Conheça as vantagens em adotar um leitor biométrico no PDV

Conheça as vantagens em adotar um leitor biométrico no PDV

Estabelecimentos comerciais possuem vários locais de acesso restrito ou funções que só podem ser acessadas por gerentes ou demais pessoas autorizadas. Em tempos em que a automação comercial é quase uma obrigação, adotar um leitor biométrico em parte dos processos pode ajudar o varejista a encontrar soluções práticas e seguras para a engrenagem de seu negócio.

Há vários locais em que o leitor biométrico pode ser útil. Especificamente na saída de caixa, o leitor pode estar à disposição dos gerentes que precisam fazer alterações nas compras do cliente, por exemplo.

Na maioria dos locais, isso ainda é feito por meio de um cartão: o gerente passa o documento na leitora e recebe a autorização para retirar um item passado em duplicidade.

O problema do cartão é que ele pode ser esquecido, perdido ou emprestado indevidamente, o que faz com que sua função seja cumprida de maneira insuficiente.

O leitor biométrico, por sua vez, se vale de uma característica única do ser humano – as impressões digitais – para autorizar apenas as pessoas que realmente têm a permissão de administrar o sistema.

Hoje em dia, os equipamentos são facilmente integrados aos demais itens do PDV, como o aplicativo comercial.

O leitor biométrico também pode ser utilizado para acessar programas, aplicativos e áreas do servidor que igualmente possuem restrições. Nem todo mundo pode acessar o balanço operacional da empresa ou os lançamentos feitos em favor dos fornecedores, de modo que informações com esse grau de sigilo ficam mais preservadas se a leitura biométrica for exigida.

Mas os leitores podem ser úteis em outros locais do estabelecimento comercial, como as áreas administrativas e os estoques.

Associados aos teclados dos caixas, o leitor não só libera o sistema, como identifica o profissional responsável pela frente de caixa naquele momento.

Isso é muito útil para evitar fraudes e identificar eventuais problemas na gestão das vendas em cada ponto da empresa, o que se torna bastante útil em estabelecimentos comerciais de médio e grande portes.

Integrados a dispositivos de controle de acesso, o leitor biométrico garante que clientes e funcionários não autorizados frequentem apenas os espaços a que são designados.

Os controladores de acesso funcionam com múltiplas formas de identificação (senhas, biometria, cartões de proximidade e códigos de barras) e também cumprem a função de limitar a circulação de pessoas.

Qual o melhor leitor biométrico?

Antes de escolher o melhor equipamento, leve em conta as seguintes características:

  • Leitura de alta performance;
  • Baixa necessidade de manutenção;
  • Integração com diversos equipamentos;
  • Compatibilidade com os principais sistemas operacionais;
  • Algoritmo biométrico embarcado;
  • Interface USB e outras formas de conexão;
  • Prisma moderno e adaptável a situações adversas;
  • Autonomia para identificar os usuários;
  • Custo-benefício atraente.

O leitor biométrico iDBio, desenvolvido pela Control iD, consegue agregar todas essas funcionalidades e é capaz de identificar e validar a biometria de mais de mil usuários por segundo.

Um produto com essa performance precisa estar em seu PDV, agilizando procedimentos, dando mais segurança para profissionais e clientes e inibindo falhas que provocam até prejuízos financeiros.

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades