Automação residencial e o futuro das casas inteligentes

Automação residencial e o futuro das casas inteligentes

Parece cena de filme, mas a casa inteligente já é uma realidade. As possibilidades criadas pelas tecnologias de automação residencial, aliadas ao incremento na velocidade da internet e à performance dos dispositivos móveis, sugerem residências cada vez mais conectadas, integradas e monitoradas a distância.

A automação residencial nada mais é que a efetivação de serviços domiciliares controlados de maneira eletrônica ou digital, de preferência de modo remoto.

os benefícios da automação residencial

Há vários segmentos da residência que podem receber esse investimento. Eis os mais comuns:

  • Iluminação através da automação residencial

Uma das primeiras áreas a receber a automação, a iluminação pode ser programada, com auxílio de softwares ou aplicativos específicos, para compor várias situações diferentes.

É possível não apenas prever o acionamento de luzes de maneira automática por meio de sensor de presença ou em horários específicos, como também determinar ambiências: iluminação noturna para eventos intimistas, luzes para o jardim em dias de festa, luz de corredor para crianças, e por aí vai.

Ao contrário do que se supõe, o sistema pode ajudar na economia de energia, porque programações mais racionalizadas podem ser criadas.

  • Cortinas e persianas

Associadas à automação da iluminação, cortinas e persianas podem ser automatizadas para prover abrir em determinado momento do dia ou se fechar, dependendo da incidência do sol.

  • Eletroeletrônicos

Mais ligada à chamada Internet das Coisas (IoT), a automação dos eletroeletrônicos é uma possibilidade real.

Os assistentes pessoais, como a Alexa, dão uma pista sobre como isso funciona: conectados à internet, esses dispositivos ajudam na resolução de problemas do dia a dia e executam suas funções de maneira programada e personalizada.
A geladeira que avisa quando o leite acaba, o robô que faz a limpeza com hora certa, a cafeteira que faz o café antes que todos acordem e outros itens cada vez mais espertos tendem a ficar mais populares com a chegada da internet 5G.

  • Administração da casa

Programas auxiliam a gerenciar prazos para manutenção de equipamentos e veículos, consumo de energia elétrica, gás e água e lembram sobre a necessidade de chamar profissionais para jardinagem e pequenos reparos, de tempos em tempos. Uma espécie de governanta digital.

organização da casa com automação residencial

  • Segurança

Um dos tópicos mais favorecidos pela automação residencial, a segurança só tem a ganhar com equipamentos conectados entre si e com os dispositivos móveis dos donos.

As câmeras de segurança que monitoram ambientes internos e externos e cujas imagens são transmitidas em tempo real para o dono imóvel já estão bem disseminadas. 

Projetos de segurança mais arrojados incluem sensor de presença, câmeras em ambientes escuros, circuito fechado de TV e alarmes específicos para áreas externas, que consideram a presença de animais, por exemplo.

  • Fechadura eletrônica

Aliada ao quesito anterior, a fechadura eletrônica é indispensável em um bom sistema de automação residencial. 

A iDLock, fechadura eletrônica da Control iD, reúne as melhores funcionalidades:

  1. Fácil instalação;
  2. Identificação por biometria;
  3. Conexão com Bluetooth;
  4. Gerenciamento remoto das permissões por meio do aplicativo iDHome
  5. Capacidade para até 500 usuários cadastrados
  6. Fechadura automática quando a porta é fechada
  7. Detecção de arrombamento

Conheça melhor o equipamento neste vídeo e comece a automação residencial de seu imóvel pela porta!

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades