Entenda a relação entre home office e excesso de trabalho

Entenda a relação entre home office e excesso de trabalho

Quase oito milhões de brasileiros seguem trabalhando em home office, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É um contingente muito grande de pessoas e parte deste pessoal deve continuar trabalhando em casa, mesmo depois da pandemia de coronavírus.

Não há consenso se o home office é positivo ou negativo para as relações de trabalho e para a vida pessoal do colaborador. 

Isso vai variar conforme o ambiente doméstico, o tipo de ocupação, a remuneração e a personalidade do funcionário. 

Mas uma coisa é certa: há uma estreita relação entre home office e excesso de trabalho, o que contribui para o aumento de relatos de depressão, sobrecarga (síndrome de burnout), pedidos de afastamento e problemas de saúde relacionados à alta exposição às telas, como irritação nos olhos e dor no corpo.

dificuldade para conciliar trabalho no home office

Em entrevista ao Jornal da USP, a pesquisadora Maria da Conceição Uvaldo, do Laboratório de Estudos sobre o Trabalho e Orientação Profissional (Labor), afirma que a cobrança por produtividade pode levar ao esgotamento mental.

“O mundo do trabalho hoje é muito assim. Te suga, te provoca o tempo todo a dar mais e mais. Isso acontece não só em empresas tradicionais, mas em empresas ditas modernas, com horários flexíveis, e que acabam tendo exigências até maiores do que as mais tradicionais”, afirma a professora, por meio da assessoria de imprensa.

O home office, embora traga uma série de benefícios para o empregado – que não precisa mais enfrentar o trânsito e pode comer em casa, por exemplo – vem acompanhado de novos problemas que precisam ser enfrentados.

No domicílio, não há uma separação clara entre trabalho e emprego, sobretudo com crianças em casa.

Com isso, o funcionário acaba abrindo mão de alguns compromissos profissionais no “horário de expediente” para cuidar da casa e da família – afinal, essa é sua obrigação!

Ocorre que o trabalho não espera, e as obrigações costumam ultrapassar o fim da jornada convencional e entrar noite adentro. Sem perceber, o colaborador trabalha mais.

O contrário também ocorre. Trabalhadores muito assíduos conseguem se blindar no ambiente doméstico, fazendo apenas as coisas do trabalho. No fim do dia, filhos e animais domésticos entediados enchem o profissional de culpa, que não separou um minuto sequer para passear ou brincar. 

A saúde mental pede socorro em qualquer um dos cenários!

Conciliação possível no home office

O excesso de trabalho na jornada em home office decorre justamente dessa confusão de tempos e espaços, conciliados com os tempos e espaços dos outros membros da casa e com as pressões que continuam vindo do emprego.

O medo de ficar desempregado é um outro drama, que faz com que o trabalhador se engaje mais do que o normal (e do que é saudável) para atender a metas e expectativas impraticáveis.

Já a quantidade de chamadas de vídeo pode provocar o chamado zoom fatigue – um esgotamento mental de conversas improdutivas, interrompidas por falhas na conexão e que exigem um tensionamento corporal muito grande – por mais que o trabalhador esteja de bermuda e chinelo.

Uma das críticas que se faz à glamourização do home office é justamente essa: o trabalhador perde sua identidade enquanto funcionário/empregado de alguém e passa a transitar em uma falsa sensação de liberdade, sem se dar conta da supressão de direitos e de que está trabalhando mais.

Também de nada adianta demonizar o home office: eis uma tendência que deu certo para muita gente, inclusive com ganhos em produtividade.

O ideal é sempre encontrar uma conciliação possível, que envolve acordos com os familiares e que garanta a participação na vida do trabalho e da casa de maneira saudável e sem culpas. Tudo é muito novo e o mais provável é que esta engrenagem se acerte. Enquanto este dia não chega, procure administrar suas tarefas com responsabilidade e leveza, entendendo que estamos em um tempo de exceção que, no fim das contas, vai passar.

No blog da Control iD, você encontra outras orientações sobre tendências do mercado de trabalho, gestão de RH, registro de ponto, controle de acesso e automação comercial

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades