Como adaptar o controle de ponto para vendedores e funcionários externos?

Como adaptar o controle de ponto para vendedores e funcionários externos?

Engana-se quem acha que apenas os funcionários em home office precisam adaptar o controle de ponto.

Na verdade, as empresas que possuem funcionários que atuam fora do ambiente da firma também devem pensar em como controlar o ponto dos colaboradores externos.

É um erro pensar que trabalhadores externos não controlam ponto.

Adaptar o controle de ponto: como registrar pelo celular?

A CLT, revista pela Lei da Liberdade Econômica, é bem clara ao exigir que as empresas com 20 ou mais profissionais registrados adotem instrumentos de controle de horários de entrada e saída.

A própria carta trabalhista estabelece que uma das exceções é quando há incompatibilidades de horário que impeçam o trabalhador de marcar seu ponto. 

Caso a atividade fosse essencialmente externa – caso de representantes comerciais e vendedores externos, por exemplo – a exigência cairia por terra.

Tudo isso fazia muito sentido quando não havia nenhuma outra forma de controlar os horários dos colaboradores.

Desde 2011, contudo, o antigo Ministério do Trabalho permitiu a adoção de meios alternativos para fazer essa verificação

Se tornou possível adaptar o controle de ponto!

A medida abriu caminho, entre outras saídas, para o ponto mobile: por meio de um programa de computador ou por um aplicativo fornecido pela empresa, o trabalhador consegue marcar seu ponto onde quer que ele esteja.

Uma forma de adaptar o controle de ponto.

A adoção dessa ferramenta é um instrumento que traz mais segurança para as relações de trabalho, mesmo nos casos em que os trabalhadores não se encontram em atividades presenciais.

Ponto mobile pode ser uma forma de adaptar o controle de ponto?

Como funciona o ponto mobile para adaptar o controle de ponto?

O ponto mobile é um instrumento muito simples de ser operacionalizado tanto pela empresa, por meio do RH, quanto pelos colaboradores.

Uma forma prática de adaptar o controle de ponto.

Atualmente, quase todo mundo está muito familiarizado com os aplicativos de celular, e os apps mais intuitivos conseguem ser manipulados facilmente com apenas alguns cliques.

O software RHiD, da Control iD, é um programa de apuração de ponto que atua em duas frentes.

Para o controle convencional de jornadas, o RHiD configura as jornadas de trabalho dos funcionários e consolida com as informações geradas nos relógios eletrônicos de ponto (REP).

Para o controle remoto de jornadas, o RHiD também configura as jornadas de trabalho e recebe os dados gerados pelos funcionários – só que desta vez a partir de seus computadores ou telefones celulares.

O colaborador baixa gratuitamente o app em seu celular e consegue fazer as marcações de todos seus horários: entrada e saída de turnos e de intervalos, por exemplo.

Adaptar o controle de ponto: registro de ponto pelo celular

Para evitar fraudes, é possível estabelecer uma cerca geográfica fora da qual o profissional não consegue marcar seus horários.

Isso evita que ele esteja em um lugar que não pertença a seu escopo original de atuação profissional.

O reconhecimento facial também se mostra um importante aliado na identificação dos trabalhadores.

Sistemas de alertas e notificações avisam sobre eventos extraordinários e ajudam o RH a preparar o registro de ponto de cada colaborador – mesmo que parte do time esteja presencialmente, e a outra parte esteja fora do local de trabalho.

Com o avanço do home office a partir de 2020, estima-se que em torno de 8 milhões de brasileiros estejam nessa condição.

A possibilidade de marcar as jornadas de modo remoto, e adaptar o controle de ponto, abriu mais uma frente de controle de horários.

Como forma de evitar ações trabalhistas e incorporar mais segurança às relações de trabalho.

Conheça aqui mais detalhes do RHiD, o software de apuração de ponto com módulo para ponto mobile exclusivo da Control iD.

E aproveite para ver também a linha de relógios de ponto mais completa do mercado, com tecnologia 100% nacional. 

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades