Impressoras fiscais e impressoras não-fiscais: quais as diferenças?

Impressoras fiscais e impressoras não-fiscais: quais as diferenças?

Na hora de encerrar a compra do consumidor, dois equipamentos muito importantes entram em cena: são as impressoras fiscais e as impressoras térmicas não-fiscais. Os dispositivos apresentam especificações e funcionalidades diferentes, e neste post buscamos esclarecer quais são elas.

Impressoras fiscais

As impressoras fiscais (ou Emissor de Cupom Fiscal – o famosos ECF) são responsáveis pela emissão de cupons fiscais – documento equivalente à nota fiscal.

O cupom fiscal é um documento que comprova a comercialização de um produto, algo importante para vendedor e comprador. Além disso, esse cupom também detalha a relação de impostos e tributos embutidos na venda, o que dá mais transparência à transação e informa ao Fisco o papel de cada contribuinte no pagamento deste compromisso.

Cupom x nota fiscal

A grande diferença entre o cupom e a nota fiscal é que o primeiro é emitido por aquelas empresas que tenham atendimento ao público e/ou fazem vendas ao consumidor final de maneira direta.

Portanto, as impressoras fiscais ou Emissor de Cupom Fiscal (ECF) são os equipamentos responsáveis pela emissão de cupons fiscais.

Ocorre que, por uma questão de modernização dos dispositivos e facilitação tributária, aos poucos esses equipamentos estão sendo substituídos.

No Estado de São Paulo, por exemplo, os ECFs sairiam de cena em 2019 – e agora devem deixar os estabelecimentos em 2020 – a prorrogação foi permitida em função da pandemia de coronavírus.

Em seu lugar entraram o Sat Fiscal e a impressora térmica não-fiscal.

O Sat Fiscal poupa o trabalho do varejista, ao informar de maneira periódica e automática todos os lançamentos feitos no estabelecimento, evitando a necessidade de transmissão de dados para a Secretaria de Estado da Fazenda.

Mas… E para o consumidor, o que muda?

Praticamente nada. O cliente continua recebendo o documento que atesta a venda, desta vez emitido pela impressora térmica não-fiscal.

Impressoras fiscais x impressoras não-fiscais

Mais moderna e barata e bem menor que a impressora fiscal, a impressora não-fiscal emite o comprovante da venda e também pode imprimir outros documentos: senhas para controle de filas e atendimento, pedidos para cozinha, lançamento para o estoque, tíquetes de estacionamento, entre outros papéis. 

A Control iD desenvolve e fabrica equipamentos que complementam sua automação fiscal, com foco no Sat Fiscal (sintonizado com todas as exigências do Fisco Paulista) e nas impressoras térmicas não-fiscais.

Com softwares embarcados e possibilidade de tela touch screen, os equipamentos não precisam de manutenção periódica e podem estar acoplados com outros dispositivos e sistemas do estabelecimento pela internet, bluetooth, ethernet e cabo USB. 

Agora que você já entendeu a diferença básica entre os dois equipamentos, faça já uma cotação de impressora não-fiscal por aqui. 

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades