Qual a melhor folha de ponto para sua empresa?

Qual a melhor folha de ponto para sua empresa?

A folha de ponto é um documento que traz todos os horários trabalhados no mês por cada colaborador.

É uma consequência direta do controle de jornadas – uma obrigação para todas as empresas que possuem 20 funcionários ou mais.

Ao término daquele mês, a empresa precisa expor a folha de ponto para o colaborador, que a valida e assina.

O documento fica em poder da empresa durante todo o período em que o trabalhador estiver lá e cinco anos depois de sua eventual demissão.

Se o funcionário pedir, tem direito a ficar com uma cópia do documento. Algumas empresas já fornecem essa comprovação espontaneamente.

Mas afinal de contas, qual a melhor folha de ponto para a empresa?

A elaboração deste documento está intimamente ligada à forma como o registro de ponto é feito.

Por isso, vamos às três maneiras mais comuns de apresentação desse documento:

Folha de ponto manual

Nos registros de ponto manuais, o funcionário assina seu nome e marca os horários de entrada e saída em um caderno ou livro de ponto.

Esse material é consolidado diariamente no RH, que representa a folha de ponto na forma de um espelho daquela planilha no final do mês.

O trabalhador, que já rubricou seu nome em todos os dias, agora assina novamente seus horários na tabela compilada.

O sistema é adotado em escolas e outros ambientes descentralizados da unidade a que o profissional está vinculado (Diretoria de Ensino, por exemplo) ou em empresas muito pequenas.

O modelo é considerado muito anacrônico e sujeito a fraudes, porque alguém pode facilmente fazer a marcação por um colega.

Folha de ponto manual: como funciona?

Folha de ponto do relógio cartográfico

No relógio de ponto cartográfico, o profissional marca seus horários diariamente por meio de um cartão inserido em uma máquina registradora.

Esse dispositivo marca o horário de entrada e saída em um papel acartonado, que normalmente fica exposto em um escaninho ao lado da máquina.

Em modelos mais antigos, o cartão é apenas perfurado pelo relógio.

O responsável do RH, ao final do mês, elabora manualmente ou no computador todos os horários de entrada e saída, a partir das marcações dos cartões.

Esse processo é mais seguro que a folha de ponto manual, mas também está sujeito a falhas.

Folha de ponto com relógio cartográfico: como funciona?

Folha de ponto digital

Falamos agora do sistema mais moderno de elaboração da folha de ponto.

Na ponta inicial estão os relógios eletrônicos de pontoequipamentos homologados pela Secretaria Especial do Trabalho e que emitem comprovantes com os horários trabalhados para cada profissional.

Os REPs possuem uma memória interna, e os dados podem ser acessados pelo RH ou em eventuais auditorias.

Ao final do expediente ou no período em que o Departamento Pessoal julgar conveniente, essas informações são lançadas no software de apuração de ponto, que lança os dados na planilha pré-programada de cada profissional.

Isso auxilia não apenas na consolidação dos horários, como também nos cálculos de horas extras e outros eventos extraordinários.

A folha digital pode ser enviada por email ou impressa, se a empresa ou o trabalhador julgarem necessário.

O software também ajuda em outra questão: na apuração do ponto mobile – marcação feita por aplicativo pelos profissionais em home office ou que trabalham fora do ambiente da empresa.

Como funciona a folha de ponto da Control ID?

Como vimos, a folha de ponto digital está sintonizada não apenas com as regras trabalhistas, mas com as dinâmicas de um mundo em constante evolução.

E a Control iD tem os melhores relógios de ponto do mercado, com equipamentos que fazem a identificação por biometria, cartão de proximidade, códigos de barras e digitação de senhas.

O RHiD, por sua vez, tem a melhor interface para fazer a apuração de ponto, além do módulo mobile para marcações remotas.

Conheça aqui toda a linha e faça uma cotação.

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades