Fechadura eletroímã: o que é e como funciona?

Fechadura eletroímã: o que é e como funciona?

Entre os diversos dispositivos de controle de acesso, a fechadura eletroímã tem se mostrado um dos mais eficientes.

Também conhecido como fechadura eletromagnética, este equipamento é utilizado em ambientes residenciais e comerciais, mais precisamente em portas, clausuras e portões que possuem mecanismos de abertura pelo usuário, como botoeiras e leitores biométricos.

Funciona mesmo como um ímã: ao se aproximar da estrutura metálica que dá sustentação (espécie de batente), a porta ou portão se fecha automaticamente por magnetismo.

Ao se fechar, ocorre o que é chamado de atraque ou blanque. A porta ou portão ficam travados com uma força de até 170 Kgf, de acordo com o modelo escolhido.

Ímã representando a força da fechadura eletroímã

Esse equipamento é muito utilizado em clausuras: duas portas de acesso que abrem em tempos diferentes.

O usuário entra no espaço, a porta de trás se fecha, e em seguida a porta da frente se abre, por meio de um comando na portaria ou acionado pelo próprio interessado na botoeira.

A botoeira, portanto, interrompe o atraque e permite a liberação da porta. Um timer estabelece um intervalo de tempo suficiente para que a pessoa abra a porta – depois desse período, é necessário acionar a botoeira novamente.

É por isso que a única necessidade desse tipo de instalação é a ligação à energia elétrica, de preferência acompanhada de um nobreak que permita seu funcionamento em caso de desabastecimento.

Vantagens da fechadura eletroímã

  • Tecnologia anti-arrombamento

A fechadura eletroímã é praticamente impossível de arrombar, por isso confere muita segurança aos usuários. O atraque só é interrompido mediante a liberação pelo controle de acesso, pela botoeira ou pela portaria.

  • Ideal para portarias convencionais e remotas

Nas portarias convencionais, a fechadura eletroímã permite que moradores, prestadores de serviço e visitantes sejam identificados em segurança – sem passar muito tempo do lado de fora do prédio e, ao mesmo tempo, sem entrar de imediato no espaço controlado. Nas portarias remotas, essa funcionalidade se mostra mais importante ainda.

  • Identificação em área coberta

Em dias de chuva e situações excepcionais, é possível liberar a primeira entrada para o visitante/hóspede, uma vez que as clausuras em geral são cobertas, até que o acesso seja fraqueado em definitivo.

  • Adaptado para ambientes comerciais

As fechaduras eletromagnéticas não funcionam bem apenas em espaços residenciais, como também em ambientes comerciais e até em instituições financeiras. Novamente, pesa a favor a residência conferida pela força de atraque.

  • Outras vantagens

A fechadura eletroímã é silenciosa, ao contrário das elétricas, e tem alta durabilidade, por não necessitar de mecanismos móveis. Por fim, tem acabamento superior, deixando a instalação mais clean.

 

Conheça as fechaduras eletroímã da Control iD

Reconhecida pela tecnologia de ponta empregada nas soluções de controle de acesso, a Control iD disponibiliza dois modelos de fechadura eletromagnéticas: a EIM iDLite, com força de atraque de 110 Kgf, e a EIM iDPro, com força de atraque de 170Kgf.

Os dispositivos conferem segurança para travamento de portas de diferentes materiais, como madeira, vidro e metal.

O produto vem acompanhado de um Led que indica o atraque um suporte ZL universal inclusos, que dispensam grandes adaptações na porta ou no portão.

A botoeira mecânica e a botoeira sem contato são os acessórios mais indicados para complementar este imponente e seguro método de controle de acesso, presente nos ambientes mais seguros. 

 

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades