Veja dicas para melhorar a qualidade da biometria

Veja dicas para melhorar a qualidade da biometria

A identificação biométrica feita pelas impressões digitais é considerada segura e eficiente. Trata-se de uma característica única do corpo humano e que, ao simples toque dos dedos, consegue identificar o usuário que chega para seu turno de trabalho. Entretanto, não são incomuns problemas na leitura da biometria, tema deste post.

Muitos colaboradores encontram dificuldades para “passar o dedo”.

No dia a dia da empresa, esses funcionários são até conhecidos: costumam deixar os colegas passar primeiro, porque a leitura de seus dedos certamente vai demorar para se efetivar.

Em geral, os trabalhadores com esse problema trabalham com materiais corrosivos (produtos de limpeza, solventes, tintas, giz, entre outros) ou simplesmente possuem falhas ou cicatrizes nas impressões digitais.

Quando de fato o “desenho dos dedos” está muito apagado, é indicado que o profissional habilite uma senha para poder marcar seu ponto.

Mas, na maioria dos casos, medidas simples ajudam a melhorar a qualidade da biometria. Eis as situações mais comuns:

  • Dedos muito secos – A secura nas mãos pode criar falhas sutis na impressão digital, que compromete a leitura biométrica;
  • Dedos muito sujos – É indicado que os profissionais estejam sempre com as mãos limpas antes de usar o equipamento – uma vez que resíduos também podem interferir na qualidade da biometria;
  • Dedo errado –  O Departamento Pessoal ou o Recursos Humanos pode cadastrar todos os dedos do funcionário, se assim desejar. Normalmente, o colaborador já sabe quais dedos “dão problema” nos relógios. Ainda assim, são indicados o indicador e o dedo do meio, mais longos e confortáveis para a identificação. 
  • Dedo mal posicionado – O dedo deve ser colocado rente ao visor e o profissional não pode mexer a mão durante a identificação;
  • Posição do relógio – Os relógios eletrônicos de ponto devem ficar protegidos da exposição solar e da chuva. Ainda assim, eventualmente, um feixe de luz solar pode prejudicar a leitura em determinado momento do dia. Fique atento a isso e mude o relógio de lugar se for o caso.

Biometria oferece alta performance

Seguidas essas instruções, o relógio eletrônico de ponto pode cumprir perfeitamente suas funções sem maiores problemas.

Na hora de escolher o melhor equipamento para sua empresa, opte pela linha da Control iD.

O visor garante confiabilidade na leitura, com identificação simultânea de centenas de profissionais. O sensor óptico é dotado de tecnologia de alta performance, que garante o reconhecimento do colaborador com precisão.

Banner Relógio de Ponto Control iD

    Comentários

    Cadastre-se e receba nossas novidades