Como funciona a fechadura digital com biometria

Como funciona a fechadura digital com biometria

Fechaduras digitais são dispositivos que controlam a entrada e a saída de pessoas em residências e outros ambientes de acesso restrito, utilizando instrumentos de identificação como biometria, senhas, entre outras tecnologias.

Neste post, falaremos sobre como funciona a fechadura digital com biometria.

A biometria das impressões digitais leva em conta uma característica única dos seres humanos – o “desenho” presente nas pontas dos dedos.

 

Fechadura digital: Celular com impressão digital.

Já amplamente difundido como ferramenta de identificação em documentos oficiais e controladores de acesso, esse modelo agora chega à porta das casas das pessoas.

A fechadura digital iDLock Bio, desenvolvida pela Control iD, é sobreposta na porta, sem grandes necessidades de instalação.

Com o instrumento instalado – o que pode ser feito pelo próprio proprietário – é hora de iniciar o processo de cadastro dos usuários e das permissões a que cada um terá direito.

A iDLock Bio tem capacidade para registrar até 110 digitais, número mais que suficiente para o uso residencial.

O administrador pode arbitrar permissões permanentes e permissões temporárias, dependendo do uso que se pretende dar para cada tipo de situação.

Os moradores, por exemplo, devem receber permissões permanentes, uma vez que podem entrar em casa a todo momento.

Já prestadores de serviço fixo podem receber permissões personalizadas: entram no imóvel em dias da semana, das 8h às 17h, por exemplo.

Por fim, prestadores de serviço ocasionais e convidados recebem permissões com hora marcada. Nesse caso, o mais indicado é que sejam concedidas senhas, que expiram depois de cinco minutos.

Voltando à identificação biométrica, o administrador pode cadastrar um mais dedos – o indicado é que sejam registrados pelo menos dois dedos por usuário. 

Vantagens da fechadura digital

A iDLock possui teclas capacitivas sensíveis ao toque e retro-iluminadas, que permitem a visualização mesmo em ambientes com pouca iluminação, por exemplo.

A biometria apresenta uma série de vantagens em relação a outros métodos de identificação:

  • Ferramenta única e irrepetível;
  • Método amplamente disseminado em relógios de ponto e controladores de acesso
  • Não há risco de perda de chaves ou esquecimento de senhas
  • Instrumento rápido e seguro de identificação, ideal para entrada em casa em dias de chuva ou com pressa

A iDLock Bio, contudo, é extremamente versátil e apresenta a possibilidade de digitação de senhas, justamente para o caso de a impressão digital estar falha – algumas pessoas têm o desenho apagado por causa de sua atividade profissional.

Fechadura digital: pessoa digitando em painel de números

Nessa hipótese, a fechadura eletrônica da Control iD tem capacidade para armazenar até 500 senhas, ampliando o rol de pessoas cadastradas.

O melhor de tudo é que o administrador pode gerenciar essas permissões pelo celular, por meio do aplicativo iDHome, desenvolvido exclusivamente pela Control iD como módulo administrativo da fechadura digital.

O design da ferramenta é outro ponto que merece destaque, o que confere mais charme e sofisticação à porta de entrada das casas. Nesse vídeo, você conhece melhor a iDLock.

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades