Confira como cadastrar código de barras no REP

Confira como cadastrar código de barras no REP

Entre as soluções para identificação de profissionais no registro de ponto está o cartão com código de barras. Considerado seguro e funcional, o modelo permite que o profissional seja identificado em dois momentos: na entrada e saída da empresa e nos intervalos, para fins de registro de jornada, e por meio da personalização do próprio cartão, que pode funcionar como um crachá. 

Para cadastrar novos usuários, basta seguir as orientações abaixo, extraídas do manual do iD Class Bio Barras, dispositivo da Control iD ideal para a identificação por código de barras e senhas:

  • O profissional do RH que possui a habilitação de administrador do relógio clica em “NOVO” e cadastra o nome completo do trabalhador e o número do PIS – esses dados constarão no comprovante que é entregue ao funcionário após o registro de ponto. O PIS deve ser digitado com bastante cuidado.
  • Em seguida, o administrador clica no ícone de cadastro de cartão de código de barras.
  • Na tela, aparecerá a mensagem “Aproxime o Cartão”.
  • O administrador então passa o cartão no leitor localizado ao lado direito do relógio.
  • Pronto! O cartão está associado ao nome do trabalho e a mensagem “cartão de barras cadastrado com sucesso” vai aparecer.
  • Caso o cartão já tenha sido registrado, aparecerá o alerta “cartão já cadastrado”.

Seguidos esses passos, os trabalhadores já podem registrar seus horários usando os cartões com código de barras.

Não há nenhuma recomendação especial para manter a integridade do cartão, a não ser mantê-lo em segurança em um local seco e limpo.

Para passar o cartão, o importante é seguir a regra da “velocidade constante”. Ou seja, não se deve começar a passá-lo muito lentamente e depois acelerar ou vice-versa. O ideal é passá-lo de uma vez, na mesma velocidade, nem muito rápido e nem muito devagar.

Especificações do uso de cartões com código de barras

Os relógios da Control iD são compatíveis com cartões de barras com a especificação do Código 39 (2 de 5 e 2 de 5 entrelaçado). Após adquirir os objetos, a empresa pode ainda personalizá-los, se tiver interesse em “transformá-los” também em crachás.

Os dispositivos ainda permitem outras formas de identificação, por meio de senhas, cartão de proximidade ou biometria, dependendo do modelo.

A vantagem dessa multifuncionalidade é que a empresa pode optar por outros modos de identificar seus profissionais – na falta do cartão, o trabalhador digita a senha ou cartão .

Para incluir esses dados, o procedimento é o mesmo.

Para novos funcionários, basta que o administrador clique em “NOVO”, informe os dados do profissional e em seguida cadastre cartões, digitais e senhas, se for o caso.

Para funcionários que já estão no quadro, basta que o administrador digite o PIS ou procure pelo nome do trabalhador no relógio e edite as informações, acrescentando os novos códigos.

O painel de controle dos relógios da Control iD é bastante intuitivo, de modo que o responsável pelo cadastro dos profissionais tem bastante facilidade em lidar com sua interface e as principais funcionalidades. Confira mais detalhes deste e de outros relógios eletrônicos de ponto da Control iD.

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades