Quais os benefícios do controle de jornadas para os funcionários?

Quais os benefícios do controle de jornadas para os funcionários?

Muita gente pensa que o controle de jornadas dos profissionais é um recurso que preserva apenas a empresa – afinal de contas, com a comprovação da jornada cumprida do colaborador, não há razões para o ajuizamento de ações trabalhistas. Esse é um pensamento bastante antiquado que não leva em conta um fator muito importante: o controle de jornadas também traz benefícios para o trabalhador.

A lógica do controle de jornadas é justamente disponibilizar informações relevantes para empregados e empregadores, transmitindo segurança para as relações de trabalho.

controle de jornadas vantagens

Com a adoção dos relógios eletrônicos de ponto, regulamentados pela portaria 1510/2009, o registro de horário dos profissionais se tornou ainda mais confiável, apresentando vantagens para os colaboradores.

Vantagens do controle de jornadas para funcionários

1. Emissão de comprovantes

Pela portaria, os REPs precisam disponibilizar comprovantes para os funcionários. A cada marcação de horário de entrada e saída de turnos de trabalho ou de intervalos, um comprovante de marcação é emitido de maneira automática. O colaborador pode guardar este registro para si e conferir depois com o espelho de ponto.

2. Sensação de segurança

Trabalhar em um lugar que zela pelo cumprimento de direitos dos colaboradores traz satisfação profissional, o que tende a ser revertido em maior profissionalismo e comprometimento. Empresas muito displicentes desestimulam o cumprimento de metas e a excelência.

3. Atenção aos eventos extraordinários

Horas-extras, trabalho em domingos e feriados, hora noturna… Tudo isso fica registrado no relógio eletrônico de ponto. Sem um controle de jornadas eficiente, essas marcações dependeriam de registros manuais e cartográficos, sujeitos a erros humanos. 

4. Conferência a qualquer tempo

Por lei, o funcionário pode solicitar um espelho de ponto com os registros feitos naquele mês. Com isso, consegue bater com seus comprovantes ou ver se houve falhas no lançamento da folha de pagamento.

5. Organização do tempo

O controle de jornadas condiciona o trabalhador a organizar seus turnos de trabalho, respeitar os intervalos entre as jornadas e evitar horas extras desnecessárias. Trata-se de um aliado de primeira hora para a disciplina no ambiente de trabalho e para a organização das metas diárias, semanais e mensais.

6. Assiduidade

Relacionada aos tópicos anteriores, a assiduidade é estimulada por um bom sistema de controle de jornadas.

Sem esse recurso, o absenteísmo – as faltas desnecessárias e recorrentes – tende a se tornar um fenômeno quase irreversível no ambiente empresarial. 

Lembre-se: o controle de jornadas é um recurso importante para patrões e empregados, previsto em lei, e que pode ser gerido de maneira segura e eficiente.

A Control iD é a principal aliada das empresas neste quesito, por meio de soluções inovadoras e que atendem a todas as obrigações legais e técnicas: relógios eletrônicos de ponto, acessórios, softwares de apuração de ponto e ponto mobile. Conheça toda a linha, cumpra a legislação e institua o rigor com os horários de trabalho dentro de sua empresa.

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades