Reconhecimento facial e o futuro da biometria

Reconhecimento facial e o futuro da biometria

Quando pensamos em biometria, logo relacionamos com as impressões digitais – principal característica humana adotada nas tecnologias de identificação. O reconhecimento facial, entretanto, vem crescendo como uma alternativa viável e ainda mais segura de verificação de identidade.

Segundo pesquisas de mercado, o segmento de reconhecimento facial amplia sua participação no mercado global a cada ano.

Em parte, o aumento se deve às tecnologias empregadas nos dispositivos móveis, que vêm apresentando o reconhecimento facial como principal instrumento de identificação, superando as impressões digitais e as senhas convencionais.

No entanto, outros setores apostam nesta ferramenta para ampliar a oferta de produtos com mais robustez e segurança.

Segundo relatório da Global Market Insights, câmeras de monitoramento instaladas em sistemas de videomonitoramento nas cidades também respondem por este impulso no mercado de reconhecimento facial. Dados de cidadãos que transitam em áreas estratégicas são escaneados todos os dias, 24 horas por dia, e são armazenados sem qualquer tratamento em nuvem. Havendo alguma atividade suspeita, essas informações são resgatadas e ajudam a solucionar e a evitar crimes.

Impulso no uso da biometria

O mesmo relatório prevê crescimento de até 18% no mercado até 2026, impulsionado ainda por outras ferramentas.

É o caso dos controladores de acesso – dispositivos que permitem ou restringem entradas e saídas em locais restritos.

Cada vez mais multifuncionais, os controladores mais vendidos no mercado possuem como métodos de identificação a biometria da impressão digital, senhas, cartões de proximidade, códigos de barras e o reconhecimento facial.

Os equipamentos da Control iD possuem todas essas funcionalidades, razão pela qual obtêm a preferência de empresas e condomínios que precisam de ferramentas rápidas e seguras para controlar o acesso de cidadãos a esses locais. Por meio do software iD Secure, as permissões e o histórico podem ser gerenciados de maneira remota, com armazenamento em nuvem.

O reconhecimento facial vem ganhando espaço também nesta seara. Sem necessidade de contato com o dispositivo, o cidadão consegue entrar em áreas com prévia autorização apenas mostrando seu rosto.

A tecnologia funciona com um scanner, que lê as características do rosto e armazena os dados de maneira criptografada. O reconhecimento prevê pequenas variações, como presença de utensílios ou barba – por exemplo.

A Control iD acaba de lançar o Face iD, dispositivo de controle de acesso que funciona pelo reconhecimento facial. É mais uma possibilidade de incremento na segurança de ambientes restritos, agora com a última palavra em tecnologia de identificação. Faça aqui sua cotação.

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades