor REP

O ideal é que a empresa eleja um relógio eletrônico de ponto que reúna as seguintes características:

  • Bons mecanismos de identificação da equipe;
  • Emissão de comprovantes (uma exigência legal);
  • Equipamento intuitivo;
  • Sincronização com o software de apuração de ponto;

Entre todas as ferramentas disponíveis, a mais indicada é a identificação biométrica, que faz a leitura das impressões digitais.

Esse método já está amplamente disseminado no dia a dia dos cidadãos, quer seja nos instrumentos de controle de acesso, quer seja no cadastro para emissão de documentos digitais.

Por conta disso, todos já estão amplamente familiarizados com essa tecnologia e não precisarão passar por treinamentos longos antes de iniciar o processo.

A biometria, como se sabe, se vale de características únicas do ser humano, o que também dificulta ao máximo as tentativas de fraude. O processo de cadastro inicial é muito fácil.

Acompanhado de um profissional do RH ou da administração da empresa, o colaborador registra um ou mais dedos e também pode cadastrar uma senha numérica que poderá ser utilizada de maneira complementar.

Caso a leitura dos dedos falhe por algum motivo – o que pode ocorrer por conta de um machucado ou desgaste nos dedos – a senha é uma boa alternativa.

E qual o melhor Relógio Eletrônico de Ponto biométrico?

Relógio eletrônico: Pessoa usando biometria

O iDClass Bio, desenvolvido pela Control iD, é um equipamento compacto e funcional, muito indicado para empresas de todos os portes.

O dispositivo funciona com identificação biométrica e senhas, mecanismo impressor térmico de alta velocidade (guilhotina de alta performance), capacidade para bobina de até 400 metros, display de 2,4’’ e capacidade para até 15 mil digitais.

Isso significa que, se a empresa crescer, não será necessário trocar o REP.

Além disso, o relógio cumpre todas as exigências legais e normas técnicas, e possui assistência técnica/suporte especializado de prontidão para ajudar o Departamento Pessoal da empresa caso seja necessário.

Associado ao RHiD, programa de apuração de ponto de Control iD, o controle de jornadas de sua firma vai passar por uma revolução de procedimentos, garantindo maior confiabilidade em um momento tão importante na rotina da empresa: a chegada e a saída de seus colaboradores.

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades