Metade das empresas deve continuar adotando algum tipo de trabalho remoto

Metade das empresas deve continuar adotando algum tipo de trabalho remoto

É cedo para dizer se o trabalho remoto veio para ficar, mas é fato que muitas empresas verificaram ganhos na possibilidade de manter parte de seu pessoal em casa – ainda que por um motivo tão complexo, que foi a pandemia de coronavírus. As pesquisas mais recentes sinalizam o tamanho deste fenômeno.

Segundo o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), órgão ligado à Fundação Getúlio Vargas, quase todas as empresas pesquisadas (90%) precisaram adotar alguma mudança operacional derivada da pandemia. 

Dessas corporações, apenas 27% avaliam que as alterações serão temporárias e que o regime de trabalho voltará “ao normal” quando tudo isso passar.

O mais surpreendente vem em seguida.

Trabalho remoto: uma nova tendencia?

Mais da metade (56%) dos empresários consultados afirma que manterá a nova rotina de trabalho parcial ou totalmente ao término da pandemia, e o número pode ser ainda maior, uma vez 17% das corporações ainda avaliam os resultados e o bem estar dos funcionários antes de tomar esta decisão.

Em jogo, está um novo padrão de trabalho que, sobretudo nos grandes centros, se mostrou exitoso quando transportado para as casas dos empregados.

É claro que as empresas vivem realidades distintas e nenhum padrão pode ser generalizado. Para se ter uma ideia, o mesmo estudo demonstrou que o trabalho remoto pôde ser adotado em mais de 80% das empresas que atuam com serviços administrativos, mas só foi aplicado em 20% das firmas que atuam com alguma atividade operacional. Ou seja, o padrão de retomada dependerá intimamente do tipo de produto, serviço ou processo desempenhado pela corporação.

Ainda assim, a adesão em massa do trabalho remoto é sintomática e merece maiores reflexões – nos pontos de vista positivos e negativos da nova empreitada.

Trabalho remoto x novo perfil de trabalhador

Já falamos aqui sobre as vantagens desse novo perfil de trabalhador, mais sintonizado com as coisas da casa e que passou a conviver mais com a família. Com mais tempo dentro do lar, passou a se dedicar à rotina doméstica e teve mais tempo para fazer cursos ou ampliar o leque cultural.

Por outro lado, críticos do chamado “precariado” – regimes de trabalho precários criados graças ao avanço tecnológico, como é o caso dos entregadores – veem no incentivo excessivo ao trabalho remoto uma forma de turvar a separação entre vida laboral e vida pessoal. É o caso do funcionário se sente feliz por poder trabalhar de chinelos sem se dar conta de que está trabalhando o dobro do que cumpria no expediente presencial.

Calibragem do trabalho remoto

A questão não é simples e sua resolução depende uma fina calibragem que envolve empregados e empregadores.

A jornada de trabalho é naturalmente mais flexível, derivada inclusive das demandas da casa que aparecem ao longo do dia: ajuda com o filho no ensino remoto, uma compra que chega do supermercado ou a hora do almoço estendida para que se possa cozinhar e lavar louças.

Ao mesmo tempo, não se deve banalizar esta flexibilidade, sob pena de o funcionário perder a noção da quantidade de horas que dedicou a seu emprego – muito maior do que quando batia cartão presencialmente.

Um bom controle de jornadas que consiga conduzir essas especificidades e que possa ser administrado de maneira remota pode auxiliar nesta empreitada.

A Control iD, líder no segmento de relógios de ponto no Brasil, desenvolveu o software de apuração de ponto RHiD, que pode ser acessado remotamente pelos profissionais do departamento pessoal. 

Os lançamentos de entrada e saída e os controles são feitos remotamente, uma vez que os dados são armazenados em nuvem, tornando mais eficiente e seguro o monitoramento das jornadas de trabalho e dos salários dos trabalhadores – mesmo aqueles que estão fora das sedes físicas. 

Se é fato que mais da metade das empresas pretende deixar permanente o que hoje é provisório, é ideal que as firmas se programem para obter algum nível de controle de jornadas a distância, dando mais segurança para o colaborador e para o empregado. Já aquelas que retomarão as atividades presenciais também já sabem com o que contar: os relógios de ponto digitais mais seguros e modernos do mercado, compatíveis com as necessidades das empresas de pequeno, médio e grande porte. Por aqui, você obtém uma cotação e também tira outras dúvidas de controle de jornadas no nosso blog.

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades