Para que serve uma impressora térmica?

Para que serve uma impressora térmica?

Equipamento necessário para o varejo e outros estabelecimentos comerciais, a impressora térmica garante o cumprimento de obrigações fiscais e, de quebra, auxilia na impressão de outros documentos dentro da loja ou no PDV. Neste post, vamos explicar melhor para que serve este equipamento.

Antes, vamos entender por que esta impressora é chamada de “térmica”.

Ela é chamada assim porque a impressão ocorre após um aumento de temperatura que marca o papel, chamado de termossensível. Ou seja, o papel é sensível a altas temperaturas e deixa-se marcar naqueles pontos em que o calor ocorre. 

Há muitas vantagens percebidas entre as impressoras térmicas no comparativo com as matriciais ou as que utilizam toners de impressão, entre as quais:

  • Impressão é mais rápida e silenciosa;
  • Equipamentos são menores (cabem em qualquer lugar);
  • Em geral, demandam menos manutenção;

No dia a dia do varejo, no entanto, os documentos emitidos para o cliente não precisam ser armazenados por muito tempo, e por isso a impressora térmica continua sendo a mais indicada.

As máquinas podem imprimir qualquer comprovante e, em geral, são utilizadas para emitir:

  • Comprovantes de venda: é a famosa “notinha” emitida pelo caixa na saída do cliente. Para imprimi-la, basta conectar aos demais equipamentos do PDV (Sat Fiscal,computador, aplicativo comercial, máquina de cartão, gaveta de dinheiro, leitora de código de barras, etc.).
  • Senhas: Uma impressora térmica pode ajudar muito na organização de filas de espera, imprimindo senhas para diferentes públicos (geral, preferencial, PCD, etc.).
  • Pedidos: Em restaurantes e bares automatizados, o cliente ou o garçom fazem o pedido de maneira remota e a cozinha recebe a ordem de serviço imediatamente.
  • Tíquetes de estacionamento: Localizada na entrada de estacionamentos, a impressora pode imprimir comprovantes que são validados pelo cliente na saída de lojas e shoppings centers.
  • Mapas de atendimento: Em locais com prestação de vários serviços simultâneos, como o Poupatempo em São Paulo, a impressora térmica ajuda na emissão de guias com senhas e sinalização para que o cidadão dirija-se ao guichê correto para receber o atendimento.
  • QR Code: As impressoras podem auxiliar ainda nos sistemas de controle de acesso, imprimindo QR Code que o interessado utiliza nas áreas para as quais recebeu autorização para acessar. 

Como vimos, a impressora térmica tem várias funcionalidades que ajudam o varejista e demais prestadores de serviço a organizar o fluxo de clientes/cidadãos e emitir comprovantes na saída da venda.

Presente em todos os estabelecimentos comerciais, este cupom não possui validade fiscal e serve como comprovante de venda para o cliente e para controle da própria empresa. É diferente da Nota Fiscal, que contém os dados do comprador, informações sobre tributos e eventualmente dados do transportador.

Sua impressora térmica está na Control iD

A Control iD possui a mais completa linha de impressoras térmicas não-fiscais do mercado, com alta velocidade de impressão, sistema operacional embarcado, comunicação via cabos, bluetooth ou Wi-Fi, vida útil de bobina térmica de 200 km, entre outras especificações. O equipamento é perfeito para a automação comercial de negócios de todos os portes e possui um display exclusivo para comunicação com funcionários e consumidores.

A Print iD Touch Thin Client possui um display exclusivo possui todas essas funcionalidades em um equipamento ainda mais eficiente e simplificado – já que o processamento de dados fica por conta do servidor.  

Conheça a impressora neste vídeo preparado pela Control iD e  mais itens da linha aqui.

Banner Relógio de Ponto Control iD

    Comentários

    Cadastre-se e receba nossas novidades