Por que instalar uma fechadura eletrônica na minha casa?

Por que instalar uma fechadura eletrônica na minha casa?

A revolução digital promoveu uma série de mudanças em nosso estilo de vida. No ambiente domiciliar, não foi diferente. O avanço da internet conectada não só a dispositivos móveis, mas também a eletroeletrônicos, tem promovido uma expressiva alteração na forma como pensamos nossa casa. E essa transformação começa logo na porta.

Poucos “sistemas” evoluíram tão pouco na era analógica como a chave e a fechadura de uma casa. A lógica continua a mesma: um objeto com um desenho único, que só se encaixa em uma porta ou portão.

O problema é que ao longo do tempo essa ferramenta se tornou obsoleta, por uma série de razões.

A primeira delas está ligada à natureza humana, que em tempos tão corridos está cada vez mais descuidada: quem nunca perdeu as chaves de casa?

Quem já passou por isso sabe o transtorno que essa perda provoca – até porque isso sempre acontece nas piores horas: na chuva, de noite ou aos fins de semana.

Além de localizar um chaveiro e pagar o preço que ele cobrar, mesmo porque em alguns casos o serviço é realmente especializado, há sempre o risco de alguém localizar essa chave e poder entrar na sua casa se souber que pertence a ela. Aí o custo aumenta – é preciso trocar a fechadura também.

Mas o problema não se resume ao esquecimento, estamos falando de uma questão de segurança também.

Infelizmente, com o avanço da criminalidade, as ocorrências de furtos e outros delitos contra o patrimônio estão cada vez mais sofisticados. Até ladrões menos experientes conseguem arrombar uma porta com facilidade, ou falsear a colocação de uma chave com um pedaço de arame, por exemplo.

Isso sem contar que a chave não oferece qualquer histórico de acesso a seu imóvel, o que parece uma incoerência nos tempos atuais: temos senhas para usar nosso aplicativo do banco, nosso email, nossas redes sociais – mas não temos senhas para entrar no nosso maior bem.

As coisas mudaram com a fechadura digital

A fechadura digital entra em cena justamente para mudar esse paradigma, uma vez que o dispositivo resolve todos esses problemas de uma vez só. Quer ver?

  • Esquecimento: a fechadura digital possui várias formas de identificação, além de senha. Ninguém esquece o dedo por aí, portanto a impressão digital é uma ferramenta muito eficiente para identificar moradores e visitantes. Além disso, mais do que a chave, essas formas de reconhecimento são únicas e irrepetíveis, o que garante muito mais segurança. Também acabou o esquecimento de fechar a porta: a fechadura eletrônica trava automaticamente.
  • Imune a fraudes: a menos que você passe sua senha para alguém, ninguém terá condições de entrar na sua casa com um pedaço de arame, por exemplo. Ainda que alguém consiga arrombar a porta, as fechaduras digitais possuem sistema que avisam sobre tentativas sistemáticas de colocação de senhas e até de arrombamentos.
  • Gerenciamento remoto: a distância, você consegue monitorar quem entra e quem sai de sua casa, além de autorizar e restringir novas permissões de acesso. 
  • Acesso facilitado: além de senhas/biometria, como já mencionamos, o usuário também entra em sua casa com um objeto que está cada vez mais presente em nossas vidas: o telefone celular. Por meio da associação de um aplicativo com o sistema da fechadura, basta aproximar o dispositivo móvel da porta que a tecnologia Bluetooth faz o resto: a porta abre e o morador entra em casa.

A Control iD acaba de lançar a iDLock, fechadura digital eletrônica com identificação por senhas ou biometria e senhas. O equipamento comporta o cadastro de até 500 usuários e está associado com um aplicativo próprio, compatível com os principais sistemas operacionais. A fechadura é de embutir, ou seja, basta colocar em cima da porta, onde ficava a antiga fechadura.

Banner Relógio de Ponto Control iD

    Comentários

    Cadastre-se e receba nossas novidades