Apagão? Veja o que fazer com os relógios de ponto

Apagão? Veja o que fazer com os relógios de ponto

A falta de energia elétrica, ainda que momentânea, traz uma série de transtornos para o ambiente da empresa. Um deles se refere ao controle de jornadas dos trabalhadores, uma vez que os relógios de ponto eletrônicos são ligados à rede elétrica. 

De acordo com a portaria 1510/2009, do antigo Ministério do Trabalho e Emprego, o dispositivo precisa ter um relógio interno de tempo real com precisão mínima de um minuto por ano, com capacidade de funcionamento ininterrupto por um período de 1.440 horas na ausência de energia elétrica de alimentação – o que equivale a 60 dias de autonomia.

Isso não significa necessariamente que o controlador de ponto precisa funcionar durante todo este período – o que obrigaria todas as empresas do país a dispor de um gerador próprio – e sim que o relógio interno para controle dos dados não pode simplesmente parar de funcionar antes deste prazo.

Ainda assim, é indicado que os relógios de ponto disponham de um no-break interno que suporte o funcionamento durante algum período.

Isso evita que o controle de jornadas seja comprometido ou que os funcionários fiquem sem saber o que fazer para marcar seus horários de entrada e saída. Indústrias e outras empresas que trabalham 24 horas por dia não possuem funcionários do Departamento Pessoal à disposição o tempo todo – um desabastecimento no meio da madrugada pode prejudicar a marcação de um turno inteiro.

Se a falta de energia durar mais tempo, a empresa precisará providenciar um método temporário de controle de jornadas. Essa responsabilidade é do empregador, e não do empregado: se a jornada não for controlada, prevalece o período de trabalho informado no contrato de trabalho.

O controle manual pode ser essa alternativa provisória: um caderno de registros com o nome da empresa, os dados de todos os funcionários e uma planilha para marcação dos horários de entrada e saída. Mas, como se sabe, o sistema manual é bastante rudimentar e sujeito a fraudes.

Fique seguro com os relógios de ponto da Control iD

Os relógios de ponto da Control iD – empresa 100% nacional com presença em outros 15 países – possuem como item adicional um no-break de última geração, com autonomia de quatro horas em caso de desabastecimento. Trata-se de um período bastante aconselhável e que dificilmente será superado em caso de falta de energia elétrica.

Além disso, os dispositivos têm uma série de outras características bastante importantes: identificação feita por vários métodos (biometria, senha, cartão de proximidade, código de barras), impressão automática de comprovantes, interface amigável, controle remoto dos dados por meio do software de apuração de ponto e o software de ponto mobile.

Com suporte destes dispositivos, sua empresa estará cumprindo a legislação e controlando a jornada de trabalho dos colaboradores com o que há de mais arrojado no mercado de relógios de ponto eletrônicos na atualidade.

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades