5 investimentos de automação comercial que vão melhorar seu negócio

5 investimentos de automação comercial que vão melhorar seu negócio

Seu estabelecimento já está no século 21 ou ainda está com os pés fincados nos anos 90?

Não é muito difícil perceber que determinado empreendimento não aderiu aos benefícios da revolução digital.

Muitos são os avanços em automação comercial que não fazem parte da rotina de todos os varejistas, deixando o estabelecimento atrasado, lento e pouco adaptado ao novo perfil de consumidor.

E não estamos falando de maquininha de cartão não!

A integração entre dispositivos e serviços dentro da loja inclui a substituição de procedimentos e rotinas – com foco na melhoria do atendimento, na eficiência e controle de estoques e patrimônio e na otimização dos gastos. 

É claro que não dá para fazer tudo de uma vez, mas essa lista traz cinco investimentos relativamente simples que deixarão seu estabelecimento por dentro da automação comercial.

1. Múltiplas formas de pagamento

Saco de dinheiro representando pagamento em automação comercial.

Esse é essencial!

Pequenas lojas ainda insistem em trabalhar apenas com dinheiro e, no máximo, com os cartões – ainda assim estabelecendo preços diferenciados para fugir das taxas das operadoras.

O uso do dinheiro em papel tende a diminuir no mercado em algumas décadas, e a população mais jovem já não tem o hábito de portar moedas e notas. Além dos cartões, o PIX é uma realidade que precisa ser levada em conta.

2. Diversidade na frente de caixa

Frente de caixa em automação comercial

Mas, quando falamos em múltiplas formas de pagamento, também estamos dizendo que o caixa com um operador não deve ser a única ferramenta de venda.

O self checkout é um sistema da automação comercial que veio para ficar e que traz conforto para o comprador, sobretudo nas compras pequenas.

O sistema é composto por uma leitora de código de barras ou QR Code, um visor voltado para o cliente, uma caixa coletora de notas, uma máquina de cartão e uma impressora térmica não-fiscal, que emite os comprovantes.

3. Compre e retire

Compre e retire em automação comercial.

A possibilidade de comprar tudo pelo e-commerce e receber as compras em casa ou apenas retirar na loja não trouxe apenas segurança sanitária, mas também muito conforto e praticidade.

Um sistema que gerencie os pedidos online, a emissão do pedido ao funcionário responsável pelo delivery e a gestão da compra propriamente dita deve ser bem articulado para evitar falhas e retrabalho.

A impressora térmica não-fiscal atua nesse segmento também, emitindo as ordens de compra de maneira rápida e segura.

4. Gestão de estoques e pedidos a fornecedores

Caixas de estoque na automação comercial.

Informatizar entrada e saída de produtos, datas de validade e itens que precisam ser adquiridos junto a fornecedores não é mais uma opção.

Hoje em dia, saber lidar com perdas e evitar desperdícios é uma premissa de sustentabilidade do empreendimento.

Por isso, o empreendimento precisa ser dotado de um bom sistema de controle de estoque, articulado com os colaboradores do PDV responsáveis por reposições e controle de qualidade. 

As obrigações fiscais e tributárias também podem ser automatizadas. O Sat Fiscal é um equipamento indispensável no Estado de São Paulo para envio das informações ao Fisco.

E não estamos falando de nada caro. Pelo contrário, esse é um investimento que minimiza as perdas.

5. Controle de filas e pedidos com a automação comercial

Fila de clientes sem a automação comercial.

A rapidez não é mais um atributo apenas das redes de fast food.

Acostumados com a agilidade das redes, os consumidores levaram este padrão de praticidade para o comércio presencial. E muitos empreendedores ainda não se atentaram para isso. 

A organização de pedidos e filas, por meio de impressoras térmicas, displays intuitivos e funcionários treinados, deixa a compra mais prazerosa e prática. Aqui, as impressoras térmicas entram novamente como aliadas.

E a Control iD tem os melhores equipamentos para a automação comercial de seu estabelecimento.

A Print iD e a Print iD Touch são impressoras de alta performance e guilhotina com corte automático, ideais para a frente de caixa, o controle de filas e pedidos, a emissão de tíquetes em estacionamentos e senhas para uso geral.

Já o SatiD é o Sat Fiscal da Control iD, homologado pela Secretaria de Estado da Fazenda e responsável pela emissão periódica e síncrona de todas as vendas efetivadas no estabelecimento.

Por fim, o leitor biométrico iDBio permite a liberação de procedimentos internos a partir do reconhecimento da impressão digital, ideal para operadores de caixa e gerentes de operação, com capacidade para armazenar e identificar mais de mil digitais.

Conheça mais esses produtos e abandone de vez o mundo analógico em seu estabelecimento.

 

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades