Catraca com QR Code: para que serve e como funciona?

Catraca com QR Code: para que serve e como funciona?

Catracas estão presentes nos mais modernos sistemas de controle de acesso, por oferecer não apenas uma barreira física, como também um eficiente instrumento de identificação. 

O avanço das inovações tecnológicas propiciou a criação de catracas cada vez mais multifuncionais e intuitivas, que praticamente dispensam a intermediação do elemento humano para que o usuário possa transpô-la. 

Se antes essas ferramentas eram operadas manualmente e apenas serviam para barrar o usuário antes de sua prévia identificação, hoje elas liberam a passagem de maneira automática, contanto que o cidadão possua a permissão para passar.

E o QR Code vem ganhando cada vez mais espaço nesse papel.

O que é o QR Code?

O QR Code nada mais é que um código de barras, só que elaborado de maneira bidimensional. 

Assim como seu “primo mais velho”, o QR Code é único e irrepetível, por ser composto por “desenhos” e configurações que possibilitam infinitas combinações.

Adotado com maior frequência a partir dos anos 2000, é utilizado não apenas para identificação, como também para estabelecer conexões entre o mundo físico e o mundo virtual, substituindo os hiperlinks.

Ilustração gráfica de QR Code usado em catraca.

Que conexões o QR Code estabelece?

O QR Code pode ser lido pelos dispositivos móveis e conectar o usuário à internet (páginas online ou offline), números de telefone, localizações, e-mail, contatos, SMS, entre outros destinos dentro e fora da web.

Como o QR Code auxilia na identificação?

Eis o tema do nosso post!

O QR Code é um código único e irrepetível, conforme mencionamos. Por isso, ele pode ser gerado para conceder permissões temporárias ou permanentes para usuários que desejam passar por algum lugar.

Ao passar por um estacionamento de shopping, por exemplo, o consumidor recebe um tíquete com o QR Code, ainda inválido.

Ao validá-lo na saída, o QR Code configura a liberação e o usuário tem um tempo para deixar o centro de compras. 

Quando passa pela cancela, o controle se abre e ele pode avançar.

Como o QR Code atua nas catracas?

Aqui, a lógica é a mesma.

Ao passar por um local com acesso controlado e receber a permissão, o usuário recebe um QR Code na forma de tíquete ou digitalizado em seu celular.

Quando passa pela catraca, o scanner lê o QR Code, identifica a permissão e concede o acesso ao interessado.

A tecnologia é cada vez mais utilizada em ambientes como condomínios, clubes, escolas, academias e edifícios comerciais. 

Também é muito aplicada em grandes eventos, como jogos de futebol e festivais de música, e na liberação dos passageiros para plataformas de embarque em metrôs.

Portaria com entrada controlada por catraca.

Qual o melhor equipamento?

A catraca eletrônica iDBlock QR Code é uma das mais completas catracas eletrônicas do mercado.

O dispositivo possui várias formas de identificação: cartões de proximidade, biometria e, claro, QR Code.

A iDBlock pode funcionar off-line (standalone) com capacidade para gerenciar mil impressões digitais, ou conectada à internet, permitindo o cadastro de até 100 mil digitais (de acordo com o modelo e licença).

A catraca tem dispositivo anti dupla-entrada (bloqueio de passagens múltiplas em um mesmo sentido), definição do sentido de liberação do giro e confirmação de passagem. 

Com display intuitivo e scanner de alta performance, a leitura do QR Code é garantida no modo impresso e pelo celular, assegurando um excelente controle de acesso em seu estabelecimento.

 

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades