Como o Controlador de Acesso com Reconhecimento Facial se Adapta a Diferentes Condições de Iluminação

Como o Controlador de Acesso com Reconhecimento Facial se Adapta a Diferentes Condições de Iluminação

O controle de acesso com reconhecimento facial é uma tecnologia que vem sendo cada vez mais utilizada em empresas, condomínios e outros locais que requerem segurança e controle de acesso. No entanto, um dos principais desafios desse tipo de sistema é a adaptação às diferentes condições de iluminação que podem ocorrer no ambiente.

O reconhecimento facial é feito através de um algoritmo que analisa as características do rosto da pessoa e compara com as informações previamente cadastradas no sistema. Para que isso seja feito de forma eficiente, é necessário que as condições de iluminação sejam adequadas.

Em ambientes com pouca luz, por exemplo, o sistema pode ter dificuldades em identificar as características faciais e comparar com o banco de dados cadastrado. Por outro lado, em locais com excesso de luz, o sistema pode sofrer com reflexos e sombras que interferem na análise do rosto.

Para solucionar esses problemas, os controladores de acesso com reconhecimento facial mais modernos, como o iDFace da Control iD, utilizam diferentes tecnologias para se adaptarem às diferentes condições de iluminação. Entre elas, podemos destacar:

1. Iluminação infravermelha

Alguns sistemas de reconhecimento facial utilizam iluminação infravermelha para iluminar o rosto da pessoa. Essa tecnologia é capaz de diferenciar, se a imagem apresentada se trata de um rosto vivo ou uma foto da pessoa que está tentando realizar o acesso. No caso do iDFace, se o sistema detectar que há um rosto pelo infravermelho, mas a iluminação ambiente está baixa pelo que é observado na câmera colorida, será acionado um conjunto de LEDs brancos de alto brilho para iluminar o rosto do usuário, e então ocorre a verificação no processo de reconhecimento facial.

2. Filtros de luz

Alguns sistemas de reconhecimento facial, como o iDFace, utilizam filtros de luz para remover reflexos e sombras que possam interferir na análise do rosto. Esses filtros podem ser ajustados automaticamente de acordo com as condições de iluminação do ambiente, além disso, a adoção de recursos de HDR podem estabilizar a imagem em melhores condições de iluminação e distribuição de luz.

3. Algoritmos avançados

algoritmos reconhecimento facial

O iDFace e os sistemas de reconhecimento facial de última geração utilizam algoritmos avançados para analisar as características do rosto da pessoa e comparar com as informações cadastradas no sistema. Esses algoritmos são capazes de identificar as características faciais mesmo em condições de iluminação adversas.

4. Câmeras com alta qualidade de imagem

As câmeras utilizadas nos controladores de acesso com reconhecimento facial geralmente possuem alta qualidade de imagem, o que permite que o sistema capture com precisão as características faciais da pessoa. No caso do iDFace, o equipamento conta com duas câmeras Full HD 1080p (luz visível e luz infravermelha).

Em resumo, os controladores de acesso com reconhecimento facial são tecnologias que estão em constante evolução para se adaptarem às diferentes condições de iluminação. 

 

O iDFace, dispositivo de reconhecimento facial desenvolvido pela Control iD, conta com dois LEDs brancos de alto brilho, para garantir o funcionamento com as mais variadas condições de iluminação. Além disso, o iDFace também utiliza algoritmos de reconhecimento facial avançados, câmera de alta resolução e iluminação infravermelha para garantir a precisão na identificação das características faciais da pessoa.

 

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades